Estilo particular | Capítulo 1

A decoração eclética e colorida do apartamento da blogueira Bia Perotti

Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio. 

Com um olhar atento e um talento nato para garimpar peças interessantes, a editora de moda e conteúdo Bia Perotti tem suas referências de vida estampadas na decoração e no closet. Criadora do site Os Achados, ela compartilha suas descobertas diariamente com as leitoras. Nada mais justo, então, que contarmos a história de como ela conquistou um espaço para chamar de lar.

Bia é do interior de São Paulo, mas se mudou para a cidade na época em que estava cursando a faculdade, em 2003. Sua família, que vive em São José dos Campos, está a apenas 85 km de distância, porém o “sair do ninho” foi difícil no começo, já que ela sempre foi apegada aos pais e ao irmão. O que amenizou aquele medinho e a saudade foi saber que, se quisesse, poderia visitá-los todos os finais de semana.

Mesmo morando de aluguel, Bia conseguia montar ambientes que refletiam sua personalidade através de itens menores e fáceis de trocar, como objetos queridos, fotos e cores, mas no fundo ela sempre teve vontade de ter um apartamento seu, que pudesse ser moldado de acordo com suas necessidades. Após 11 anos como inquilina, em 2014 a blogueira finalmente achou o lugar perfeito para essa fase de sua vida. Bem, na verdade quem descobriu o imóvel foi sua mãe, que na mesma hora ligou para avisar: “Acho que encontrei! É iluminado, ventilado e tem potencial para deixar como você quer”. Essas palavras foram o bastante para fazê-la visitar e se apaixonar pelo apê.

decoracao-apartamento-BiaPerotti-01-estilo-boho

decoracao-apartamento-BiaPerotti-02

decoracao-apartamento-BiaPerotti-03

decoracao-apartamento-BiaPerotti-04

decoracao-apartamento-BiaPerotti-05

decoracao-apartamento-BiaPerotti-06

decoracao-apartamento-BiaPerotti-07

decoracao-apartamento-BiaPerotti-08

O apartamento antigo, com cômodos bem distribuídos em seus 82 m², fica em um andar alto e é mais afastado da rua – ou seja, o silêncio é uma de suas virtudes. Outra coisa que chamou a atenção da futura moradora foi a possibilidade de reformar os espaços para deixar tudo como sempre tinha planejado. Mesmo sem a ajuda de um arquiteto, ela promoveu alterações estruturais significativas e quase tudo mudou de lugar. A cozinha foi aberta para a sala de estar, ampliando a área de convivência; um dos três quartos originais foi transformado em closet; a área de serviço diminuiu para que fosse criado um banheiro extra, assim o quarto de Bia virou uma suíte; e o outro banheiro foi dividido e deu origem a um lavabo. Isso sem contar que praticamente todos os pisos e revestimentos foram trocados. Ufa! A obra foi grande, porém o resultado final compensou todos os esforços.

Algo que ela queria muito era o acabamento de tijolinhos, mas quando os pedreiros foram quebrar a parede do living viram que era feita de blocos de concreto, então a saída foi construir tudo do zero e depois pintar de branco. A ideia deu certo, porque no fim das contas essa é a primeira coisa que as visitas reparam e elogiam quando entram no apê. Bia também adora o sofá de veludo roxo, comprado por sua mãe em um antiquário de São José dos Campos e restaurado posteriormente. Na época da mudança, esse era um dos únicos móveis da casa.

decoracao-apartamento-BiaPerotti-09

decoracao-apartamento-BiaPerotti-10

decoracao-apartamento-BiaPerotti-11

decoracao-apartamento-BiaPerotti-12

decoracao-apartamento-BiaPerotti-16

decoracao-apartamento-BiaPerotti-14

Como a blogueira já se interessa por decoração e passa bastante tempo na internet, ela decidiu reunir suas inspirações em pastinhas no Pinterest – além de alimentar diferentes ideias em sua imaginação, é claro. Ela fazia questão de ter detalhes específicos, como uma parede repleta de quadros, os azulejos que imitam tijolos na cozinha, um vaso com a planta Ficus Lyrata e uma barra de ballet para treinar de vez em quando. Também queria que o apartamento tivesse um toque boho, um de seus estilos preferidos. Para organizar tantas referências e colocar tudo em prática, Bia contou com as dicas de uma grande amiga especialista no assunto: Juliana Daidone, colaboradora de décor no site Os Achados e proprietária da loja SaLA Design.

Foi Juliana quem ajudou a definir onde ficariam as peças principais, sofá, mesa, prateleiras… Ela também “filtrou” os objetos da moradora para que os arranjos ficassem ainda mais bonitos e sem exageros, e indicou muitos dos móveis usados. Tanto que a mesa de jantar, as cadeiras, o banco e as mesinhas laterais são todos da SaLA Design. Até o hall de entrada foi sugestão dela, com uma ousada mistura de paredes amarelas e porta preta. Bia não gosta de casas frias ou sem emoção, então Juliana foi como uma fada madrinha para ela.

decoracao-apartamento-BiaPerotti-15

decoracao-apartamento-BiaPerotti-13

decoracao-apartamento-BiaPerotti-17

decoracao-apartamento-BiaPerotti-18

decoracao-apartamento-BiaPerotti-19

Ainda descobrindo as delícias do primeiro apê efetivamente seu, Bia sente orgulho do conjunto que conseguiu reunir. Além de itens que são a sua cara, os ambientes contam um pouco de sua história, de sua família e de sua formação. É como um porto seguro, onde ela se sente protegida e perto do que mais importa – sua essência.

Está gostando do tour? Ainda essa semana vamos publicar o segundo capítulo, não perca!

Continua-final

Fotos por Rafaela Paoli

Deixe seu comentário 11 Comentários

  1. Esse apartamento é uma graça,lindo assim como a dona!Me apaixonei pela parede com a composição na sala de jantar,tenho várias coisas guardadas,uma mesa de madeira com duas cadeiras e um banco,foi inspiração pura.Isso sem contar com a parede de tijolos brancos atrás do sofá e dos subway tiles da cozinha,objetos de desejo por aqui.

    Responder
  2. Adoro a originalidade e o ar contemporâneo misturado a toques vintage do apê da Bia! Por seus cliques no insta já dava para espiar detalhes e agora aqui, é de se suspirar com cada ambiente! <3

    Responder
  3. Que delícia de ap…Bia querida, Parabéns por cada cantinho cheio de amor!
    Bjo,
    Manu

    Responder
  4. Sou fã da Bia, acho seu trabalho genial (uma das melhores curadorias dessa internet de meu deus) e AMO a cartela cromática e as texturas dessa casa linda dela.
    Por último mas não menos importante: não tô sabendo lidar com essa cabeça de alce maravilhosa
    <3

    Responder
  5. Amei essa cabeça de alce!!

    Responder
  6. Olá, adorei cada detalhe dessa casa. Parabéns! É possível saber qual é a o numero e marca da cor do cinza da sala de jantar? bjsss

    Responder
    • Oi Léia, tudo bom?
      Como publicamos essa casa há muito tempo, não temos o nome da tinta, porém podemos te sugerir uma outra que é bem bonita e vai estar em uma casa que fotografamos recentemente (ainda não foi publicada, mas quando você ver vai reconhecer o cinza, rs).
      O nome é Barra de Ferro, da Suvinil. 🙂
      Esperamos ter te ajudado!
      Beijos

      Responder
  7. Olá, qual é a cor desse cinza?

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Histórias

Tags