Last Updated on: 14th maio 2021, 05:08 pm
É impossível negar a influência positiva das plantas sobre as pessoas e os espaços em que vivem. Para celebrar essa relação e incentivar o cultivo dentro e fora de casa, convidamos a Selvvva e a Escola de Botânica a compartilhar aqui no blog algumas dicas preciosas sobre o tema. Olha só…
Quem está acompanhando nossa série de matérias sobre plantas com certeza já percebeu que é mais do que possível cultivar espécies lindas (e felizes) dentro de casa. Porém um espaço que sempre gera dúvidas para os apaixonados pelo tema é o banheiro. Será que as plantinhas resistem às condições de umidade e calor desse ambiente? Segundo a equipe da Selvvva, existem, sim, algumas espécies que podem se adaptar bem ao cômodo, mas é muito importante que o banheiro tenha alguma fonte de luz natural e uma boa ventilação para poder dispersar o vapor dos banhos quentes:
“Para cultivar plantas no banheiro é preciso ter alguma fonte de luz natural. Na verdade, isso vale para qualquer ambiente. Se a iluminação do seu banheiro é através da área de serviço, por exemplo, tente localizar a planta o mais próximo da janela para aproveitar ao máximo a luminosidade disponível. Outro fator importante é a ventilação, pois até as plantas que gostam de umidade do ar sofrem com os vapores muito quentes”, elas explicam. Quer mais dicas? Então veja tudo abaixo:
Quais as espécies de plantas mais indicadas para o cômodo?
Escola de Botânica: Algumas delas são: samambaia-amazonas (Polypodium decumanum), samambaia-americana (Nephrolepis exaltata), samambaia-de-metro (Polypodium subauriculatum), samambaia-renda-francesa (Rumohra adiantiformis), samambaia-paulistinha (Nephrolepis pectinata), samambaia-azul (Polypodium aureum), avenca (Adiantum capillus-veneris) e chifre-de-veado (Platycerium Superbum). Veja outras opções após as fotos.
Levando em consideração a presença diária do vapor nos banheiros, é importante selecionar plantas que, na natureza, estejam adaptadas a viver em ambientes extremamente úmidos. As samambaias são as que mais se adaptam a essa condição, pois têm pouca capacidade de absorver ou reter água em suas folhas. Elas gostam de umidade no ar e não se prejudicam com o excesso.
A umidade é especialmente prejudicial para os cactos ou outras plantas de clima seco?
Selvvva: Na hora de escolher as espécies, escolha quem gosta de umidade do ar e que viva bem com a quantidade de luz que o seu banheiro dispõe. Cactos, suculentas e outras plantas de clima seco não são indicadas para um ambiente com umidade alta, pois podem apodrecer com o tempo.
Qual é o melhor tipo de material, suporte ou cachepô para suportar a umidade do espaço?
Selvvva: Cachepôs de quase todos os materiais podem ser usados no banheiro. Como são produtos feitos para aguentar a umidade das regas, tanto o metal e o cimento quanto o barro suportam bem essas condições. Porém, como o banheiro costuma ser um ambiente com umidade alta combinada à pouca luz natural, a tendência dos materiais mais porosos é reter essa umidade, e isso favorece o desenvolvimento de fungos que podem ser prejudiciais para o espaço e para as próprias plantas. Tudo depende da ventilação e iluminação do banheiro específico. Com pouca ventilação e iluminação, o ideal é optar por materiais sem porosidade, como o metal, que ainda favorece a limpeza e manutenção, pois é bem mais fácil de lavar.
4 espécies para ter no banheiro:
Rhipsalis (Rhipsallis sp.)
Rega: De 1 a 2 vezes por semana, mantendo o solo úmido, mas sem encharcar. Antes de regar, coloque o dedo cerca de 2cm dentro da terra para sentir se tem umidade. Se estiver muito molhado, não regue.
Luz: Meia-sombra (sem insolação direta).
Toxicidade: Não apresenta toxicidade para animais domésticos ou humanos.
Particularidade: Existem 36 espécies diferentes de Rhipsalis no Brasil, então elas são encontradas na natureza brasileira em quase todos os biomas.
Maranta-riscada (Goeppertia ornata)
Rega: Aproximadamente 1 vez por semana, mantendo o solo úmido, mas sem encharcar.
Luz: Luz difusa ou meia-sombra.
Toxicidade: Não apresenta toxicidade para animais domésticos ou humanos.
Filodendro-pendente (philodendron sp.)
Rega: De 1 a 2 vezes por semana, mantendo o solo úmido, mas sem encharcar. Antes de regar, coloque o dedo cerca de 2cm dentro da terra para sentir se tem umidade. Se estiver muito molhado, não regue.
Luz: Luz difusa ou meia-sombra.
Toxicidade: Em todas as partes da planta há presença de oxalato de cálcio, substância que, dependendo da concentração, pode ser tóxica para animais domésticos e humanos. É melhor deixar a planta suspensa para evitar contato direto.
Particularidade: É uma planta da família das aráceas, a mesma da costela-de-adão, do antúrio e da comigo-ninguém-pode.
Aglaonema (Aglaonema sp.)
Rega: Aproximadamente 1 vez por semana, mantendo o solo úmido, mas sem encharcar.
Luz: Luz difusa ou meia-sombra.
Toxicidade: Em todas as partes da planta há presença de oxalato de cálcio, substância que, dependendo da concentração, pode ser tóxica para animais domésticos e humanos. É melhor deixar a planta suspensa para evitar contato direto.
Dica importante da Selvvva: As frequências de regas passadas acima são apenas para orientar um primeiro contato com cada espécie, sendo o ideal prestar muita atenção nas respostas que a sua planta vai dar nos primeiros meses para dosar a frequência e quantidade de água necessária. É importante não exagerar na quantidade de água de cada rega, colocando apenas o suficiente para umedecer a terra. Prefira aumentar a frequência das regas ao invés de aumentar a quantidade.
Fotos por Gisele Rampazzo
Foi muito importante ,tirou
As minhas dúvidas .
Não sabia que essas plantas tinham oxalato de cálcio.
Aprendi muito. Obrigada
Adorei as dicas, muito úteis! Obrigada!!
Adorei as dicas…
Aprendi muito, e vou colocar em prática.
Obrigada!!!
Adorei o texto, mas a posição das fotos me deixou confusa, se era da planta que foi citada ou da próxima.
GRATIDÃO adorei a explicação
Show de Bola!
Ame la indicación necesitaba muchísimo esta información gracias
Adorei as dicas de plantas que podem ser usadas no banheiro! Muito Obrigada❤❤❤
Oba!! Elas deixam o banheiro mais gostoso de usar. 🙂
Adoro plantas e como tenho ficado em casa nos tempos de pandemia consigo me dedicar mais à decoração do meu apto. Tenho feito mudas e estou cuidando mais das minhas plantas… a casa está se tornando mais aconchegante com as plantas se multiplicando pelos cantos… obrigada pelas dicas. Vou fazer mudas de ripsalis e maranta para colocar no banheiro que recebe bastante luz indireta e é arejado. Abs.
Oi Josmara, tudo bom? Que legal que está aproveitando esse tempo para ter mais plantas em casa. 🙂
Fizemos uma matéria sobre como fazer mudas também, vale dar uma olhada: https://www.historiasdecasa.com.br/2020/04/02/como-fazer-mudas-em-casa-por-escola-de-botanica/
Beijos!
Adorei, estou mudando de um apto pra uma casa, vê já reparei que meu banheiro tem boa luminosidade, hahahaha já decidi que terá plantas !!!!! Parabéns pela matéria.
Boa! Banheiro com plantas fica lindo e traz aquele aconchego sempre bem-vindo da natureza. 🙂
Adorei as dicas!! Amo plantas e decoração. Aprendo muito com essas reportagens. Obg
Oi Mirian, tudo bom?
Que legal que curtiu. 🙂 Também adoramos esse tema.
Adorei a matéria,amo plantas.sempre coloco no banheiro
Que legal! Plantas são bem-vindas em todo canto, né? 🙂
Ótimas sugestões e orientações. Muito obrigada.
Adoro plantas.
Ideia fantástica! Amo plantas
Parabéns!!
Esta que aparece na chamada da matéria, qual o nome dela?
Oi! São duas plantas: uma Ripsális (maior) e uma Maranta (menor).
Beijos
Amo as plantas agora ja sei q tenho plantas q posso colocar no banheiro!!!
Lindas!!
Amo plantas mas não vsei usa_las com decoração.
Vocês sabem me dizer se a samambaia havaiana é tóxica para animais domésticos? Encontrei várias informações desencontradas na internet. E também como é o cuidado com ela, tenho uma em casa que parece sempre estar meio ruinzinha e não sei o que fazer pra melhorar.
Obrigada!
Oi Camila, tudo bom?
Vamos checar com o pessoal da Selvvva e te avisamos, tá? A princípio, é sempre bom deixar as plantinhas fora do alcance de animais para não ter nenhum problema.
Beijos