Last Updated on: 4th maio 2021, 02:00 pm
Esse post faz parte de uma série de matérias produzidas em parceria com a BOOBAM para comemorar a entrada de novas lojas na categoria ‘Objetos de decoração’ do site. A Boobam é um lugar para descobrir, comprar e vender peças de design contemporâneo brasileiro. Ao longo da semana vamos contar mais, então fiquem de olho…
A bicicleta estacionada ao lado da porta de entrada é uma pista do estilo de vida adotado pela arquiteta e ceramista Nathalia, moradora de um apartamento acolhedor na Pompeia, em São Paulo. Desde que se mudou para o endereço, há cerca de três anos, ela já orquestrou grandes mudanças na decoração, experimentando, sem pressa, diferentes maneiras de interagir com os espaços. “Sinto que criei para mim uma casa-ateliê, onde tudo é matéria poética: o ato de cozinhar, meu trabalho com cerâmica, minhas plantas, tudo! ”.
O encontro com o apê aconteceu por acaso, já que Nathalia não estava exatamente procurando, mas depois que a arquiteta visitou o imóvel e conheceu todo seu potencial, ela logo começou a fazer planos e imaginar uma nova vida ali. “Na época havia dois apartamentos livres com a mesma metragem, porém um deles estava reformado e o outro nunca tinha passado por uma reforma. Não tive dúvidas: queria o mais velhinho”, ela lembra. A claridade do lugar a encantou, mas foi a possibilidade de transformar os ambientes e deixá-los com a sua cara que a convenceu a investir no apartamento antigo.
Na maioria das reformas que idealiza com a Vitrô Arquitetura, seu escritório, Nathalia trabalha com o conceito de tirar, mais do que colocar, portanto em sua casa não seria diferente. Além de subtrair as paredes que separavam a sala e a cozinha, a moradora apostou em acabamentos simples e rústicos, como os tijolinhos originais do prédio, expostos em diversos trechos do apê após as camadas de reboco serem removidas. Para unificar ainda mais os espaços integrados, a arquiteta aplicou o mesmo piso em todos os cômodos. O material escolhido foi o granilite branco, pois é fácil de manter e de quebra amplifica a iluminação natural.
A decoração em si mistura peças garimpadas em diferentes momentos: certos móveis vieram do endereço antigo, outros foram achados preciosos em lojas que estavam fazendo troca de mostruário e alguns são presentes – um exemplo é a cristaleira que o pai de Nathalia descobriu em um passeio pelo bairro Ipiranga e comprou para ela. “O móvel da TV na sala tem a história mais engraçada, pois ele é a caixa das peças do elevador que trocamos no meu prédio. Durante a troca eu vi o caixote e na hora pedi para o porteiro guardá-lo para mim”, ela conta.
Peças artesanais, como bowls, vasos e pequenas esculturas de cerâmica criadas por artistas que admira ou por ela própria, também pontuam a sala, trazendo à tona o toque manual e rústico que Nathalia tanto gosta. Além de todas essas texturas e cores evocando o universo natural, o apartamento tem um jardim interno composto por vasos e folhagens de vários portes. “Eu sempre mexi com plantas, desde pequena. Meus pais são muito ligados ao cultivo e eu herdei essa paixão, então a maioria das espécies que tenho são mudas que eles me deram”.
A reforma do apartamento de Nathalia não foi apenas uma reforma – foi a criação de um lar. Um lar que nunca para de se transformar, que permite a liberdade de morar e moldar sem regras, que valoriza a história por trás da construção e que celebra o artesanal em todas as suas formas. É uma síntese do slow living, de simplesmente viver com o necessário e de um jeito mais leve, mais devagar…
Quem está gostando do passeio vai adorar o Capítulo 2, com mais detalhes. É só clicar no ‘Continua’…
Fotos por Gisele Rampazzo | Agradecimentos: Tapete Square Foot & arranjo de flores Estúdio Seiva
Tudo lindo como sempre! 🙂
Vocês sabem onde ela comprou esses vasos de plantas que parecem de tecido?
Obrigada!
Oi Carolina, tudo bom???
Demais esse apê mesmo! Se não me engano os cachepôs de tecido são da Futon Company: https://futon-company.com.br/produtos/acessorios/porta-treco/
Tem de várias cores. Beijos!
Olá, tudo bem?
De onde é o tapete azul? Obrigada!
Oi Laura, tudo bom e você?
O tapete é da marca Square Foot. Lindo, não? Segue o site deles: http://squarefoot.com.br
Beijos
Eu gostei de tudo, inclusive do detalhe da cristaleira, gostaria de saber onde comprou o sofá? Obrigada. Cecília
Oi Cecília, tudo bom?
Nada como um apê acolhedor com várias texturas legais né? O sofá é da marca Carbono, segue o link da loja: http://carbonodesign.com.br/
Beijos
Olá pessoal, curtimos demais esse apê, parabéns pela escolha. Gostaríamos de saber de onde veio o tapete da sala, que aliás, é incrível !!
Adoramos o trabalho que vocês desenvolvem, quem sabe um dia não rola uma visita de vocês no nosso apê novo aqui em Curitiba. Abraços, Felipe e Camile!!
Oi Felipe, tudo bom?
O tapete realmente fez toda a diferença na decoração do apê! 🙂 Ele é da marca Square Foot, segue o site: http://squarefoot.com.br/
Que alegria saber que vocês curtem e acompanham o blog. Obrigada!!! Tomara que a gente consiga ir pra Curitiba logo, rs…
Beijos
Rack da sala diferente e lindo, enfim tudo lindo
Oi!!
Muito obrigada pelo retorno e atenção de vocês.
O site é demais! beijos
Ownnn, obrigada você pelo carinho! Beijão 🙂
Olá!
Vocês saberiam dizer qual empresa fez o piso de granilite e o código da amostra? Vou começar uma reforma e estou pesquisando materiais, o granilite é uma forte opção. Se a proprietária puder, também gostaria de saber o que ela achou do material em termos de custo benefício e durabilidade. Dizem que no granilite costumam aparacer algumas rachaduras.
Muito obrigada
Oi Gabriela, tudo bom?
O piso foi executado pela Casa Franceza: http://www.casafranceza.com.br/, mas não temos o código.
Realmente o granilite pode apresentar pequenas rachaduras com o tempo, mas isso faz parte das características do material – ele não tem uma aparência impecável mesmo, então as rachaduras fazem parte do DNA do acabamento. Aqui você encontra mais infos: http://casa.abril.com.br/materia/os-segredos-para-um-granilite-duradouro
Beijos e boa sorte
Olá. Tudo lindo. Onde eu acho ea cristaleira?
Oi Natalia, tudo bom?
Esse apê é realmente encantador. A cristaleira foi um presente do pai da moradora, então vai ser mais difícil descobrir a loja. Se conseguirmos a gente te conta. Beijos
Td lindo, mas o sofá me deixou apaixonado!