Last Updated on: 4th janeiro 2023, 03:37 pm
A luz generosa que entra neste apartamento chamou a atenção do casal português Mafalda Patrício e Diogo Appleton. Para eles, Lisboa tem uma luminosidade característica e poder vivenciá-la dentro de casa é motivo de alegria e admiração. Além disso, a vista para o rio Tejo, com a Ponte 25 de Abril – um verdadeiro cartão-postal em movimento – contribuiu para que decidissem ficar com o imóvel.
Apesar de nunca ter morado em outra cidade, Mafalda declara que não trocaria a capital lusitana por nada: “O centro tem cada vez mais atividades diferentes para se fazer, turistas de todo o mundo, ótimos restaurantes e bares. Em dez minutos podemos estar no meio do campo ou em praias incríveis. Além disso, ao contrário de muitos países europeus, por aqui aproveitamos o calor, o frio e as temperaturas amenas. Para mim, isso é qualidade de vida!”. O companheiro Diogo, por sua vez, conta que foi criado numa cidade pequena, Carcavelos, e que não é tão simples a adaptação a uma vida metropolitana, porém, nos três anos em que mora em Lisboa, tem gostado bastante: “Vivemos perto do rio, numa zona tranquila, e os acessos são fáceis para outros lugares e para as praias nas redondezas”, ele diz.
O lar certamente reflete a profissão e as paixões dos moradores! Logo na entrada, entre quadros e itens decorativos, uma prancha de surf, encostada na parede, pode ser vista como uma obra de arte. Ao lado, no móvel de madeira, uma fotografia específica carrega bastante valor sentimental: “Sou eu com apenas dois anos de idade na garagem de casa, com um bloco, que acredito ser isopor, o material que meu pai usava para fazer pranchas de surf. Lembro sempre de quem sou e de onde venho”, explica Diogo, que trabalha como shaper, revelando que esse ofício foi transferido de pai pra filho.
“Desde 2014 faço pranchas de surf à mão, dedicando tempo e tornando-as totalmente únicas. Acredito que este processo é o adequado, embora a indústria incentive cada vez mais os meios mecanizados. Ser surfista e já ter participado de competições é uma vantagem, pois tenho a capacidade de identificar detalhes e fazer testes”, Diogo fala.
Enquanto isso, a mobília com cores vibrantes e as composições nada óbvias traduzem bastante a personalidade de Mafalda. Ela conta que estudou design e pretendia seguir na área de interiores, porém uma viagem para a América do Sul, que durou um mês, mudou completamente sua rota: “Nessa viagem, pelos conteúdos que compartilhava, minhas redes sociais tiveram bastante visibilidade e comecei a receber contatos de marcas interessadas em parcerias e convites para eventos. Aconteceu tudo de forma bastante natural, mas relativamente depressa”, detalha.
A atuação como influenciadora digital e fashion stylist, no entanto, não deixa de tirar proveito de sua formação acadêmica, já que todas essas atividades envolvem muito de estética e um olhar criativo. Além disso, decorar a própria morada é visto por Mafalda como uma oportunidade de expressar os seus interesses e de criar cenários para suas publicações.
O apartamento não precisou de nenhuma reforma, e o layout original – com o ambiente de estar integrado – é bastante versátil e convidativo. Quando recebem visitas e organizam jantares, o cardápio fica por conta da Mafalda, que adora cozinhar: “O prato que mais gosto de fazer são almôndegas com molho de tomate e espaguete na manteiga. Somos mais de salgados que doces, porém gosto de fazer tudo. Amo cozinhar e montar mesas bonitas nos momentos em que estamos a sós ou na companhia dos amigos e da família”.
Por conta das carreiras de ambos, o casal viaja bastante e considera inspirador conhecer lugares diferentes ao redor do mundo. Ao mesmo tempo, a sensação de voltar para casa é inigualável: “Sempre que estou fora, tenho imensas saudades de Portugal. Valorizo a minha rotina e estar perto das pessoas queridas”, revela Diogo, que também elogia a gastronomia e a qualidade das ondas do seu país. “Não há sensação como regressar ao lar. Apesar de adorar sair e arranjar coisas para fazer, tenho de admitir que um dos meus programas favoritos é estar em casa a ver séries, no meu sofá com uma mantinha”, Mafalda completa.
A decoração traz bastante frescor e um estilo contemporâneo. Por aqui, não há itens herdados dos seus familiares ou de outras casas em que moraram: “Acreditamos que as histórias vão se construindo ao longo do tempo. Não trouxemos nada antigo porque queremos criar uma trajetória diferente, só nossa. Nos casamos em julho deste ano e no futuro teremos muitas narrativas em relação a todos os objetos”, eles explicam.
“Uma casa feliz, cheia de luz e cor” – é assim que definem o próprio lar. Mafalda e Diogo conseguiram criar um clima autêntico e acolhedor neste apartamento que, para eles, é um verdadeiro refúgio: “Somos um casal muito alegre, sempre a rir, e é essa a história que queremos que a nossa casa conte”, concluem.
Texto por Estela Novaes | Fotos por Gui Morelli
Lar acolhedor e ao mesmo tempo fresco, onde impera o bom gosto e cresce a identidade! parabéns.
Esse piso é tuuudo, lindoo.
A única coisa “ruim” de postarem casas estrangeiras, é que ficamos babando em móveis que não encontramos por aqui, como a poltrona da sala e as cadeiras do jantar, rs! O banheiro não é nada óbvio. Amei cada detalhe da casa! Parabéns pela escolha!
Amei tudoooo, cheio de detalhes que fazem total diferença! Comentaram de falta de ousadia ou coisas simples demais, não sei onde galera, tem várias informações de criatividade e combinações de cores, texturas e formas de bom gosto e que foram pensadas de maneira ousada, dentro da realidade deles!
Errata: pq não é um espaço brasileiro ?
Gostaria que publicassem casas/aptos mais ousados, mais uau! Esse me pareceu um lugar comum, só pq nos é brasileiro ?
Que delicia de lar ♥ Parabéns pela escolha dos moveis , vocês tem um ótimo gosto♥ tem um colorido agradável e tudo parece ser muito aconchegante ♥
Muito obrigada, Deborah! Ficamos felizes que tenha gostado da publicação!
Percebo uma certa falta de ousadia nos “apês” portugueses que passam por aqui. Paredes majoritariamente brancas, piso de madeira claro, móveis em madeira do mesmo tom… é inegavelmente bonito mas …
Amei esse apê belíssimo, mta leveza, alegria e luz…conseguiram passar tudo isso nessa matéria, Parabéns!
Feliz que tenha gostado, Graciete!