Last Updated on: 10th novembro 2024, 07:26 pm
“Meu estilo é ter perto dos olhos o que me toca”. Assim Eli, uma das criadoras da marca Mercatto Casa, define a sua forma de decorar. Sem dúvidas, a sua casa, em Campinas, é um encontro de objetos com alma: eles estão por todas as partes, em paredes ou superfícies, na forma de coleções ou como tesouros únicos dispostos entre outros itens igualmente interessantes. Mas não é só o talento para a curadoria que faz de sua casa um lugar tão mágico, e sim um conjunto de fatores, desde o espaço cercado pela natureza, a arquitetura convidativa, as memórias construídas ao longo de 24 anos sob o mesmo teto e a poesia do fazer manual em seu ateliê:
“Desde pequena vivi rodeada de mulheres talentosas, minha mãe e minha avó são as principais. Com elas aprendi o bordado – minha paixão – e o prazer de ter uma casa acolhedora e com cheiro de bolo”, conta.
Durante pouco mais de duas décadas, o espaço da casa naturalmente foi se transformando, acumulando vivências e adaptando-se às novas necessidades. A princípio, Eli se encantou pelo tamanho do jardim e pela possibilidade de viver em um lugar não tão grande, mas bem servido de áreas verdes e com potencial para o aconchego. Depois disso, outras mudanças foram feitas aos poucos: na primeira reforma, os tijolinhos da fachada foram substituídos por alvenaria, já na segunda, certos cômodos foram redistribuídos em um projeto assinado pelo escritório de arquitetura Home, de André Hauser. “Onde tinha a varanda, fiz a cozinha, e num espaço antes aberto nasceu a sala nova”, Eli explica.
Tanto na decoração, como nas artes ou no dia a dia, Eli é apaixonada pela possibilidade de criar a partir de seus sentidos e emoções. Profissionalmente, esse caminho a levou a fundar a Mercatto Casa, marca de decoração que comanda junto com sua irmã. Já dentro de casa, a moradora tem o hábito de se aventurar no fogão, e conta com a praticidade e beleza dos eletrodomésticos da Electrolux para fazer tudo acontecer. “Gosto da alquimia dos temperos, dos aromas… gosto de fazer uma mesa simples e bonita e dividir isso com a família ou amigos”.
Para Eli, a escolha de equipar a cozinha com os itens da Electrolux é resultado de uma equação simples: o mais importante é a eficiência, mas é claro que em uma casa tão cheia de zelo e beleza, o design também precisaria ser levado em consideração. Felizmente, os eletrodomésticos da marca reúnem tudo que a moradora precisa e criam as condições perfeitas para receber os amigos em volta da mesa.
“É um prazer ter as pessoas que eu gosto perto de mim. Cozinhar para elas é um momento de muita satisfação. A minha casa tem luz, verde, música, cerveja gelada e vontade de acolher quem eu recebo”
Em seu ateliê, o talento para a criação dá luz a ideias e estudos que, depois, se transformam em acervo da Mercatto Casa. Por mais que o processo de produção da loja aconteça em outro endereço, para a moradora é imprescindível ter esse espaço de trabalho reservado em seu próprio lar. Ali ela consegue materializar pensamentos e descobrir novas possibilidades, sempre na companhia de suas três cachorras, Peteca, Dora e Lolô.
Ao longo de 24 anos morando na mesma casa, Eli nunca abriu mão da qualidade de vida que possui estando tão perto da natureza. No início, isso significava ir e voltar de seu trabalho em São Paulo todos os dias, mas, com a criação de seu próprio negócio, sua rotina passou a se concentrar definitivamente em Campinas. Estar rodeada pelo verde e pela beleza do silêncio é um presente pelo qual agradece todos os dias: “Meu lar é onde eu volto pra mim. Quando estou em casa a serenidade é minha companhia”.
Texto por Yasmin Toledo | Produção por Dora Campanella | Fotos por Felco
Oi! que casa incrivel, de onde é o quadro da colher na parede?
Olá!! É da @Aureliacerulei (:
Muito obrigada. Bjos!
Nossaaaa, que espetáculo essa casa. Simplesmente deslumbrante. Gostaria de saber de onde é o gancho preto que está pendurado o pano de prato. Obrigada. Bjos!
Oi, tudo bem??? Essa casa é uma preciosidade.
Sobre o gancho, você encontra similares buscando como: “Gancho duplo de parede ferro colonial”. Aqui algumas sugestões
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2807856139-10-unidades-gancho-cabide-duplo-decorativo-cores-_JM?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1806689107-5-gancho-duplo-cabide-parede-colonial-retr-bronze-c4006-_JM?
Lindo! Minha casa, aliás, meu lar também é decorado assim; cheio de lembranças que expressam o que somos e o que desejamos transmitir aos nossos familiares e amigos.
Casa linda demais! Adorei!
Noooooossssa, queria morar aí.
Maravilhosa, os olhos fazem curvas. Os olhos agradecem tanta beleza e bom gosto. Parabéns.
Perfeito
Ambientes oníricos!
Amei, muito acolhedor e de bom gosto
Gente, que casa leve, deliciosa de olhar, imagina viver!
Eu amei a decoração harmoniosa, tudo na medida certa. Já peguei algumas ideias para colocar no meu apartamento, o que é bonito pode ser copiado.
Abraços!
Meu Deus, que oásis é esse?! Uma curadoria perfeita, sem clichês ou “tendências”… casa linda, eclética, que abraça, atemporal, elegante. Simplesmente apaixonada por essa história!
Onde encontro aquela mesa (foto 2 e outras) com muitas gavetas? Achei linda.
Oi! Tudo bem? É uma peça de antiquário! Foi um achado da moradora!
Achei linda esta casa, muito bem decorada e ambientes bem divididos. Muito aconchegante e os cachorros devem ser bem felizes aqui.
Linda casa! Algo que sinto muita falta no site é um “favoritar” para que se possa selecionar e arquivar as histórias para posterior pesquisa. Muitas vezes tenho dificuldade de encontrar minhas preferidas.
Oi, tudo bem???
Nossa, essa é uma dica muito boa mesmo!! 🙂
Vamos investigar como fazer isso por aqui. Enquanto isso, nossa sugestão seria salvar no Pinterest, assim fica mais fácil de acessar novamente no futuro.
(Nossa busca infelizmente não é das melhores mesmo).
Casa belíssima, esses espaços iluminados que conversam com o verde das plantas, amei…mais uma ótima escolha de vcs!!!
Poesia mesmo! Uma casa de sonhos e afeto.
Que casa mais linda!!!! Amei!!! Obrigada por compartilhar 🙂
Uau!!! Que lar. Parabéns meninas, em descobrir e dividir tanta beleza.