Last Updated on: 23rd março 2022, 09:49 am
A estante dividida em duas partes na sala de jantar foi o primeiro móvel que a francesa Anne-Sophie comprou quando se mudou para esse apartamento em Lisboa, no bairro Intendente, no ano de 2019. O item vintage combinou bem com a atmosfera do apê, construído em 1890. Porém, chegar ao resultado atual demandou um período de reforma no imóvel: “Estava em péssimas condições. Fizemos obras, mas sem alterar a identidade do apartamento. Eu desenhei e decorei tudo de acordo com os fundamentos do Feng Shui. Foi o meu primeiro projeto!”, conta. Anne é criadora da SLO Feng Shui, uma consultoria focada em criar espaços harmoniosos e adaptados à vida de cada morador. “Apesar do Feng Shui ser uma filosofia milenar, minha abordagem é atual, moderna e responsável. Proponho soluções ajustadas à vida das pessoas, à decoração contemporânea, à beleza e à responsabilidade no consumo para melhorar a energia do lar”, ela explica.
Portugal foi o lugar onde Anne-Sophie começou uma nova fase profissional. Após 10 anos trabalhando em marketing e comunicação para marcas de luxo em Paris e na Cidade do México, ela decidiu estudar design de interiores na Lisbon School of Design. Depois, percebeu que ainda faltava algo: “Senti a necessidade de dar mais sentido a meus projetos por meio do Feng Shui. Assim, em 2019, resolvi completar minha formação estudando essa arte ancestral em Paris”. No final de 2020, surgiu a SLO Feng Shui, que defende uma abordagem atual dos conceitos dessa prática. Desde então, o lar de Anne tem sido um ‘laboratório de experimentação’, como a própria moradora diz.
Quando visitou o apê pela primeira vez junto do marido Maxime, o que mais a encantou no espaço foi o pé-direito bem alto e a possibilidade de ter uma área externa sempre disponível para a família. “Morando com 3 crianças, isso é um luxo”, a mãe brinca. Na época, os filhos Marceau e Rose esperavam pelo irmãozinho Solal. A mudança para o apartamento foi um marco: “Mudamos quando o nosso último filho nasceu, ele tinha apenas alguns dias. Foi o início da nossa vida a cinco”. A partir daí, a decoração da casa foi ganhando cada vez mais vida e significado.
“Privilegio sempre os objetos com alma, artesanais ou feitos com materiais naturais, que contam uma história e vibram de maneira positiva”, conta. Na sala de estar, por exemplo, a mesa pequena com ares vintage foi comprada em uma feira em Paris. O que também desperta a atenção de Anne são os artesanatos portugueses, principalmente a cerâmica. “Com o Feng Shui, aprendi a me cercar exclusivamente de objetos com vibrações positivas que nos fazem bem e nos regeneram”, diz a moradora. Além dos conceitos da prática de origem chinesa estarem por todos os cômodos, o que guia a consultora na hora de decorar seu lar é refletir sobre a relação que ela e a família têm com a casa.
Por isso, o que faz o apê de Anne-Sophie ser único vai além das janelas que espalham luz natural pelos ambientes ou dos itens decorativos trazendo pontos de cor para a paleta neutra. Para ela, é importante que a casa converse com a personalidade dos cinco integrantes da família. “Temos uma relação muito íntima com a nossa casa. É o reflexo de quem somos e da relação que temos com nós mesmos – afinal, cuidar da sua casa é cuidar de si mesmo. Ficamos mais próximos da nossa identidade ao decorar nosso lar”, ela explica. “A ideia foi criar um lugar onde cada membro da família possa florescer e se expressar num espaço saudável e harmonioso”.
O cotidiano dentro de casa deixa ainda mais claro que os moradores sabem como aproveitar cada canto e criar memórias em qualquer parte do apê, seja por um momento em família na cozinha ou nas pausas para contemplar a natureza no jardim. Afinal, o que importa para eles é que a vida esteja acontecendo para que ali seja um verdadeiro lar: “Acredito que precisamos aproveitar cada espaço com amigos e família, criar momentos especiais, rir, chorar, dançar, cozinhar, desenhar, criar e trabalhar. Não deixar nenhuma área sem vida ou inocupada, difundir felicidade e amor em todo o lar”, finaliza.
Texto por Natália Pinheiro | Fotos por Gui Morelli
Eu estou apaixonada por essa decoração, e essa colcha de retalhos, que sonho ♥
Que lindooo muitas energias positivas pra vcs ♥ Esse lar é uma inspiração ♥
O apê transmite paz, harmonia…lindo e exótico.
Que lindo lar! Decoração leve, organizada, minimalista, cheia de charme e bom gosto. Tudo harmonioso, de calma e encanto! As janelas e o teto decorado lembram residências francesas! Portugal é tudo de bom, linda luz! Parabéns, esse blog é maravilhoso!
Maravilhosa!
Leuk ingericht huis.