Last Updated on: 30th julho 2024, 04:29 pm
A história da comunicadora Thais Cezare e do arquiteto Ciro Dias é marcada por reencontros: o primeiro veio em 2018, quando eles começaram a namorar mesmo já se conhecendo desde 2015; o segundo aconteceu durante a pandemia, após cerca de um ano separados, a distância os fez perceber o quanto eles realmente queriam estar juntos – a ponto de buscarem um novo lar para, enfim, dormir e acordar lado a lado.
“O que era para ser um encontro marcado no interior de São Paulo virou um final de semana. Depois, uma escapada de 2 dias para ver o mar se transformou em quase 2 meses, isolados em uma praia aonde apenas se chegava de barco. Ali, percebemos que o dia a dia era nosso, que estar junto fazia parte e que não queríamos mais ficar separados. Na volta a São Paulo, começamos a pensar sobre morar juntos e iniciamos as buscas por lugares”, eles lembram.
Na época, quando encontraram o anúncio do imóvel onde vivem atualmente, as fotos não tinham muita qualidade e pouco revelavam sobre os tesouros daquela casinha de vila recém-reformada em uma rua tranquila, mas na primeira visita tudo mudou e eles se apaixonaram pela luz natural, a vilinha antiga e o piso em madeira. O casal brinca que para atestar que aquele seria mesmo o lar escolhido, o cachorro Chico até carimbou sua pata em uma das paredes branquinhas do imóvel logo nos primeiros minutos da visita com o corretor!
Uma particularidade interessante é que o último uso da casinha tinha sido comercial e ainda havia resquícios do antigo escritório que ocupou o espaço. “Conseguimos reaproveitar alguns itens, como o eletroduto do quarto, que antes tinha luzes brancas e diretas, mas transformamos em iluminação indireta e mais quente. A mesa de trabalho foi preservada e agora é usada como mesa de jantar. Além disso, mantivemos em uso os armários que já estavam na casa. Um deles é o nosso guarda-roupas atual e o outro funciona como armazenamento de material de trabalho do Ciro”, conta Thais.
Logo de imediato, a casa tomou forma com os móveis que cada um já possuía de endereços anteriores, e, aos poucos, novas peças foram se acomodando à medida que os moradores viviam outras histórias. Muitos objetos foram trazidos de viagens, são presentes de amigos ou heranças de família. A base de madeira usada como apoio na sala, por exemplo, veio da casa de infância de Ciro; as cadeiras Cesca foram encontradas na rua pela Thais, que as reformou; as luminárias do quarto têm pelo menos 20 anos e já não são mais produzidas; e a escrivaninha Trigo, da Marcenaria Caravelas, foi feita sob encomenda para Thais pelo Daniel Guimarães e depois virou produto de linha, com um detalhe especial de ser um protótipo e o único com pés de latão – um verdadeiro xodó para a moradora.
Para o casal, as melhores ideias de decoração que eles colocaram em prática no espaço foram distribuir alguns vasos de plantas, a pintura das paredes e a escolha carinhosa de cada uma das luminárias: “Achamos que estas soluções são as grandes responsáveis por dar o tom da casa”, eles revelam. Naturalmente, a facilidade com a decoração vem não apenas pela profissão de Ciro, como arquiteto, mas também pelo trabalho de Thais, sempre atenta a tendências e imersa em pesquisas diversas:
“No fundo, sempre tem algo para ser feito, ainda que possa parecer pronto para quem vê de fora. A gente muda com o passar do tempo e a casa vai mudando um pouco também. Juntar nossas referências foi algo bem natural: o Ciro é um pouco mais sóbrio e prefere menos informação, já eu, um pouco mais fã de cor e texturas. No final, acho que encontramos um bom meio-termo”, conta Thais.
Entre os momentos mais valiosos que o casal já viveu nesse lar estão os encontros com os amigos, as horas cozinhando e papeando, a preguiça dos finais de semana em que ficam na cama até mais tarde, entre filmes e livros, ou até as noites esparramados no sofá, conversando enquanto dividem uma garrafa de vinho. Viajando entre suas memórias, Thais guarda com carinho uma lembrança de quando tudo começou: “Eu e Ciro deitados no chão do nosso quarto assim que pegamos a chave de casa. Tinha só um tapete por lá, que eu já tinha levado, e o resto era sonho”.
Texto por Yasmin Toledo | Produção por Dora Campanella | Fotos por Rafaela Paoli
Muito aconchegante, simplicidade, amei!!! ❤ ❤
Casa simples, mas que emana amor
Amei a casinha de vocês, aparentemente parece simples mas é muito espaçosa, confortável e aconchegante. Não mudaria nada na casa.
Amei também a história, o amor e a beleza de vocês.
Desejo que essa felicidade perdure por muitos e muitos anos.
Amei esta casinha, um lugar para chamar de meu ❤️
Uma casa deliciosa de se viver, transmite paz, harmonia, a casa dos meu sonhos e na melhor companhia: o belo dog.
Ameii a casa… do jeito que procuro.
Adorei a casa e o clima dela…muita harmonia, sem excessos…eu colocaria um pouco mais de cor nos detalhes…a dose de amor parece perfeita!
Minimalista…..perfeito!
Parabéns pelo bom gosto e equilíbrio. Felicidades!
O maior charme desse lar, foi esse doguinho lindo! #naocompreadote
Tudo o que queria pra minha vida !!! Uma casinha de vila e viver na simplicidade!!
Achei tudo lindo! Tanto a casa quanto as pessoas que residem nela! Felicidades! Namaste!
Casa linda! Um sonho!
Que casinha mais linda. Confortável, simples, decoração de muito bom gosto e tudo mesmo deixou o ambiente bonito e agradável. Amei!!!
Maravilhosa história de vida a dois. Parabéns.
Muito legal a reportagem e as fotos…casa muito linda e aconchegante…
Que casa mais linda. Todos os detalhes são super charmosos e aconchegantes.
As cores são super relaxantes. Adorei demais.
Bem aconchegante, clara…
Boa noite parabéns muito aconchegante. Eu amei, minimalista do jeitinho que aprecio❤️
Sou a proprietária da casa ao lado, n 14, ela está alugada, então conheço essa casa, mas vocês deixaram ela muito linda! Parabéns, muito bom gosto.
Pena não estar mais morando aí, rsrs
Achei casa maravilhosa estão parabéns simples bastante verde animal muito bom
Linda demais, essa casa é uma obra de arte. Parabéns casal
Uma lindeza, nas imagens consegui sentir várias sensações, como a de conforto, aconchego, tranquilidade, harmonia, paz e amor… Amei a plenitude da iluminação por toda a casa e apesar de não conhece- los e notório que todos 3 já são um só com esse lar.Obrigada por nos mostrar essa beleza que encontramos na vida.
A casinha é linda! O que me impressionou foi a luminosidade, os espaços amplos, o forro branco em madeira com as vigas aparentes, a decoração de bom gosto e muito serena! Parabéns! Além do amor entre vocês, construíram um lar, cheio de energia maravilhosa!!
A casa é mto bonita, iluminada, senti aconchego e paz, amei.
Muito fofo!!!
Casa linda demais! Queria muito saber qual o nome da cor de azul na cozinha. Obrigada!
Oi, Jéssica! Tudo bem? Infelizmente o morador não se lembra!