Last Updated on: 11th fevereiro 2021, 05:09 pm
Quando um imóvel naturalmente charmoso surge no caminho de alguém com bons garimpos e muita disposição para construir um lar, não há nada na equação que possa dar errado. Esse é justamente o caso do apê alugado pelo Pedro, no Jardim Paulista. O morador descobriu o espaço por meio da imobiliária digital Quinto Andar e logo se encantou com todo seu potencial: “É um apartamento bem antigo e que preserva algumas características originais, como as pastilhas nas varandas, as louças do banheiro e o piso de tacos”, ele diz. Além disso, os cômodos são amplos, o imóvel tem duas sacadas e fica em um edifício interessante e bem localizado.
Para deixar o apartamento com a sua cara, Pedro fez algumas melhorias, como a restauração dos tacos e a reforma no banheiro e na cozinha. Tudo isso guiado pela arquiteta Vinícia Brandão. Na hora de compor os ambientes, ele também contou com a ajuda dela para descobrir a melhor maneira de distribuir os móveis e objetos que já possuía dentro do novo layout: “A Vinícia conseguiu encaixar todo o mobiliário que eu trouxe de forma que o apartamento ficasse estiloso e aconchegante. Ela também deu uma boa ideia ao colocar a mesa de jantar na varanda”, ele lembra. Com essa disposição, Pedro ganhou a possibilidade de almoçar enquanto aproveita a generosa vista e a iluminação natural de sua sacada, que de quebra conta com várias plantas.
Antes de se mudar para o apê, Pedro chegou a morar em Nova Iorque, por isso muitos de seus pertences vieram de lá: “Gosto bastante da cama do meu quarto, dos móveis de madeira do escritório e do sofá. Também tenho apreço pelos lustres de época que garimpei, em especial o que coloquei no banheiro, em estilo art déco”, conta o morador.
Com a quarentena, o escritório — que a princípio foi pensado para uso esporádico — ganhou mais importância na rotina da casa e se transformou em um home office habitado diariamente. Assim como outros cômodos do apê, o espaço intercala paredes brancas com um destaque colorido, que, dessa vez, conta até com uma bicicleta pendurada. Um jeito prático de acomodar a bike e ainda acaba decorando o ambiente.
Já a cozinha também foi presenteada com novos utensílios, uma vez que Pedro passou a preparar todas as suas refeições diárias ali. “Comecei a cozinhar com mais frequência e a assistir mais séries e filmes em casa. Comprei novos álbuns em vinil para escutar enquanto trabalho e investi em plantas para deixar o apartamento mais aconchegante”, o morador diz.
Para Pedro, pintar as paredes e distribuir luminárias pela casa são alguns truques interessantes para quem mora de aluguel, mas não abre mão de ter um espaço bonito e aconchegante. Aliás, segundo ele são justamente os detalhes que têm a capacidade de transformar um imóvel em um lugar tão acolhedor: “É a iluminação indireta, a cozinha bem equipada, a cama com lençóis e edredom do meu gosto, o tocador de vinil e o sistema de som potente, entre outros itens queridos”.
Texto por Yasmin Toledo | Fotos por Maura Mello
Eu acho a pia com coluna tão bonita. Totalmente desnecessária aquela bancada escondendo a coluna.
Meu Deus, eu achei que só eu era a doidinha de ter um filtro de barro na cabeceira de cama. Mas Pedro é “doidinho” também rsrsrs. Amei! A propósito, adoro o trabalho do História de Casas. Me inspiro sempre.
Hahaha que legal que você também tem.
Aliás, todo mundo adorou essa ideia quando postamos a casa 😉
Obrigada pelo carinho e por acompanhar!!
Alguma ideia sobre de onde possa ser essa estante de metal e madeira do escritório? obrigada!
Oi Daina, tudo bem? A maioria dos móveis do morador veio de seu antigo apê em NY, inclusive essa peça 🙂
Muito lindo e acolhedor, o ambiente masculino de mais bom gosto que já vi!
Muito lindo! Vocês saberiam dizer onde ele comprou esse suporte de teto para tv?
Oi, tudo bom? Puts, se não estamos enganadas foi uma solução proposta pela arquiteta mesmo.
Provavelmente feita sob medida.
Uma pergunta muito funcional, mas tão importante pra quem vive de aluguel. Ele reformou os tacos e outras coisas e isso entrou na negociação com o proprietário no valor do aluguel, algo assim? Conta para os desesperados do taco-velho-em-casa aqui, porfa? De resto, lindo e inspirador o apto, assim como muito inspiradora é o Histórias de Casa! Vcs arrasam! 😉
Oi Michele, tudo bom?
Na verdade, os tacos já estavam em bom estado quando ele se mudou. Mas nesses casos, é sempre bom combinar com o proprietário sim e tentar negociar um desconto no aluguel, afinal é uma melhoria de longo prazo para o apartamento né?
Sobre o elogio, muito amor!! Super obrigada.
Amei! E esse mini filtro de barro onde posso encontrar?
Oi, tudo bom?
Talvez você encontre no Mercado Livre como mini filtro de barro. Se não estamos enganadas é de 4 litros.
Bjs
Conheço sim. Muito obrigada! bjos!
Maravilhoso. Clássico e contemporâneo com muito estilo. Ameiiii os tapetes, tem como saber onde ele comprou?
Oie, td bem?
Na verdade não sabemos a origem dos tapetes. 🙁 Mas como o morador viveu um tempo longo em NY, pode ter garimpado por lá.
Uma dica boa por aqui com modelos similares é a Tapilogie: https://www.instagram.com/tapilogie/
Conhece?
Achei lindo esse apartamento! Bela decoração e a varanda com janela antiga, luz natural e o piso de florzinha são incríveis! O banheiro é fantástico porque tem louça branca antiga e adoro banheira! Parabéns pela história e bom gosto em tudo!
Oie, tudo bom?
Essa casa nos encantou em tudo. O banheiro é muito especial mesmo.
Foi um grande achado do Pedro, né?
Apartamento incrível! Vocês sabem qual o nome das cores de tinta?
Oi Ana, tudo bom?
Sabemos sim. Na sala a cor se chama Abóbora; no quarto é a Terra Roxa; na cozinha se chama Ovo Mexido; e no escritório é a Verde Lousa. Todas da marca Suvinil. 🙂
Amei o banheiro, amei a cama e amei os quadros! E, gente, filtro no quarto! Como nunca pensei nisso?
O banheiro é impressionante mesmo, super lindo!
O filtrinho fez sucesso no insta, bem charmoso e prático.
Que apartamento é esse, gente do céu, que móveis lindos esses do escritório e essa cama, ameiii
Super bonito, né? Tanto a arquitetura quanto as peças que o morador já tinha.
De onde é a cama… lindoooo esse ap.
Oi, tudo bom?
Foi trazida de Nova York, o morador viveu lá durante um tempo e quando voltou trouxe boa parte dos móveis.
Bjs
Tá todo mundo de parabéns: Maura Mello pelas fotografias, Pedro pela decoração cheia de afeto e o Histórias de Casa pela curadoria. Cês arrebentaram!
Oie, tudo bem?
Eba, que gostoso ler isso. Tbm adoramos conhecer e contar a história desse apê.
Ficou demais mesmo!