De pouco em pouco | Capítulo 1

A decoração colorida do apartamento de Bruna Lourenço, do Histórias de Casa

Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio.

Não poderíamos contar a história dos outros sem antes contar a nossa, por isso pareceu natural que estreássemos o site mostrando nosso próprio lar. E talvez você até reconheça alguns trechos desse apê, como a parede cor de açaí ou o mural do quarto. Quem mora aqui é a Bruna Lourenço, uma das idealizadoras do Histórias de Casa e também autora do blog Referans, no ar desde 2010.

Há dois anos e meio a Bruna vivia em outra casa, outro bairro e outra região de São Paulo sem nem imaginar que iria se mudar, até que ela e a mãe decidiram colocar o imóvel à venda para procurar uma opção mais segura. Prontas para recomeçar do zero, elas estavam livres para escolher qualquer ponto da cidade, desde que tivesse algum metrô por perto. Ao contrário de muita gente que passa meses procurando, logo encontraram o lugar perfeito: um apartamento térreo de 80 m² pertinho da estação Vila Madalena.

decoracao-historiasdecasa-apepequeno-04

decoracao-historiasdecasa-apepequeno-05

O único problema era que os móveis que elas já tinham não caberiam no novo endereço, então a maioria foi deixada pra trás. Isso significou um investimento extra, mas no fim valeu a pena porque assim a Bruna, que também é designer de interiores, pôde planejar tudo do jeitinho que queria. O orçamento estava apertado e o tempo também, já que a antiga casa precisava ser liberada em pouco mais de um mês, então a reforma foi apressada, mas a decoração foi feita aos poucos.

Por ser um prédio dos anos 80, os espaços são bem distribuídos e amplos, então nenhuma parede foi quebrada. O piso original de tacos da sala e dos quartos precisou ser restaurado e os guarda-roupas embutidos foram pintados de branco, mas a principal mudança aconteceu mesmo na cozinha. Com azulejos estufados, escuros e em péssimo estado, seria impossível evitar o quebra-quebra no cômodo. Tudo veio abaixo, menos a bancada de granito e as esquadrias envidraçadas que deixam a luz natural entrar. Para economizar as paredes foram pintadas com tinta epóxi e as pastilhas só foram usadas na área da pia.

decoracao-historiasdecasa-apepequeno-07

decoracao-historiasdecasa-apepequeno-06

Outra contenção de gastos aconteceu no banheiro, que não participou da obra e apenas ganhou um gabinete de marcenaria e um espelho que ocupa toda a largura da bancada. A iluminação também é meio improvisada, pois não existia forro de gesso e essa etapa tomaria muito tempo da reforma. Com peças soltas foi possível deixar os ambientes mais aconchegantes, como uma luminária de piso no chão da sala ou o trio de lanternas japonesas montadas no esquema faça você mesmo.

Quem entra no apê logo percebe que o tema preferido da Bruna é mesmo o design de interiores. Os livros e revistas sobre o assunto espalham-se pelas prateleiras, mesinhas, revisteiros e por onde mais precisar, acompanhados de objetos garimpados em viagens recentes dela e da família, como as cerâmicas do Marrocos, as lembranças divertidas de Nova York ou o quadro de Paris que foi presente da irmã caçula.

decoracao-historiasdecasa-apepequeno-08

decoracao-historiasdecasa-apepequeno-09

decoracao-historiasdecasa-apepequeno-10

A casa é recente, mas isso é o legal da história. A cada semana algo de novo acontece, um espaço é finalmente completado ou algum acessório aparece para se juntar aos outros, então é sempre uma pequena vitória ver as coisas ganhando forma. “Acho gostoso olhar e sentir orgulho da casa, achá-la bonita. Pra mim isso é sinônimo de bem-estar, ainda mais porque trabalho com isso. No outro endereço não tive muita participação na decoração pois tudo foi decidido quando éramos pequenas, os armários eram embutidos e não dava para mudar quase nada. Já aqui é tudo a minha cara”, revela Bruna.

Quer ver mais detalhes? Quarta-feira tem um novo capítulo sobre esse apê.

Continua

Fotos por Igor Giroto

Deixe seu comentário 22 Comentários

  1. Que casa linda!!!! Esta designer e excepxcional!!!!
    Saudades minha flor!!! Parabens

    Responder
  2. Que casa lindinha! Meu coração bateu mais forte por essa mesa redonda, linda, linda!
    De onde ela é?

    =)

    Responder
    • Oi Paula, tudo bom?

      Obrigada! Ai, também amo essa mesa – e ela nunca riscou, o que é perfeito. Comprei na Tok Stok há uns 2 anos, então não sei se eles ainda têm… Mas tomara que sim, rs.
      Beijos

      Responder
  3. Linda, linda, linda…esse cantinho me inspira muito!
    Parabéns por esse projeto lindo que veio para somar e apaixonar!

    beijos!
    Carla.
    http://www.umlarparaamar.com.br

    Responder
  4. Sou suspeita achei tudo suave,afetivo,encantador. Ti Amo pra sempre!!!

    Responder
  5. Casa decorada com amor, que sempre recebe bem as visitas. Muito orgulho! <3

    Responder
  6. Demais esse site!!

    Responder
  7. Nossa, estou apaixonada pelo site!!! Sua casa é linda e muito acolhedora!
    Amei aquele & com iluminação da sala, aonde você comprou?
    Beijos

    Responder
  8. Que casa linda
    Estou apaixonada pelo blog e indicando para varias amigas bjs

    Responder
  9. Estou mto encantada com o site, visito toda semana! Se possível, gostaria de saber de onde é o pufe redondo da sala? Obrigada e bjoacs

    Responder
  10. Linda decoração! Muito bom gosto! Estou me mudando para um apartamento pequeno e estou na dúvida se compro uma mesa de jantar retangular (1,30m) ou uma redonda (1,10m). Qual o diâmetro dessa mesa?

    Responder
    • Oi Julia, tudo bom?
      Eba, que bom que gostou. Essa é a minha antiga casa, sabia? 🙂 Olha, por experiência própria, te sugiro a mesa redonda, mas com um pé central. Sempre que recebíamos muitas pessoas a gente juntava banquinhos ao redor e dava muito certo. O diâmetro dela deve ser entre 1 e 1,20m. Se na sua casa couber uma de 1,20, melhor.
      Beijos e boa sorte,
      Bruna

      Responder
  11. Estou amando o site <3 O sofá é antiguinho também? Tava atrás de um assim.
    Obrigada!

    Responder
  12. Amei as cores da sua cozinha. Tô querendo colocar prateleiras embutidas no lugar do rack, mas estou em dúvida quanto à profundidade, 30 ou 35 cm?

    Responder
    • Oi Lany, tudo bom???
      Obrigada!!! 🙂 Agora já mudei de apartamento, mas novamente fiz prateleiras no lugar do rack. As minhas têm 25 cm e funcionam bem, mas acho que 30 é mais garantido para quem pretende usar muitos equipamentos de TV. Boa sorte!
      Beijos, Bruna

      Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Histórias

Tags