Last Updated on: 15th abril 2021, 04:00 pm
Para Ricardo e Ana Maria, reformar um apartamento antigo no centro da cidade foi uma chance preciosa de moldar seu novo lar de acordo com o estilo e as histórias de cada um. “A casa parece ter ganho personalidade. Como a reforma anterior havia sido feita para a venda, era tudo muito básico. O apê era uma base promissora, mas quem não soubesse enxergar veria apenas um apartamento correto”. Acreditando no potencial do espaço, o casal conseguiu deixar as coisas do seu jeito com a ajuda do escritório Arkitito. Quem não viu o Capítulo 1 pode ler a matéria completa AQUI.
Ricardo e Bru decidiram morar juntos após anos de namoro, então eles tiveram tempo de sobra para se conhecer e descobrir o gosto um do outro, se influenciando e emaranhando ideias meio sem perceber. Os dois sempre gostaram de objetos com história, de peças com valor especial e de misturas inusitadas, por isso o apê é recheado de detalhes que instigam. “Difícil dizer que nossa profissão não influencia também, mas nós dois temos certa sensibilidade estética. Então mesmo que a gente fizesse outra coisa na vida, tenho a impressão que esse olhar ainda estaria na casa”, a moradora diz.
Antes da reforma a cozinha já era aberta para a sala, porém o espaço não tinha muita graça. Além de garantir praticidade, as mudanças integraram a decoração do cômodo com o restante do apartamento, mantendo a mesma proposta de misturar itens vintage e industriais com bom gosto. Os revestimentos foram substituídos e a marcenaria ajudou a trazer calor ao ambiente – como os moradores não são loucos por culinária, era importante que o projeto estimulasse um convívio maior na cozinha. Parece que a estratégia está dando certo: na varanda dos fundos, apelidada carinhosamente de quintal, o casal começou a cultivar uma hortinha de temperos usando caixotes de madeira como cachepôs.
O quarto tem menos detalhes, mas é igualmente inspirador. “A decoração dele ainda está em curso, mas ali é o nosso espaço. Então, se por um lado o quarto precisa ser prático, afinal a casa não é lotada de armários, ele precisa, sobretudo, ser calmo. Transmitir essa harmonia que o casal precisa e a gente tenta cultivar”, Bru revela. Além de emoldurar a cama e de trazer alegria ao ambiente, a parede cor-de-rosa dá destaque às luminárias pendentes de cobre, compradas há algum tempo na primeira grande viagem do casal.
As paredes escuras, a marcenaria com pegada vintage, a delicadeza das plantas na varanda e a coleção de latas coloridas nas prateleiras da cozinha são apenas alguns dos elementos que encantam no apê de Ricardo e Bru. “O apartamento é muito a nossa cara, tem o nosso jeito, os nossos acúmulos e descobertas. E ele também não tem um estilo único, cravado. A gente gosta de misturar. O apartamento é uma mistura”.
Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia
Eles têm peças lindas, mas achei que os lambris e a parede escura deixaram a sala com a sensação de ser ainda mais estreita. Adorei as luminárias vintage sobre o balcão!
Oi Marttonio!
Realmente madeira escura e parede escura podem causar essa impressão, mas ao mesmo tempo também trazem mais aconchego, né? 🙂 Beijos
Sensacional, apartamento de muito bom gosto, adoro esses estilos. Acompanho sempre o blog, é uma casa mais inspiradora que a outra. Adorei aquele quadro da sala com luzinhas, de onde é vocês sabem ?
Oi Alexandre! Tudo bom???
Que máximo saber que você acompanha o blog, e que curte o estilo de casas que mostramos. Obrigada! O quadro de luzinhas é lindo mesmo. Quem fez foi a própria moradora, acredita???
Beijos
Tudo ótimo !
Nossa, muito profissional e que ideia genial.
beijo
Oi. Que linda mistura!
Será que eles podem dizer quem executou a prateleira da cozinha em cima da pia?
Obrigada.
Camila
Oi Camila! Tudo bem?
Descobrimos quem fez a estante incrível com canos e madeira. 🙂 Foi a marca Acierno, eles têm uma loja muito bacana em Pinheiros. Além dos móveis de linha, fazem itens sob encomenda. Olha o site: https://acierno.com.br/
Beijos