Vanessa Rozan

Um passeio pelo incrível Liceu de Maquiagem, decorado com detalhes únicos

A decoração faz parte do nosso dia a dia, por isso conseguimos enxergar ideias interessantes em quase todo lugar, inclusive em ambientes de trabalho. Depois de perceber que esses espaços também tinham suas histórias pra contar, decidimos criar uma nova seção aqui no blog, chamada POR AÍ. Além de mostrar onde pessoas talentosas trabalham e como a criatividade pode melhorar a rotina, vamos falar sobre a carreira de cada uma delas… Confira abaixo a visita que fizemos ao Liceu de Maquiagem, comandado por Vanessa Rozan.

“Passa um batonzinho antes de sair, minha filha”. Era essa a frase que Vanessa Rozan costumava ouvir de sua mãe quando era adolescente. Até então ninguém fazia ideia que a garota que resumia sua maquiagem a um lápis preto e um corretivo iria se transformar em uma referência no mundo da beleza.

Está certo que o caminho para que ela alcançasse todo esse reconhecimento não foi exatamente retilíneo. Por um bom tempo sua vida profissional não teve direção certa: de máquinas agrícolas a agências de publicidade, Vanessa fez de tudo um pouco enquanto cursava Comunicação na ESPM. Frustrada com a rotina atrás da tela de um computador, ela resolveu tirar um ano sabático para tentar se encontrar. E não é que a busca deu certo?

decoracao-VanessaRozan-Liceu-HistoriasdeCasa-24

decoracao-VanessaRozan-Liceu-HistoriasdeCasa-03

decoracao-VanessaRozan-Liceu-HistoriasdeCasa-04

decoracao-VanessaRozan-Liceu-HistoriasdeCasa-05

decoracao-VanessaRozan-Liceu-HistoriasdeCasa-06

decoracao-VanessaRozan-Liceu-HistoriasdeCasa-01

decoracao-VanessaRozan-Liceu-HistoriasdeCasa-07

decoracao-VanessaRozan-Liceu-HistoriasdeCasa-08

decoracao-VanessaRozan-Liceu-HistoriasdeCasa-10

decoracao-VanessaRozan-Liceu-HistoriasdeCasa-09

decoracao-VanessaRozan-Liceu-HistoriasdeCasa-11

Hoje em dia as mãos habilidosas de Vanessa parecem sempre ter tido intimidade com os lápis e pincéis, porém ao contrário dos artistas plásticos, que usam telas em branco, seus instrumentos de trabalho pintam olhos e bocas. Essa ligação com a arte não é por acaso. Após se formar em cursos técnicos de Cabeleireiro e Maquiador no Senac, ela cursou Artes Plásticas na Escola Panamericana, por isso defende:

“Acho que todo maquiador deveria estudar algo relacionado a esse assunto.”

Depois de descobrir sua paixão pelo tema, Vanessa não parou mais. Além de diversos workshops com grandes nomes da área, ela também frequentou a escola MUD, em Nova York, e foi admitida em aulas ministradas por uma das maquiadoras que mais admira, chamada Val Garland. Sua sede de conhecimento é tanta que, apesar de ter alcançado o sucesso profissional, Vanessa continua a estudar, dessa vez fazendo mestrado em Semiótica – de maneira indireta a matéria a ajuda a compreender cada vez melhor esse universo.

Nesse meio tempo a carreira de Vanessa decolou e não demorou muito para que ela se acostumasse a atender o alto escalão da moda ou a participar do backstage de importantes desfiles. Até hoje a maquiadora admite que o ritmo é puxado e a pressão é grande, mas no fim tudo sempre dá certo.

decoracao-VanessaRozan-Liceu-HistoriasdeCasa-25

decoracao-VanessaRozan-Liceu-HistoriasdeCasa-12

decoracao-VanessaRozan-Liceu-HistoriasdeCasa-13

decoracao-VanessaRozan-Liceu-HistoriasdeCasa-14

decoracao-VanessaRozan-Liceu-HistoriasdeCasa-16

Em certo momento Vanessa percebeu que apenas maquiar não seria o bastante – ela queria também ensinar outras pessoas, transmitindo tudo aquilo que aprendeu ao longo dos anos. Assim nasceu o Liceu de Maquiagem, uma escola com técnicas modernas e professores com uma visão insider do mercado de trabalho. Em uma simpática casinha no Higienópolis, a escola tem clima acolhedor e um perfume vintage: os espaços possuem espelhos por todos os lados, luzes de camarim, muitos livros de referência e um acervo gigantesco de produtos de beleza.

“Sempre me interessei por coisas impregnadas de alguma história ou até um pouco decadentes.”

Em seis anos de existência o Liceu já passou por quatro endereços diferentes, porém esse último parece concentrar todas as necessidades e ambições decorativas de Vanessa em um só lugar. A maioria dos ambientes foi idealizada por ela mesma, que contou com a ajuda do amigo Frank Dezeuxis para resolver um dilema ou outro. Acostumado a criar diferentes atmosferas, ele teve uma participação crucial na construção do conceito de cada cômodo – todos repletos de quadrinhos, enfeites e ornamentos antigos, do jeitinho que a proprietária gosta. Além do salão principal, que recebe os alunos, a casa conta com um banheiro pensado para atender somente a noivas, um escritório compacto, uma cozinha, um terraço descoberto e uma sala espelhada nos fundos usada pelos cabeleireiros.

decoracao-VanessaRozan-Liceu-HistoriasdeCasa-19

decoracao-VanessaRozan-Liceu-HistoriasdeCasa-17

decoracao-VanessaRozan-Liceu-HistoriasdeCasa-18

decoracao-VanessaRozan-Liceu-HistoriasdeCasa-20

decoracao-VanessaRozan-Liceu-HistoriasdeCasa-21

decoracao-VanessaRozan-Liceu-HistoriasdeCasa-22

decoracao-VanessaRozan-Liceu-HistoriasdeCasa-23

Sempre atenta ao que acontece a seu redor, a fundadora do Liceu de Maquiagem consegue extrair inspiração de quase tudo: viagens, exposições de arte, filmes, livros, épocas… Ela gosta de observar as pessoas de cada lugar, reparando em como andam, o que comem, como se vestem. É uma análise constante do outro que acaba refletida em seu trabalho. Vanessa Rozan é hoje uma top maquiadora, mas não só: “Meu trabalho é parte do que sou, porém não gosto de me definir apenas por ele. Me interesso por tantas coisas mais… Na verdade gosto de fazer por outras pessoas o que não sei fazer por mim, que é dar a elas a melhor versão delas mesmas.”.

.

Fotos por Rafaela Paoli

Deixe seu comentário 13 Comentários

  1. Lindíssima e super carismática *-* queria ser maquiada por ela 🙂

    Responder
  2. Adoro ela ! Pirei no banheiro !

    Responder
  3. Que casa mais linda! Fiquei louca qdo vi aquele secador rosa na estante, minha mãe teve um daqueles e cheguei a usá-lo algumas vezes, pesava um chumbo! Haja braço pra segurar aquilo rsrs

    Responder
  4. Uauu! Já sigo a Vanessa no instagram e sempre achei ela muito diva! Hahaha morri com o Liceu! Coisa linda, gente! Tão parisiense 😉 Adorei conhecer todos os cantinhos 😉

    Responder
  5. Adorei o espaço e amo a Vanessa! <3

    Responder
  6. Depois de conhecer o Liceu, queremos conhecer a casa da Vanessa!

    😉

    Responder
  7. Nossa meu sonho é ser maquiada por ela.

    Responder
  8. A Vanessa é muito divaaa, suas maquiagens então… ADORO. !!

    Responder
  9. Ela é diva demais. Será que não oferecem programas de bolsas no Liceu?

    Responder
    • Oi Katia, tudo bom?
      Também amamos o trabalho da Vanessa. Vamos ficar te devendo essa informação, mas quem sabe você não descobre dando uma ligadinha no Liceu? Nunca se sabe… 🙂

      Responder
  10. Achei a materia linda
    Acho que a casa é isso… tem que ter a cara de quem vive nela.

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Por Aí

Tags