Last Updated on: 20th abril 2021, 06:25 pm
O apartamento de Thereza e Victor não é apenas um simples endereço no mapa, mas sim um lugar feito para abrigar tudo o que eles mais amam: arte, música, livros, plantas… e o gato Fausto, é claro. Com 120 m² e aberturas inteligentes por todos os lados, o imóvel parece ainda maior graças à integração de espaços planejada pelo arquiteto André Vainer, padrinho da moradora. Ainda não leu a primeira matéria que fizemos sobre esse lar? Então confira também o Capítulo 1.
Durante os dez meses de obra quase tudo correu bem, porém a história teve um episódio um tanto quanto dramático. Por estar no primeiro andar, o apê tinha janelas que se voltavam para a laje do térreo – ou seja, a paisagem de Thereza ficava comprometida por uma área inacessível, coberta com papel reflexivo e cheia de sujeira acumulada ao longo de anos. Para reverter esse cenário nada animador, ela e sua vizinha se uniram e propuseram à síndica uma reforma externa para trocar o piso dessa laje e instalar um guarda-corpo, transformando-a em uma espécie de varanda. A síndica, na maior das boas intenções, autorizou essa intervenção antes de checar com os outros moradores do condomínio, o que causou uma grande confusão.
Por sorte tudo deu certo no final e todos do prédio saíram ganhando com a vista para as plantas. Aliás, a presença da natureza dentro e fora do apartamento eram cruciais para Thereza: “Como sempre morei em casas com jardim, para mim é muito importante estar cercada de plantas e flores. O Victor nunca tinha tido essa experiência, mas também foi tomando gosto pela coisa. Agora nosso próximo projeto é fazer um minhocário, que vai nos ajudar gerando adubo.”, explica ela.
A sala de TV, que na verdade é o segundo dormitório do apê, é chamada carinhosamente de ‘quarto azul’ por conta de sua parede colorida. Ali moram muitas das memórias do casal, de brinquedos da infância, como carrinhos e peões, ao antigo guarda-roupa de Thereza, ainda coberto pelos adesivos coloridos que ela colecionava quando criança. Livros, peças artesanais e lembranças de viagem também encontraram seu refúgio nesse ambiente, o que garante uma deliciosa sensação de aconchego. “Sempre gostei muito de coisinhas, enfeites, brinquedinhos… Então além das minhas viagens, como a que fiz para o Japão com meus pais e irmãs, acabo ganhando estes presentes de amigos e da minha família.”.
O quarto principal não sofreu muitas alterações durante a reforma, porém o banheiro sim. Instalado no lugar do antigo dormitório de empregada, ele possui um piso de epóxi azul que traz conforto aos pés descalços e inunda o cômodo de cor. Inventados pela moradora e seu pai, o porta-toalhas que serve como prateleira para vasos de plantas e o varão da cortina foram feitos com madeira e canos de cobre. Sobre a porta, uma bandeira estampada deixa claro que cada detalhe da decoração foi escolhido com todo o cuidado por Thereza e Victor.
Para o casal, cultivar o apartamento não é um esforço, mas sim um prazer. “Nós somos muito organizados e gostamos de cuidar da casa em seus mínimos detalhes. É como se estivéssemos cuidando da gente.”, resume Thereza, cheia de afeto por sua tão querida morada.
Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia
Lindo.ape e decoraçao. Gostei muito da parede azul. Que cor e marca? Grata, sucesso.abs.
Oi Luciana, tudo bom?
A moradora nos passou que o nome da tinta era: Azul da Anil Tintas, não é muito específico, mas talvez te ajude.
Beijos
Muito lindo. De onde é o edredom?
Oi Marina, tudo bom?
Hum, agora você nos pegou! Não sabemos de onde é o edredom 🙁 Caso a gente descubra, te avisamos. Beijos
Muito amor por esse apê, quanto aconchego!