Que tal fazer os seus próprios pães em casa? A seguir, dicas de quem entende sobre o assunto
O pão é um item comum e muito presente nas mesas brasileiras
Na quarentena, muita gente decidiu se aventurar na cozinha e aprender a fazer pão! E quem já fez, sabe: o resultado é incrível
Por isso, conversamos com o Diêgo Penido, da padaria virtual Na Fila do Pão, para ele compartilhar dicas sobre pães de fermentação natural
Diferença entre os pães
“Os pães de fermentação natural são feitos apenas com farinha, água e sal, já que o fermento natural também é produzido com esses ingredientes”
“Amasse uma fatia de pão de fermentação natural e uma de pão industrializado e observe. O pão industrializado vai quebrar ou virar uma massa pesada, já o de fermentação natural retornará para o formato original”
O levain
“O levain, fermento natural ou massa madre, é feito apenas de farinha, água e tempo. Existem vários métodos para desenvolver o seu levain em casa, o mais comum é o do pote com água e a bolinha de farinha, que leva 7 dias”
E o fermento biológico?
“A diferença é que o natural possui leveduras e bactérias importantíssimas para o bom funcionamento e manutenção da nossa flora intestinal. Já o fermento de mercado, tem apenas as leveduras”
“Eu levo ao todo mais de 48h até o pão sair do forno, mas não se assustem, existem formas de diminuir este tempo e o mais importante é o planejamento. Dá para encaixar esta atividade nas horas vagas e fazer o seu pãozinho semanalmente”
Tempo
Preciso de utensílios?
“Não é preciso ter grandes equipamentos, mas se você quer se tornar um especialista, é interessante investir em alguns itens básicos”
Dica: tigela; grade para o pão respirar; cesto de fermentação (banneton); espátula de pão; panela de ferro e paninho de algodão são alguns deles!
Para quem está começando, o ingrediente principal é a vontade de aprender! Tente algo simples… depois, aperfeiçoe suas técnicas