decoracao-historiasdecasa-mundo-gif

Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio.

Não poderíamos contar a história dos outros sem antes contar a nossa, por isso pareceu natural que estreássemos o site mostrando nosso próprio lar. Seja bem-vindo e sinta-se em casa.

Assim que a porta se abre somos recebidos pela luz do sol e pelo cheirinho de incenso. Plantas espalhadas pela sala, texturas naturais e uma organização despojada levantam a dúvida se estamos mesmo em São Paulo. É difícil escolher o que admirar primeiro, pois tudo desperta o interesse: a coleção de livros, a vista da cidade, os objetos vindos dos quatro cantos do mundo… Esse é o apê da Paula Passini e do Pedro, cultivado todos os dias sem pressa.

decoracao-historiasdecasa-mundo-001

decoracao-historiasdecasa-mundo-002

Além de ser uma das idealizadoras do Histórias de Casa, ela é também designer de interiores e administradora. Já ele é um economista carioca apaixonado por cinema, literatura e surf, porém com a companhia dela acabou desenvolvendo um olhar sensível – não apenas para a casa, mas para tudo o que possa ser inspirador. Tanto é que os dois se encantaram pelo apartamento logo na primeira visita. O bairro é bacana e de fácil acesso, o prédio tem um jardim tropical no térreo e o pé-direito é alto, mas o que realmente os conquistou foram as janelas. Em todos os ambientes as esquadrias vão de ponta a ponta, assim a luz alcança tudo a qualquer hora do dia. O prazer de tomar café da manhã com um solzinho batendo no rosto é algo que não tem preço.

Mas como sempre, nem tudo era perfeito. Erguido nos anos 60, o imóvel de 110m² estava com alguns revestimentos detonados, além de espaços dispostos de forma pouco prática. A reforma foi inevitável, mas por mais que esse seja um processo às vezes estressante e demorado, cada um dos 7 meses de obra foi bem aproveitado. A Paula, que sempre gostou de arquitetura e decoração, diz que esse foi o empurrãozinho que faltava para ela começar o curso de design.

decoracao-historiasdecasa-mundo-003

decoracao-historiasdecasa-mundo-004

decoracao-historiasdecasa-mundo-005

Entre as principais alterações estruturais estão a retirada das paredes e dos azulejos da cozinha, a criação de um lavabo com box e o piso de cimento queimado em alguns pontos do living. Uma boa surpresa foi descobrir que todas as paredes eram de tijolinhos originais, então a decisão de deixá-los expostos na sala aconteceu naturalmente. O piso de tacos foi mantido e as inusitadas divisórias de vidro que separam a varanda também. Quase como um cômodo dentro do outro, ela funciona como jardim e não compromete a iluminação, tanto que é chamada carinhosamente de “aquário” pelo casal.

Quando a obra acabou a verba estava curta, então as peças entraram aos poucos, uma poltrona aqui, um criado-mudo antigo ali… Com o tempo o lar foi ganhando alma e virou um conjunto de coisas compradas, herdadas, criadas e trazidas de viagem. Coisas com história. A mesa de jantar com bancos é da casa de infância do Pedro no Rio; a poltrona de madeira é do primeiro apartamento dos pais dela; a mesinha de centro foi feita com um pallet da antiga empresa de papelão do avô e inspirada em um modelo que viram na França… E isso pra citar apenas algumas.

decoracao-historiasdecasa-mundo-006

decoracao-historiasdecasa-mundo-007

decoracao-historiasdecasa-mundo-008

Um capítulo importante na história da Paula e do Pedro aconteceu antes da mudança: eles decidiram conhecer o mundo. Foram quase nove meses na estrada e muitos países surpreendentes no roteiro, como Síria, Israel, Marrocos e Rússia, além de destinos mais conhecidos, como Itália, Espanha e China. Da viagem trouxeram esculturas, quadros, objetos criativos e tecidos, mas o mais precioso nessa bagagem são as experiências que puderam compartilhar e que hoje moldam a personalidade de ambos. De certa forma ter essas peças por perto mantém vivas as memórias de alguns dos momentos mais bonitos que já viveram.

decoracao-historiasdecasa-mundo-009

decoracao-historiasdecasa-mundo-010

decoracao-historiasdecasa-mundo-011

Esse jeito relax do apê não é por acaso. Aliás, depois de visitar tantos lugares especiais, a única coisa que a Paula não queria era que sua casa tivesse ‘cara de São Paulo’. Justamente para quebrar um pouco a dureza da cidade, a decoração tem clima de praia e prioriza o conforto acima de tudo – para eles e para as visitas também. “Eu nunca quis fazer uma casa que passasse austeridade ou que fosse sóbria demais, por isso aqui é o meu oásis, onde me sinto protegida e à vontade para fazer o que quiser”, ela confessa.

Mas a história desse refúgio não acaba por aqui… Na quarta-feira tem mais um capítulo.

Continua-final

Fotos por Igor Giroto

Junte-se a conversa! 14 Comentários

  1. Uma casa cheia de energia boa, com moradores lindos e histórias incríveis! <3

    Responder
  2. Amei sua casa! Adoro casas que contam histórias e mostram a personalidade das pessoas que moram nelas! Vou acompanhar todas as suas histórias, afinal, vocês devem ter muitas para contar não? bjs.

    Responder
  3. Oi, pessoal! Adorei os banquinhos azuis. São de onde? Bjos!

    Responder
  4. Olá.. Entre outras coisas percebi que em cada ambiente tem um pendente com fio colorido e a lâmpada grande, onde encontro? Será que em algum lugar online?

    Responder
  5. olá pessoal, amo o site e acompanho semanalmente. Acho até que dariam belas publicações em revistas- fica a dica . Mas gostaria de saber desses almofadões em vários tons de azul, simplesmente amei. Abraços

    Responder
    • Oi Luciana, tudo bom? 🙂
      Obrigada pelo carinho e por nos acompanhar sempre!
      Essas almofadas realmente são lindas. O tecido veio do Marrocos e a Paula mandou fazer, então não conseguimos te indicar uma loja.
      Vamos ficar devendo essa.
      Beijos!

      Responder
  6. Olá, sou Erica e amei o site. Estou procurando uma decoração simples para decorar minha casa nova. Você tem alguma dica em especial ? Achei super fofo esse terraço.

    Responder
    • Oi Erica, tudo bom? Que bom saber que gostou do site, esperamos que você encontre várias dicas por aqui…
      Todas as matérias que publicamos trazem ideias bem legais, mas se quiser fazer uma pesquisa mais específica por ambientes, sugerimos nosso Pinterest, onde concentramos todas as imagens divididas em cômodos. Olha só: https://br.pinterest.com/historiasdecasa/
      Espero que te ajude! Beijos

      Responder
  7. Olá. Parabéns!!! A casa traduz a identidade de seus moradores, com equilíbrio, paz e harmonia. Confesso que me apaixonei pelo aparador estampado com formas geométricas. Onde posso encontrar?

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Histórias

Tags