Bowl com suculentas

Confira o passo a passo e aprenda a montar um arranjo com as espécies

Ter flores e plantas em casa é um hábito que vai além da função decorativa, afinal elas trazem bem-estar e transformam o clima dos ambientes. Se você sempre quis aprender a montar arranjos lindos para o dia a dia, acompanhe as dicas espertas da florista Mariana Bassi.

De uns tempos pra cá as suculentas viraram as queridinhas de quem não tem muita experiência no cultivo de plantas, e é fácil entender o motivo:  além de serem mais simples de cuidar, já que não precisam de muita água, elas são resistentes e suportam longos períodos sem regas – ou seja, são perfeitas para os esquecidos de plantão. Variedade também não é problema, pois existem milhares de espécies de suculentas no mundo. No Brasil, uma das mais encontradas é a Rosa de Pedra, mas legal mesmo é misturar mais de um tipo.

Quer aprender a montar um arranjo incrível como esse? Então siga o passo a passo abaixo:

Materiais usados: um vaso ou recipiente com a boca larga, diferentes espécies de suculentas compradas em pequenos vasos de plástico, argila expandida, terra e casca de árvore

  • Passo 1: Coloque a argila expandida no fundo do recipiente e depois preencha o vaso com um pouco de terra quase até a borda.
  • Passo 2: Retire as suculentas delicadamente do vasinho plástico ou do saco, caso ela seja vendida em um saquinho com terra. Muito cuidado nessa hora para não ferir as raízes.
  • Passo 3: Comece a acomodar cada planta no recipiente, prestando atenção para que elas mantenham uma pequena distância entre si – assim as suculentas conseguem crescer um pouco sem se sobrepor.
  • Passo 4: Para fazer o acabamento e esconder a camada de terra no topo do vaso, use cascas de árvore ou musgo. Coloque-as suavemente sob as folhas das suculentas, com cuidado para não as quebrar.

02-decoracao-arranjo-suculentas-materiais

03-decoracao-arranjo-suculentas-plantas

04-decoracao-arranjo-suculentas-plantas

05-decoracao-arranjo-suculentas-plantas

06-decoracao-arranjo-suculentas-plantas

07-decoracao-arranjo-suculentas-plantas

08-decoracao-arranjo-suculentas-plantas

Dicas úteis:

  • Com o arranjo pronto, regue apenas uma vez por semana e bem pouquinho para não apodrecer as raízes das plantas. A estimativa é que o arranjo dure em torno de 45 dias.
  • Caso você encontre alguma folha amarelada, é melhor removê-la.
  • Como a rega é pouco frequente e bem moderada, você pode escolher qualquer recipiente, mesmo que ele não tenha um furo na parte de baixo. Nós sugerimos um bowl cerâmico como esse usado no passo a passo, já que a estampa valoriza as suculentas.

Confira um pouco mais do trabalho da florista Mariana Bassi

Fotos por Rafaela Paoli

Deixe seu comentário 1 Comentário

  1. Maravilhoso, show mesmo!

    Responder
  2. “A estimativa é que o arranjo dure em torno de 45 dias” – Gostaria de saber o pq. As suculentas morrem? Devo trocá-las de lugar? Obrigada!

    Responder
    • Oi Larissa, tudo bom?
      A florista passou essa estimativa porque nem sempre as suculentas vingam. No geral, elas são bem resistentes, mas existem exceções, por isso passamos esse ‘prazo’.
      O que vale é acompanhar as suculentas todos os dias para ver como estão se ‘comportando’.
      Beijos

      Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Jardim urbano