Luiza Dias

A designer de joias que criou um estúdio acolhedor e funcional em seu apê

A decoração faz parte do nosso dia a dia, por isso conseguimos enxergar ideias interessantes em quase todo lugar, inclusive em ambientes de trabalho. Depois de perceber que esses espaços também tinham suas histórias pra contar, decidimos criar uma nova seção aqui no blog, chamada POR AÍ. Além de mostrar onde pessoas talentosas trabalham e como a criatividade pode melhorar a rotina, vamos falar sobre a carreira de cada uma delas… Hoje a visita é no apartamento-ateliê de Luiza Dias, confira:

“É uma sensação muito gratificante saber que as pessoas se identificam com a sua arte”, conta a designer de acessórios Luiza Dias com aquela pontinha de orgulho de quem está começando a colher os frutos de muita dedicação. Formada em moda e especializada em styling e arte através de cursos realizados nos Estados Unidos, Luiza faz parte de um cenário profissional em que cada vez mais jovens abandonam os empregos formais para criarem suas próprias marcas e se tornarem empreendedores. Apesar de essa manobra ter sua dose de risco, trabalhar com o que se ama compensa cada esforço.

Desde criança Luiza é apaixonada por arte, então mesmo antes de escolher o que iria estudar na faculdade ela já sabia que sua carreira estaria de certa forma ligada a esse universo. Incentivada pelo pai, a designer confiou no potencial de seus desenhos e não pensou duas vezes antes de se matricular em moda. Após a formatura ela viajou para Nova York, onde morou por sete meses. Viver essa realidade diferente não só lhe apresentou novas referências, como a fez amadurecer – o que naturalmente se refletiu em sua criatividade e preferências.

decoracao-historiasdecasa-luizadias-cristais-09

decoracao-historiasdecasa-luizadias-cristais-10

decoracao-historiasdecasa-luizadias-cristais-11

decoracao-historiasdecasa-luizadias-cristais-13

decoracao-historiasdecasa-luizadias-cristais-14

decoracao-historiasdecasa-luizadias-cristais-15

por-ai-luiza-dias-historias-de-casa-designer-joias

decoracao-historiasdecasa-luizadias-cristais-16

decoracao-historiasdecasa-luizadias-cristais-17

Quando voltou para o Brasil Luiza passou a desenvolver coleções para lojas de acessórios, porém ela já se aventurava na criação de bijuterias desde a época do colegial. Seu interesse pelo assunto logo cresceu, tal como a vontade de abrir uma marca própria para poder desenhar livremente, sem precisar seguir o briefing de alguém. Assim nasceu a Luiza Dias 111, cujas peças com pegada artesanal refletem o estilo pessoal de sua autora. Se precisasse definir, a designer diria que seu trabalho mistura o rústico e o sofisticado com leveza: nem tão hippie, nem tão perua. Ela inclusive é um pouco assim também, pois se veste de maneira casual no dia a dia, mas costuma inserir um elemento que traga personalidade ao look.

“Sempre fui apaixonada por arte, mas descobri que tinha uma habilidade para a moda um pouco mais tarde.”

Uma das características marcantes dos brincos, pulseiras e colares assinados por Luiza é a matéria-prima. O lado místico das coisas sempre a atraiu, por isso as pedras e cristais foram uma escolha natural em seu trabalho. Além disso, há dois anos ela descobriu um fornecedor incrível de cristais em forma bruta – com tantas cores e contornos disponíveis, sua imaginação consegue voar cada vez mais alto. Não é à toa que ela lança de três a quatro coleções por ano, cada uma com uma média de 15 a 20 itens. A produção é terceirizada, porém a designer não descansa até ter definido cada detalhe de suas peças.

decoracao-historiasdecasa-luizadias-cristais-25

decoracao-historiasdecasa-luizadias-cristais-19

decoracao-historiasdecasa-luizadias-cristais-20

decoracao-historiasdecasa-luizadias-cristais-21

decoracao-historiasdecasa-luizadias-cristais-23

decoracao-historiasdecasa-luizadias-cristais-24

Poder trabalhar em casa e evitar o trânsito de São Paulo sem dúvida é uma das vantagens da carreira autônoma, mas Luiza confessa que levou um tempo até ter disciplina e organizar bem sua agenda. Em um apartamento alugado no Jardins, ela encontrou o lugar perfeito para unir as duas esferas de sua vida, pessoal e profissional. Após algumas mudanças simples na disposição dos móveis, o showroom (que também funciona como sala de jantar) agora tem vista para o jardim particular da moradora – um dos privilégios do imóvel térreo. Difícil não manter-se inspirado com o silêncio e a paisagem presentes ali. Quando a designer sente que precisa ver a rua ou quer um pouco mais de movimento, basta convidar algum amigo para almoçar nas redondezas.

“Minha casa é muito visitada, então sempre faço almoços ou encontros no jardim. Na verdade tudo acontece aqui.”

A decoração desse refúgio, assim como os acessórios da marca, também mistura elementos rústicos a peças mais elaboradas, como as cadeiras com design assinado ou os móveis garimpados em lojas vintage. Por coincidência a parede de tijolinhos já estava lá quando Luiza alugou o apê e hoje em dia ela serve como pano de fundo para os expositores dos acessórios – até mesmo um galho caído virou uma arara improvisada para os colares. Cercada por plantas, quadros bacanas e livros de arquitetura e artistas contemporâneos, a designer conquistou o que muitos desejam: uma casa que motiva e ao mesmo tempo acolhe.

decoracao-historiasdecasa-luizadias-cristais-02

decoracao-historiasdecasa-luizadias-cristais-03

decoracao-historiasdecasa-luizadias-cristais-04

decoracao-historiasdecasa-luizadias-cristais-05

decoracao-historiasdecasa-luizadias-cristais-06

decoracao-historiasdecasa-luizadias-cristais-07

decoracao-historiasdecasa-luizadias-cristais-08

A vocação artística e o bom olho para a decoração estão no sangue da família. O irmão da moradora, Gustavo Dias, é o nome por trás da marca WooDesign, especializada no desenvolvimento de móveis fabricados com madeiras de origem sustentável.  Apesar de ser formado em publicidade, ele não demorou a descobrir sua verdadeira paixão. Como não poderia deixar de ser, o apartamento de Luiza tem vários exemplares idealizados por Gustavo, como a fruteira sobre a mesa de jantar, as mesinhas de centro com pés roliços e os bancos usados de apoio para os vasos no hall de entrada.

Enquanto sonha em levar suas joias também para o exterior, Luiza continua criando o que lhe dá mais prazer – seus planos envolvem inclusive outros segmentos, como uma linha de itens para a casa. Paciente e dedicada, hoje ela entende que tudo leva seu tempo para amadurecer e aparecer. E se o universo místico ainda der um empurrãozinho, melhor ainda!

.

Fotos por Rafaela Paoli

Deixe seu comentário 12 Comentários

  1. Muito inspirador esse post, essa casa/ateliê! Ficaria feliz de ver mais “Por aí” !

    Responder
  2. Amei a casa e a loja Luiza, tudo de muito bom gosto e super original! Adorei..

    Responder
  3. amei esta casa.

    Responder
  4. Puts! Para nós está normal… se continuar o erro você nos avisa?
    Precisamos checar… Obrigada por avisar.
    Beijos 😉

    Responder
  5. Amei a historia dela e a casa simples e confortavel

    Responder
  6. Finalmente acessei pra acompanhar vocês.
    As plantas como sempre trazendo vidas.

    Responder
  7. Encantadora, rústica e inspiradora!

    Responder
  8. Lindo apartamento. Trasmite paz e uma boa energia. Adorei!

    Responder
  9. Gostei muito do trabalho! Gostaria do contato!

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Por Aí

Tags