Last Updated on: 29th abril 2021, 03:33 pm

Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio.

Impossível não se impressionar com a quantidade de objetos e quadros espalhados pelo apê de Vivian e André. Algum desavisado poderia até pensar que os dois são colecionadores há décadas, mas a verdade é que o jovem casal criou esse grande acervo de peças vintage em apenas quatro anos. O interesse por móveis antigos veio de uma necessidade, porém aos poucos a paixão cresceu de tal maneira que eles decidiram fazer dela uma profissão: assim surgia o Apartamento 61, uma loja online com itens cheios de personalidade.

Tudo começou quando eles resolveram morar juntos após dois anos de namoro. Nessa época André vivia em uma quitinete no Centro de São Paulo e Vivi dividia uma casa com a avó, os tios e o primo. Ou seja, ambos precisavam de mais espaço. Para completar, a relação dos dois estava em um momento “entre tapas e beijos”, então a decisão de juntar as escovas de dente foi um empurrãozinho extra para que tudo entrasse nos eixos de uma vez. Eles já tinham uma ideia do tipo de imóvel que gostariam de alugar, agora só faltava encontrá-lo.

decoracao-apartamento-vintage-historiasdecasa-00-quadros

decoracao-apartamento-vintage-historiasdecasa-02

decoracao-apartamento-vintage-historiasdecasa-31

decoracao-apartamento-vintage-historiasdecasa-32

decoracao-apartamento-vintage-historiasdecasa-03

decoracao-apartamento-vintage-historiasdecasa-04

decoracao-apartamento-vintage-historiasdecasa-25

decoracao-apartamento-vintage-historiasdecasa-05

Ambientes amplos eram um dos pré-requisitos, mas o casal também preferia que o apartamento fosse antigo, desses com pé-direito alto e layout bem definido. Se ainda tivesse uma varanda, melhor ainda. Pensando até na ventilação e na iluminação natural, eles partiram para a árdua missão de visitar apês em potencial – muitos estavam caindo aos pedaços, alguns eram caros demais, em outros os corretores davam o cano… Cansados, porém sem perder o pique, André e Vivi finalmente descobriram um lugar perfeito para morar: 120m² em Pinheiros distribuídos entre uma sala generosa com sacada, dois dormitórios, banheiro, cozinha iluminada e uma área de serviço confortável.

Primeiro o André visitou o apartamento sozinho e se identificou na hora, só que a Vivi estava um pouco relutante por conta do valor do aluguel. Por insistência dele ela acabou concordando em conhecer o prédio, mas antes mesmo de subir até o sexto andar reparou que a fachada e as áreas comuns estavam judiadas. Para piorar, os dois ainda ficaram presos no elevador! Ela já estava pensando em desistir do negócio quando abriu a porta de entrada e se apaixonou pela claridade e pelo espaço. Recém-pintado e com alguns dos acabamentos originais preservados, o imóvel não precisou de nenhuma reforma – em poucas semanas o casal desfazia as malas.

decoracao-apartamento-vintage-historiasdecasa-14

decoracao-apartamento-vintage-historiasdecasa-34

decoracao-apartamento-vintage-historiasdecasa-44

Praticamente sem móveis e com pouca grana disponível, eles se viram diante do desafio de preencher todos os cômodos com artigos de qualidade, evitando produtos genéricos ou de curta vida útil. Foi assim, meio sem querer, que os dois entraram de cabeça no universo vintage: “Começamos comprando itens antigos porque eram mais em conta. Alguns a gente mandou restaurar depois, outros permanecem até hoje no estado que adquirimos e seguem firmes e fortes. Percebemos que com o mesmo preço ou até gastando menos do que nas lojas convencionais, a gente tinha conseguido peças muito mais robustas e exclusivas”, lembram.

decoracao-apartamento-vintage-historiasdecasa-26

decoracao-apartamento-vintage-historiasdecasa-07

decoracao-apartamento-vintage-historiasdecasa-29

decoracao-apartamento-vintage-historiasdecasa-37

As primeiras aquisições foram um buffet dos anos 70, vendido posteriormente através da loja virtual, um barzinho da década de 50 que em breve será presente de casamento para uma das melhores amigas da Vivi, um gabinete de Formica azul que fica na cozinha e a mesa de jantar de caviúna com desenho de Giuseppe Scapinelli. Encantados com essa mistura, o casal começou a pesquisar cada vez mais sobre o assunto e, quando perceberam, o programa mais divertido do final de semana era sair para garimpar coisas em diferentes pontos da cidade.

O vício saudável se intensificou tanto que os ambientes ficaram pequenos para tantos móveis e objetos – haviam inclusive peças repetidas. Muitos dos amigos que visitavam o apê começaram a se interessar pelo acervo e acabavam pedindo dicas de onde encontrar uma poltrona bacana ou um armário legal. Nisso Vivi, que é formada em jornalismo e andava frustrada com a profissão, percebeu que poderia prestar consultoria de decoração vintage ou de repente escrever um blog sobre o tema. Ao mesmo tempo o André, que é designer gráfico, havia sido demitido e também repensava sua carreira. Coincidência do destino ou não, foi nessa hora que eles sentiram que isso poderia virar um negócio.

decoracao-apartamento-vintage-historiasdecasa-08

decoracao-apartamento-vintage-historiasdecasa-10

decoracao-apartamento-vintage-historiasdecasa-35

decoracao-apartamento-vintage-historiasdecasa-12

decoracao-apartamento-vintage-historiasdecasa-36

decoracao-apartamento-vintage-historiasdecasa-11

A experiência adquirida em anos de garimpo apurou o olhar do casal e foi crucial na criação do Apartamento 61 – que, aliás, é mesmo o número do apê deles. Hoje os dois conseguem identificar as madeiras usadas, os designers de cada época, a história das fábricas que foram importantes para o mercado nacional… Sabem apreciar cada detalhe, entender as referências e enxergar um pouco de cada movimento artístico no design dos produtos. Com a inauguração da loja online, que inclui também um serviço de restauração, o André e a Vivian sentem que estão trilhando o caminho certo em busca da realização pessoal e profissional. Nada como trabalhar com o que se ama!

Está gostando da história? Calma que ela ainda não acabou! Nos próximos dias vamos publicar o Capítulo 2, com mais fotos e fatos. Acompanhe…

Fotos por Igor Giroto

CONTINUA