Last Updated on: 14th dezembro 2023, 09:05 am
Quando você pensa em objetos lindos de decoração, que estilo te encanta mais? Sabemos que gosto é algo muito pessoal, por isso não seria super legal encontrar uma loja com um leque bem grande de possibilidades para todos os estilos? A boa notícia é que você acaba de achar: a Casa Riachuelo é o lugar certo pra quem busca peças bacanas – desde itens de mesa posta até almofadas, roupa de cama e muito mais. Hoje você vai conferir como a Monica e o Matheus criaram uma decoração única usando os produtos da Casa Riachuelo em seu apê:
Visitar o lar da designer de interiores Monica Fidelix e do fotógrafo Matheus Bonafé é uma experiência que começa antes mesmo de passar pela porta de entrada do apartamento do casal. Desde a calçada, o prédio construído na década de 1910 já impressiona pela fachada antiga em ótimo estado de conservação. Do lado de dentro do edifício, o hall de entrada e o elevador pantográfico dão a sensação de se estar de volta ao passado, e por fim, ao adentrar o apê, o encantamento não é quebrado. Pelo contrário, as paredes claras, o pé-direito alto, o piso de peroba rosa original e a integração dos espaços se encaixam perfeitamente no imaginário construído, com o detalhe de que dessa vez o cenário também inclui elementos contemporâneos.
Monica conta que o prédio já chamava a sua atenção antes mesmo de estar em busca por um imóvel, e, por sorte, quando conheceu o apartamento, ela se apaixonou à primeira vista. Na época, o antigo proprietário havia feito uma reforma que integrou os ambientes e, por isso, ela pôde concentrar o seu trabalho na área que mais domina: o design de interiores.
“O que mudou bastante foi o layout. Onde hoje é a mesa de jantar, antes era a sala de TV; e o escritório era o quarto da filha dos moradores anteriores. Dei uma nova cara e outro significado aos poucos móveis que eles deixaram, tentando reaproveitar tudo com diferentes usos. A cozinha, por exemplo, tinha um armário aéreo de que eu não gostava, então o removi e reutilizei no home office como armário para amostras. Já o aparador que está no quarto era um móvel que dividia a sala de TV e a de jantar. E o banco, hoje próximo à mesa de refeições, eu revesti todo de pastilhas na cor rubi. Foram transformações sustentáveis pensando em reutilizar ao invés de descartar”, conta.
De imediato é possível notar que a decoração tem certa influência europeia, e não é à toa. Além da arquitetura do próprio prédio, Monica se formou em design de interiores em Milão, na Itália, e trouxe em sua bagagem muitas referências como Dimore Studio, Patricia Urquiola e Gio Ponti. Quando, por fim, teve a oportunidade de criar um projeto para si, fez da experiência um laboratório para testar diferentes ideias, como a pintura de quadradinhos vermelhos feita por ela no rodameio do hall de entrada.
Quando faço um projeto para um cliente, eu mergulho em seu universo e tento decifrar sua personalidade. Acho que o legal de fazer o meu próprio projeto é que vira uma ferramenta de autoconhecimento
Alguns itens da casa são xodós antigos, como o abajur com arcos em madeira e a cadeira de balanço do quarto, que são heranças da avó de Monica e guardam muitas memórias afetivas. Outras peças possuem significados especiais, como a mesa de jantar desenhada por ela, as fotografias feitas pelo Matheus e a mesa do escritório produzida pelo amigo Danilo, da Soul Oficina. Para completar, parte dos objetos reflete o cuidado do casal em manter o apartamento sempre aconchegante e agradável, como é o caso das peças decorativas compradas na Casa Riachuelo: castiçais, almofadas, vasos, jogo americano, jarras, guardanapos e copos, entre outros. “A energia da casa muda quando damos a devida atenção a ela”, diz Monica.
Entre todos esses itens, os preferidos do casal são os vasos, posicionados estrategicamente em diferentes cantos do apartamento: “Era algo de que estávamos precisando para florir o nosso lar e a Casa Riachuelo tem muita variedade de estilos”, contam. “Mudar as coisas de lugar e preencher os vazios com flores frescas traz esse movimento que sempre buscamos”.
Como a rotina da casa varia bastante, com Monica visitando obras e Matheus fotografando em estúdios, os momentos juntos ao redor da mesa são importantes para o casal se conectar em meio a seus afazeres — sendo o café da manhã uma das horas mais preciosas do dia. Além disso, como os dois gostam de cozinhar e o layout integrado do apê os convida a curtir a cozinha, a curadoria de louças e utensílios da Casa Riachuelo também contempla esses encontros, seja com acessórios mais funcionais ou itens para decorar, como os guardanapos bordados que deixam a mesa posta mais charmosa.
Com um lar tão aconchegante, não é difícil entender o porquê de Monica e Matheus amarem passar tempo em casa. Seja qual for a ocasião, o espaço se adapta para os receber: “A gente curte bastante a sala, seja entre amigos, com bons drinks e boa música, ou só nós dois lendo um livro, tomando sol de tarde ou assistindo a um filme no projetor”, eles contam. Entre a arquitetura marcante com ar europeu, a decoração detalhista e os momentos vividos ali, eles têm a certeza de que criaram um lugar feito para colecionar memórias.
Texto por Yasmin Toledo | Fotos por Leila Viegas
Lindo apto!! De onde é o banco de pastilhas? 🙂
Demais, né?
O banco já veio com o apartamento quando o casal comprou, mas foi a Monica quem o revestiu de pastilhas sozinha mesmo. Ela adora fazer projetos manuais.
Olá, boa tarde
Queria saber de onde é esse sofá. Obrigada
Olá! É da Cremme!
Boa noite, tudo bem? Vcs poderiam me dizer o nome da tinta verdinha do teto e a do listrado? Obrigada, Paula.
Estamos tentando descobrir! (:
Olá, que lindo esse apto. Amo referencias europeias. Poderiam dizer de onde é a mesa de centro de madeira quadrada? Obrigada!
Olá, Fabi! É da Zara Home!
Apartamento maravilhoso! Um dos mais lindos que vocês já publicaram!
Demais esse apartamento. Saberia dizer de onde é o suporte para o piano/teclado?
oie! Foi feito sob medida em uma serralheria.
Lindo apartamento, qual a localização no Centro? Poderia informar o nome do edifício, porque a arquitetura datada de 1910 cria a expectativa histórica para conhecê-lo. Obrigada
Olá, tudo bem? Não costumamos divulgar esse tipo de informação por questão de privacidade dos moradores.
O apê ficou lindo…me apaixonei de cara… parabéns ao casal!
Perfeição!
Chiquérrimo sem ser pedante, amei. Gostaria de saber de onde é o tapete liso cru de onde eles estão sentados no sofá e o vaso rosa grande que fica no chão!
Olá! O tapete é da @aveia.tapecaria e o vaso é da @ricrearesite