Last Updated on: 30th abril 2021, 05:10 pm
Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio.
Foi em um prédio baixinho e antigo que a carioca Marcela decidiu criar seu lar paulistano, onde mora há alguns meses. Na verdade ela já estava vivendo na cidade havia um ano, porém seu apartamento anterior era apertado demais para receber os amigos e ainda ficava em uma rua barulhenta e movimentada. Assim que o primeiro contrato de aluguel expirou, Marcela percebeu que aquela seria uma boa oportunidade de mudar de ares. Então mudou.
Como ainda não conhecia muito bem as regiões de São Paulo, ela acabou aceitando uma dica de seu chefe, que lhe sugeriu procurar imóveis nos bairros Santa Cecília, Higienópolis e Vila Mariana – todos com estações do metrô nas proximidades. No mesmo dia entrou em um site de buscas e encontrou um apê lindo de 70m² que tinha acabado de ficar disponível, então correu para agendar uma visita. Assim que o corretor abriu a porta, ela percebeu que queria mesmo morar ali. Afinal, como resistir aos ambientes integrados, às amplas janelas e à cozinha com azulejos retrô? Tudo isso em uma rua arborizada.
Marcela é designer gráfica e ilustradora, o que faz com que tenha um olhar aguçado e criativo. A decoração, é claro, reflete um pouco disso. Sua mesinha de centro, por exemplo, foi feita com dois caixotes de frutas e um tampo de vidro improvisado. O micro-ondas fica apoiado em uma banqueta alta e vasos de plantas funcionam como “divisória” perto da porta de entrada. São detalhes simples como esses que trazem um toque pessoal para os cômodos alugados.
Alguns dos móveis vieram do outro endereço, porém como lá o espaço era reduzido, foi preciso comprar novas peças após a mudança. Sem poder gastar muito, a moradora foi atrás de itens usados, como o carrinho que serve de bar no corredor, a mesa com gavetas transformada em penteadeira ou o armário com frente de vidro que acabou virando uma cristaleira. Tudo garimpado em lojas e antiquários da Av. São João. Para Marcela, o apartamento ainda não está completo (e talvez nunca esteja), mas ela gosta desse processo de decidir as coisas aos poucos, de mudar os objetos de lugar e de sair à procura do que ainda está faltando: “É muito divertido montar a própria casa!”.
A história não ficaria completa se a gente não falasse da segunda inquilina do apê, a gatinha Nico, adotada ano retrasado. Dócil e um pouco assustada, ela se esconde embaixo das cobertas quando alguma visita desconhecida chega, mas logo aparece para espiar o que está acontecendo. Além de fazer companhia e de ajudar a criar aquela sensação de aconchego, a Nico acabou ensinando a designer a cuidar de mais alguém, além de si mesma.
E sabe quando o imóvel finalmente teve gostinho de um lar de verdade? A Marcela conta: “A partir do momento em que a minha casa tem a minha cara, em todos os detalhes, ela automaticamente virou o meu lar. Eu escolhi e montei tudo com muito carinho para criar um conforto e uma identificação, isso com certeza me dá mais vontade de voltar pra casa”.
Ah, mas esse tour ainda não acabou! Amanhã vamos publicar aqui no blog o segundo capítulo do apê…
Fotos por Igor Giroto
Quis dizer ambiente clean, corrigindo, pois foi o que gostei muito, excessos além de desorganizar o visual ,escondem os detalhes que fazem diferença.
Oi Lu!!!!
Verdade… é importante ter áreas livres para criar respiros na decoração. 🙂
A gente gosta muito desse apê. Bjsss
Ficou charmosa, aconchegante.Sem ambiente clean, fácil de organizar, sem excessos as peças ganham destaque.
Adoro acompanhar esse site. Apaixonantes os móveis da cozinha.
O armário cristaleira ela herdou ou garimpou em lojas de antiguidade?
Oi Reilany, tudo bom?
Que ótimo saber que você acompanha o site! Muito obrigada pelo carinho. 🙂
O móvel da cozinha foi comprado em uma loja de móveis usados na Av. São João, em São Paulo. Conhece?
Beijos
D+++++++++++++++++++++++++++…!
Bom Dia! Tudo muito lindo por aqui! Cheguei até aqui pelo Pinterest, não é legal? Eu andei paquerando essa cozinha mas fiquei com uma dúvida e me mostre, por favor, caso eu não tenha observado, mas não vi a geladeira. Onde ela ficaria? Obrigada.
Oi Cris, tudo bom?
Ficamos felizes em saber que descobriu nosso blog! Espero que acompanhe sempre 🙂
Nesse apê, a geladeira ficava escondidinha em um nicho na alvenaria.
Nas fotos realmente não dá pra ver, mas a geladeira fica quase em frente ao móvel mineiro estilo cristaleira…
Beijos
Olá , gostaria muito de saber que madeira é o tacão e de qual a medida , muito lindo
Oi Luana, tudo bom?
Infelizmente não sabemos dizer a madeira ou as medidas do piso, pois quando a moradora alugou o apê esses detalhes já estavam prontos.
Mas quem sabe você não consegue usar a foto como referência se levar em uma loja de assoalhos e afins?
Beijos!! 😉
Tudo simples e lindo!!
Realmente um achado!!
São adesivos na cozinha?
De onde é?
Adorei!
Oi Dani, tudo bom?
Na verdade na cozinha são azulejos mesmo, mas várias lojas vendem adesivos que os imitam.
Dois exemplos são: http://www.tecidoadesivo.com.br e http://www.geckostickers.com.br
Vale a pena porque o efeito é bem parecido. Beijos! 😉