Last Updated on: 30th julho 2024, 03:58 pm
Ao atravessar a porta azul em formato de arco desta casa, é natural sentir-se transportado para algum vilarejo no litoral de Trancoso, ou até mesmo da Grécia. Cada detalhe do espaço é capaz de encantar os visitantes, desde o piso de ladrilhos em cores alternadas entre azul, branco e ocre, até as ondulações do acabamento das paredes, o verde das plantas e as janelas antigas de madeira pintada. Por mais incrível que pareça, a casa da gestora ambiental Jéssica Campanha fica em São Paulo, no bairro do Ipiranga, e o pequeno jardim da entrada é só uma prévia de toda a beleza que ainda aguarda do lado de dentro.
“Eu não pretendia comprar um imóvel porque assumi que nenhuma casa seria como nos meus sonhos, e se encontrasse um lugar como gostaria, estaria fora do meu orçamento. No entanto, costumava ver anúncios de aluguéis e de casas à venda que chegavam no meu e-mail, e assim notei a casinha. Era antiga e na época estava bem feia, quase que abandonada, mas em uma localização ótima. Ela é uma referência no bairro por sua idade. Fiquei empolgadíssima de repente!”, conta a moradora.
Entre a descrição de como o imóvel estava quando foi encontrado por Jéssica e sua realidade atual, há bastante diferença: o forro de gesso estava ruim; os tacos, estufados; o contrapiso da área externa era torto e as louças do banheiro e cozinha eram das mais simples. Ainda assim, a estrutura e o telhado da casa estavam excelentes e na reforma ela buscou manter muitos elementos originais, valorizando a ação do tempo e os materiais próprios da época da construção, e que hoje não são tão facilmente encontrados. Tijolinhos, caibros e vigas foram cuidadosamente descascados, lavados e pintados de branco. E sem forro, o pé-direito alto ficou ainda mais evidente.
É possível ver os escritos nas telhas de cerâmica enquanto me deito para dormir
A obra durou apenas 9 semanas, excepcionalmente rápida, um tanto por conta de um talento escondido: como os pais de Jess sempre tiveram loja de material de construção, ela já estava à vontade com o universo das reformas, e sabia como acompanhar tudo de perto, tomar decisões rápidas, disponibilizar os materiais necessários e até literalmente colocar a mão na massa. “O profissionalismo dos trabalhadores da obra somado a esses outros fatores resultou em muita celeridade”, Jéssica recorda.
Como trabalha com gestão ambiental, ela fez questão de calcular o impacto direto e indireto de sua obra. Caminhões, caçambas de lixo, materiais, combustíveis fósseis, energia elétrica, e até o transporte dos trabalhadores entraram na conta. “É um consumo risível perto das operações industriais com as quais eu trabalho, mas é importante mensurar para reconhecer e lembrar a existência dos impactos ambientais, mesmo na realização dos nossos sonhos. A reforma da casinha foi responsável pela emissão direta e indireta de cerca de 8 toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera terrestre, o que equivale ao carbono fixado por 43 novas árvores ao longo do seu crescimento”.
Na nova configuração da casa, Jéssica priorizou ao máximo a ideia de conceito aberto, sem que os limites entre os cômodos ficassem muito definidos. Para isso, ela dividiu o espaço entre dois macros ambientes: um mais íntimo, onde pode se deitar no sofá, assistir TV e dormir em sua cama; e outro mais social, para receber seus amigos, cozinhar e ficar no jardim. O grande desafio, entre tudo isso, acabou sendo o banheiro, já que Jess não queria perder o efeito integrado do lar. Por fim, ela precisou mudar a caixa d’água de lugar, e agora até mesmo nesse espaço não há portas, apenas cortinas escondendo as áreas do vaso sanitário e do box.
E um detalhe divertido dessa história: durante todo o tempo de compra e reforma da casinha, Jéssica manteve segredo do que acontecia. “Eu fiz surpresa para a família e os amigos. Ficaram embasbacados com o antes e o depois. Esse sentimento eu tive no dia em que me apropriei da casa a partir da minha visualização, e foi incrível compartilhar isso com as minhas pessoas queridas depois”.
Continua no Capítulo 2
Texto por Yasmin Toledo | Produção por Dora Campanella | Fotos por Estúdio Pulpo
Achei lindíssima! Gostaria de indicação de onde fazer esse piso da entrada.
Oi, tudo bem? No piso da entrada são ladrilhos hidráulicos.
Algumas marcas que vendem: Dalle Piage e Ladrilar. 🙂
Amei e quero fazer minha casa da praia assim, mas n é facil.
Parabéns sua casa é linda , amei!
Eu também moro na praia e peguei umas ideias para fazer na minha
Maravilha. Simples, aconchegante, delicada e harmoniosamente configurada.
Me senti na praia. Linda a casa.
Sensacional
Quando muita personalidade, inspiração e dedicação em transformar se juntam por um sonho, coisas incríveis podem acontecer. Adorei Jéssica. Lindo projeto.
Belíssima casa. Os detalhes são de um bom gosto, amei tudo. Parabéns aos proprietários e quem fez o projeto. Simples, mas com um toque único que fez toda diferença.
Projeto genial!! Parabéns! Totalmente harmônico , dá prá sentir quem é essa pessoa.
Quero o fornecedor e as cores do ladrilho hidráulico!
Mas li um comentário de uma outra Isabel e não acreditei no mau humor!
Parafraseando, se for para dizer besteiras e indelicadezas melhor ficar calada!
Isabel, não seja indelicada. O HC é um dos melhores blogs que existe na internet. As proprietárias da página são de uma delicadeza ímpar. Respondem todas as nossas dúvidas. Além delas não terem obrigação nenhuma de agradar seguidor(a), você já pensou na possibilidade de que talvez o (a) proprietário (a) do imóvel não queira compartilhar tudo? afinal, abrir a porta do nosso lar na internet é muito exposição e atrai pessoas como você!
Não mostram direito o imóvel somente partes. Não dão a possibilidade de ter uma visão total. Esse tipo de matéria é inútil pra quem busca inspiração. Se for pra fazer mau feito melhor nem fazer.
Oi, Isabel, tudo bem? A matéria tem como subtítulo Capítulo 1. Já publicamos a parte 2 inclusive, com mais áreas do imóvel. Esperamos que goste <3
Belíssima!!! Me transportei para essa casa aconchegante e acolhedora!!!
Amei a casa. Uma atmosfera de paz, conforto e natureza. Gostaria de saber, onde posso encontrar a estante que divide o quarto da sala? Achei linda deu mais um charme para o ambiente.
Oi, Elisangela! A estante é da casa Cahaya!
Boa tarde! Qual é o material branco usado na parte interna da casa?
O do piso? É cimento queimado!
De onde o vaso lindo que está do lado da estante no quarto/sala?
Olá, a moradora comprou na feira de flores do Ceagesp!
Um encanto! Misto de casinha de fada!
Que coisa mais linda essa casa!!!! De fato me senti transportada às casinhas do quadrado de trancoso!!! E a decoração feita com tão bom gosto e simplicidade, trazem à tona um clima de aconchego e relaxamento. Amei!!!
Muito especial! Ficou linda e super aconchegante! Parabéns!
Sem palavras! Tudo muito lindo, de bom gosto e minimalista. A fachada encantadora. Dar vontade de entrar e ficar.