Identidade própria | Capítulo 2

Uma decoração moderna e criativa inspirada no estilo industrial

O apê da arquiteta Lisea Kasper e do publicitário Edu Monteiro tem como carros-chefe o estilo industrial e os tons de cinza, porém a decoração dos espaços vai muito além disso. Idealizada pela moradora, uma grande reforma ajudou o casal a transformar o imóvel antigo em um refúgio moderno e amplo, perfeito para receber os amigos. Perdeu o comecinho dessa história? Então leia o Capítulo 1.

Lisea trabalha com arquitetura há mais de dez anos, mas nesse meio-tempo se aventurou também nas áreas de design de produto e cenografia. Acostumada a encarar muito quebra-quebra e modificações estruturais intensas, ela não hesitou em remover as paredes de um dos dormitórios originais para criar um home office parcialmente integrado ao living. Parcialmente porque ao invés de usar portas convencionais a moradora as substituiu por duas estantes de livros que giram 360 graus e isolam – ou não – o cômodo. Motivo de orgulho para ela e para a sócia, Lara Amaral, o móvel aos poucos vai sendo preenchido com relíquias e memórias.

Durante um ano elas usaram esse ambiente como base para o Estudio KA, formado em 2011 quando as amigas gaúchas se reencontraram em São Paulo, porém agora a demanda por um espaço maior as levou a alugar uma sala no Conjunto Nacional, em plena Avenida Paulista. Ainda assim, o escritório ‘de casa’ continua sendo utilizado com bastante frequência, afinal ele permite que Lisea acompanhe de perto a infância de Sofia, sua filha, sem que precise deixar o trabalho de lado.

decoracao-cinza-industrial-historiasdecasa-18

decoracao-cinza-industrial-historiasdecasa-19

decoracao-cinza-industrial-historiasdecasa-20

decoracao-cinza-industrial-historiasdecasa-21

decoracao-cinza-industrial-historiasdecasa-22

decoracao-cinza-industrial-historiasdecasa-23

decoracao-cinza-industrial-historiasdecasa-24

A reforma corria bem: os revestimentos dos banheiros foram trocados, as banheiras antigas removidas, o piso dos quartos ganhou o mesmo acabamento desgastado da sala de estar… o problema só apareceu quando a moradora começou a projetar sua suíte. Por conta de um pilar enorme do prédio Lisea precisou limitar as alterações nesse cômodo, então a saída foi apostar em detalhes customizados, como a cabeceira estofada desenvolvida por ela, os criados-mudos de marcenaria e a faixa de espelho que ajuda a trazer amplitude.

Colorido e despojado, o quarto de Sofia foi uma das etapas mais divertidas da decoração do apê. Mesmo com apenas 3 aninhos ela tem personalidade forte e quis opinar em quase tudo, como o tom alegre usado na estrutura da cama ou os quadros emoldurados – muitos deles com seus próprios desenhos. Ao lado de uma segunda cama ficam os maiores tesouros da pequena moradora, seus livros! Inclusive o móvel que lembra uma biblioteca particular foi uma das primeiras coisas que Lisea encomendou. No teto, faixas de adesivo amarelo criam uma atmosfera lúdica e fazem toda a diferença no ambiente.

decoracao-cinza-industrial-historiasdecasa-25

decoracao-cinza-industrial-historiasdecasa-26

decoracao-cinza-industrial-historiasdecasa-27

decoracao-cinza-industrial-historiasdecasa-28

decoracao-cinza-industrial-historiasdecasa-29

decoracao-cinza-industrial-historiasdecasa-30

Impossível não reconhecer que o apartamento de Lisea e Edu é funcional e muito bem resolvido, porém o que realmente o torna especial é a forma como a personalidade e o estilo dos moradores podem ser percebidos em cada escolha. Urbano, industrial, contemporâneo… as definições podem ser muitas, mas para o casal e sua filha o apê significa apenas uma coisa: LAR.

fim-final

Fotos por Alessandro Guimarães

Deixe seu comentário 10 Comentários

  1. Super bacana esse apê, adorei! Queria muito saber de onde é o móbile do quartinho da Sofia! Bjocas

    Responder
    • Lindo mesmo o apê, né?
      O móbile da Sofia foi trazido do museu MoMA, de Nova York. 🙂
      Beijos

      Responder
  2. Boa tarde. Tô apaixonada nesse papel de parede, vcs sabem qualquer informação sobre ele? 🙂

    Responder
    • Oi Rafaella, tudo bom?
      Você diz o papel de parede do quarto infantil? Falamos com a moradora e ele é do site Papel de parede dos anos 70. Dá uma olhada aqui: http://www.papeldeparededosanos70.com/ Eles têm uma infinidade de desenhos lindos — talvez esse esteja na seção de estampas infantis.
      Beijos

      Responder
  3. Gostaria de saber o nome/marca do revestimento preto, obrigada!

    Responder
  4. Amei toda a matéria, muito legal… A estante do quarto infantil foi comprada aqui no Brasil? Qual marca? Parabéns e bjs

    Responder
    • Oi, tudo bom?
      Que legal que você gostou desse apê. Nós também adoramos a decoração cheia de personalidade. Não temos a origem da estante, mas você com certeza consegue reproduzir esse modelo com um marceneiro. O desenho da peça é bem simples, então mostrando a foto o marceneiro consegue seguir e fazer uma bem parecida. O que acha?
      Boa sorte! Beijos

      Responder
  5. Adorei o apt! Gostaria de saber de onde é a cadeira amarela no quarto de criança.

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Histórias, Onde Encontrar

Tags