Last Updated on: 21st abril 2021, 03:27 pm

Preocupados em criar um lar que conseguisse revelar a personalidade do casal e também contar a história de vida de cada um, a figurinista e bordadeira Flávia e o produtor de elenco Luciano guiaram suas escolhas decorativas pelo lado emocional, por isso nenhuma peça usada em seu apartamento está lá por acaso. Para não perder os detalhes charmosos da sala de estar e da cozinha montadas por eles, leia primeiro o Capítulo 1.

Caminhar pelo corredor que leva aos quartos é se aprofundar ainda mais no universo dos moradores. Agrupados na parede como uma mini galeria, quadros, fotografias e plaquinhas garimpados ou presenteados por amigos se misturam a telas e trechos de tecido bordados por Flávia. Aliás, sua paixão pelas linhas e agulhas vem de longe: “Bordo desde criança e cheguei a explorar essa técnica durante a faculdade de artes plásticas, porém foi nos últimos 5 anos que passei a me dedicar com mais força. Bordar sempre foi um ritual de domingo na minha família paterna, então trabalhar com isso é uma forma de manter uma relação com essa tradição.”.

Entusiasta do tema, Flávia não só produz suas próprias criações, mas também dá aulas de bordado para quem quer se aventurar. Com turmas de apenas quatro alunas por vez, a moradora gosta de receber os grupos em casa, na companhia de algumas xícaras de chá e de muitas linhas coloridas. O escritório-ateliê, instalado em um dos dois dormitórios do apê, serve para que ela e Luciano possam organizar seus inúmeros livros, materiais de trabalho, imagens de referência e projetos já realizados… Uma ao lado da outra, as duas escrivaninhas separam bem a baguncinha de cada um, porém ainda permitem que eles passem mais tempo juntos.

22-decoracao-quadros-galeria-corredor

23-decoracao-quadros-galeria-corredor

24-decoracao-quadros-bordado-corredor

25-decoracao-quadros-placa-vintage

21-decoracao-plantas-apartamento-home-office

26-decoracao-escritorio-cavalete-escrivaninha

27-decoracao-escritorio-cavalete-escrivaninha

28-decoracao-escritorio-cavalete-escrivaninha

29-decoracao-gravura-aquarela-parede

32-decoracao-bordado-flavia-lhacer-3

31-decoracao-bordado-flavia-lhacer-2

33-decoracao-escritorio-cavalete-escrivaninha

34-decoracao-bordado-mural-parede

35-decoracao-estante-prateleiras-branco

36-decoracao-estante-prateleiras-branco

Além da estante de ponta a ponta, outro detalhe especial no escritório são as plantas, herança do antigo endereço em que a figurinista morava. Praticamente todos os vasos que eram cultivados no quintal da casinha de vila que ela costumava alugar foram trazidos para o apartamento – até mesmo a grande jabuticabeira, chamariz de simpáticos passarinhos que aparecem de vez em quando para ‘roubar’ as frutas. Cuidadas com carinho, as plantas são os xodós do casal, por isso estão presentes em todos os cômodos, seja em forma de flores, folhagens ou cactos.

Aliás, elas também são destaque no quarto. Inspirados por uma ideia que viram na casa de uma amiga, Flávia e Luciano começaram a fixar flores na parede conforme elas iam secando. Dispostas sem muita regra com a ajuda de washi tapes, elas dão um arremate poético ao ambiente repleto de tons suaves e texturas delicadas. “Queríamos um espaço acolhedor, com cores calmas e sem muitos móveis, apenas o necessário. O pôster do espetáculo da Pina Bausch colado em cima da cama era do outro apê do Luciano e quisemos mantê-lo da mesma forma. No fim das contas, ele é o eixo do quarto.”, conta a moradora.

37-decoracao-quarto-branco-cabeceira

38-decoracao-quarto-branco-criadomudo

39-decoracao-quarto-branco-criadomudo

40-decoracao-quarto-branco-criadomudo

41-decoracao-quarto-flores-parede

42-decoracao-quarto-flores-secas-parede

43-decoracao-quarto-flores-secas-parede

44-decoracao-banheiro-antigo-plantas

45-decoracao-banheiro-antigo-plantas

Flávia diz que uma das coisas que mais lhe atrai no bordado é a oportunidade de se expressar através dele, porém essa expressão pessoal se estendeu também à decoração do apartamento. Assim como seus desenhos ganham vida com as linhas, os ambientes ganham vida com os objetos e móveis eleitos por ela e por Luciano. Apesar de morarem de aluguel e de não terem feito nenhuma reforma, eles criaram um lar muito original que reflete a união de seus olhares.

Fotos por Isadora Fabian