Last Updated on: 4th julho 2023, 06:28 pm
Passear pelas ruas de Higienópolis é um prato cheio para os amantes de arquitetura: entre as calçadas arborizadas, os restaurantes e os comércios, o bairro é repleto de prédios antigos que esbanjam personalidade e contam parte da história de São Paulo. É justamente em um desses edifícios que vive o casal formado pela arquiteta Alessandra Musto e pelo economista Vinicius Fernandes — mais especificamente em um apartamento dos anos 50 com grandes janelas que vão de fora a fora e os presenteiam com uma vista bem na altura da copa das árvores.
Alessandra se mudou sozinha para o espaço há 4 anos, após uma reforma comandada por seu próprio escritório, o Apó Arquitetura, fundado em parceria com a amiga e sócia Camilla Dall’Oca. As principais mudanças na época foram em relação ao layout do apê, que ganhou integração, e na parte de acabamentos, com a instalação do piso de carvalho e da mesa em granilite, por exemplo. Inclusive, a peça se transformou no xodó da casa por ser um móvel bastante original: de um lado, uma mesa “sem pés” sustentada pelo pilar no eixo da sala; do outro, um aparador onde os moradores podem apoiar objetos decorativos, livros e discos.
Como a janela foi o que mais encantou a arquiteta desde o começo, toda a organização espacial foi pensada para destacar a vista, de modo que Alessandra nunca precisasse dar as costas para a paisagem:
“Hoje cozinho, trabalho e recebo olhando para as árvores”
Foi só depois de dois anos que Vinicius se mudou para o mesmo endereço: “O processo de morar junto foi algo muito natural e orgânico, sem grandes decisões. Quando vimos, estávamos todos os dias juntos”, eles lembram. Como o casal se conheceu pouco antes da pandemia, o período de isolamento social acabou potencializando a convivência, mas a mudança de Vini só aconteceu de forma definitiva quando o cenário voltou a ficar mais otimista.
Tanto Alessandra como Vinicius adoram passar tempo na cozinha, entre receitas e planejamento diário, por isso o espaço virou um dos destaques do lar e é onde o casal se encontra todas as noites para fazer o jantar ou as refeições da semana. “É realmente um lazer e terapia para nós e é o momento em que mais conversamos sobre o que rolou nos nossos dias. Em geral, eu gosto mais de cozinhar para o dia a dia e o Vini prefere preparar pratos para muita gente. A especialidade dele é paella e arrozes” conta a moradora.
Aliás, as visitas frequentes de amigos e familiares fazem parte da rotina da casa e, nessas ocasiões, os comes e bebes nunca ficam de fora. Para deixar a experiência de receber ainda melhor, a última novidade no apê é a cervejeira da Electrolux que garante um estoque de bebidas sempre geladas ao alcance de todos os convidados. “Como amamos receber e nossos amigos ficam muito à vontade em casa, a cervejeira é super prática. Assim cada um tem autonomia para pegar sua cervejinha gelada sem aquele receio de abrir a nossa geladeira”.
Para a Alê e o Vini, ter um apartamento bem integrado traz vantagens como amplitude, claridade e ventilação, sem contar com a possibilidade de conversarem e estarem juntos mesmo em cômodos diferentes. Com um estilo contemporâneo, eles acreditam que o espaço pode evoluir e se transformar ao longo do tempo, e por isso optaram por bases mais neutras, permitindo que móveis, quadros e objetos decorativos tragam cores e texturas. No fim, é justamente esse processo de constante transformação que faz do apê um lar, acompanhando suas mudanças e dinâmicas pessoais: “Quem vem em casa sempre encontra algo novo, seja um móvel, uma prateleira, um livro, um tempero ou um artesanato de alguma viagem”.
Texto por Yasmin Toledo | Fotos por Leila Viegas
Que lindo esse app. Sabe me dizer qual a pedra usada na bancada da cozinha?
Olá, é um granilite da Casa Franceza!
Amei tudo!! Parabéns!! Quem assina as poltronas e o banco com revisteiro?!!
Oi, tudo bem?
Sobre as poltronas vamos tentar descobrir!!
O banco é do DeCarvalho Atelier: https://www.instagram.com/p/CM4ZxxCFg_y/
Sobre as poltronas: são da Dpot, do designer Sergio Rodrigues.
Amei o ap. Gostaria de ver mais decorações nesse estilo.
Olá! Sabe dizer qual o material do sofá da sala e de onde é, por favor?
Oi, tudo bem?
O material não sabemos, porém a marca sim. É da Cremme 🙂
Lindo e leve. Gostaria de ter visto o banheiro rs. A porta que tem um círculo de vidro, é de chapa de MDF ou porta de madeira mesmo?
Olá, Adriane! A porta é em MDF mesmo.
O ap é um charme, estiloso e de muito bom gosto. Adorei as luminárias do quarto, de onde são?
Olá, a luminária de chão é da Futon Company e a da mesinha de cabeceira é da Audo de Copenhagen.
Lindo apartamento e em perfeita harmonia, amei essa estante suspensa com livros, e gostaria de saber onde encontro?
Olá, a estante é do designer Paulo Alves. https://www.instagram.com/pauloalvesdesign/
Onde será que encontro aqueles quadros que parecem de um conjunto, todos coloridos com figura geométrica, que estão em cima de um móvel, tipo buffet?
Olá, Mauricio! Os quadrinhos são da Papel Assinado. https://www.instagram.com/papelassinado/
O apê é maravilhoso, esses janelões enormes… praticamente uma parede de vidro, são encantadores, a mesa de granilite sem pés é uma idéia fantástica…para ficar perfeito só faltou um pet…