Last Updated on: 30th abril 2021, 05:10 pm

Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio.

Foi em um prédio baixinho e antigo que a carioca Marcela decidiu criar seu lar paulistano, onde mora há alguns meses. Na verdade ela já estava vivendo na cidade havia um ano, porém seu apartamento anterior era apertado demais para receber os amigos e ainda ficava em uma rua barulhenta e movimentada. Assim que o primeiro contrato de aluguel expirou, Marcela percebeu que aquela seria uma boa oportunidade de mudar de ares. Então mudou.

decoracao-historiasdecasa-apartamento-02

decoracao-historiasdecasa-apartamento-03

decoracao-historiasdecasa-apartamento--sala-estar01

decoracao-historiasdecasa-apartamento-04

Como ainda não conhecia muito bem as regiões de São Paulo, ela acabou aceitando uma dica de seu chefe, que lhe sugeriu procurar imóveis nos bairros Santa Cecília, Higienópolis e Vila Mariana – todos com estações do metrô nas proximidades. No mesmo dia entrou em um site de buscas e encontrou um apê lindo de 70m² que tinha acabado de ficar disponível, então correu para agendar uma visita. Assim que o corretor abriu a porta, ela percebeu que queria mesmo morar ali. Afinal, como resistir aos ambientes integrados, às amplas janelas e à cozinha com azulejos retrô? Tudo isso em uma rua arborizada.

Marcela é designer gráfica e ilustradora, o que faz com que tenha um olhar aguçado e criativo. A decoração, é claro, reflete um pouco disso. Sua mesinha de centro, por exemplo, foi feita com dois caixotes de frutas e um tampo de vidro improvisado. O micro-ondas fica apoiado em uma banqueta alta e vasos de plantas funcionam como “divisória” perto da porta de entrada. São detalhes simples como esses que trazem um toque pessoal para os cômodos alugados.

decoracao-historiasdecasa-apartamento-05

decoracao-historiasdecasa-apartamento-07

Alguns dos móveis vieram do outro endereço, porém como lá o espaço era reduzido, foi preciso comprar novas peças após a mudança. Sem poder gastar muito, a moradora foi atrás de itens usados, como o carrinho que serve de bar no corredor, a mesa com gavetas transformada em penteadeira ou o armário com frente de vidro que acabou virando uma cristaleira. Tudo garimpado em lojas e antiquários da Av. São João. Para Marcela, o apartamento ainda não está completo (e talvez nunca esteja), mas ela gosta desse processo de decidir as coisas aos poucos, de mudar os objetos de lugar e de sair à procura do que ainda está faltando: “É muito divertido montar a própria casa!”.

decoracao-historiasdecasa-apartamento-11

decoracao-historiasdecasa-apartamento-12

decoracao-historiasdecasa-apartamento-13

A história não ficaria completa se a gente não falasse da segunda inquilina do apê, a gatinha Nico, adotada ano retrasado. Dócil e um pouco assustada, ela se esconde embaixo das cobertas quando alguma visita desconhecida chega, mas logo aparece para espiar o que está acontecendo. Além de fazer companhia e de ajudar a criar aquela sensação de aconchego, a Nico acabou ensinando a designer a cuidar de mais alguém, além de si mesma.

E sabe quando o imóvel finalmente teve gostinho de um lar de verdade? A Marcela conta: “A partir do momento em que a minha casa tem a minha cara, em todos os detalhes, ela automaticamente virou o meu lar. Eu escolhi e montei tudo com muito carinho para criar um conforto e uma identificação, isso com certeza me dá mais vontade de voltar pra casa”.

Ah, mas esse tour ainda não acabou! Amanhã vamos publicar aqui no blog o segundo capítulo do apê…

Fotos por Igor Giroto

CONTINUA