Clima antiguinho

Cozinha renovada com cores fortes e revestimentos retrô

É praticamente impossível chegar ao apartamento da arquiteta Gabriela Marques e não notar sua incrível cozinha azul. Com uma marcenaria inspirada nas casas de antigamente, o espaço de 14m² logo se tornou o protagonista de seu novo endereço. Ela e o marido, o engenheiro civil Rene Steiner, se mudaram para um imóvel amplo em Higienópolis após o nascimento de Bernardo, seu primeiro filho. Atraído pelo clima residencial e pelas ruas arborizadas do bairro, o casal encontrou um apê com todo o potencial para se transformar em seu lar.

Gabi adorou a chance de começar um projeto do zero e dessa vez aproveitou para colocar em prática todas as ideias que não tinham saído do papel em seu antigo apartamento. Ter uma cozinha totalmente integrada era a principal delas, por isso a reforma priorizou a retirada de algumas paredes e a criação de uma ilha para o fogão: “Essa disposição aproxima os convidados. Quando estamos oferecendo um jantar em casa, o ‘chef’ fica sempre rodeado de pessoas.”, resume a arquiteta. A bancada de granito, que parte da ilha e forma um L em toda a extensão do ambiente, foi pensada para que o casal não tivesse aperto na hora de preparar suas receitas.

02-decoracao-cozinha-armario-azul-azulejo-metro

03-decoracao-cozinha-armario-azul-ilha-fogao

04-decoracao-cozinha-vintage-azulejo-metro

05-decoracao-cozinha-aberta-vintage-lousa

06-decoracao-cozinha-lousa-azulejos-brancos

07-decoracao-cozinha-armario-azul-azulejo-metro

Fã do estilo escandinavo, Gabi quis trazer um pouco da leveza e do minimalismo desses espaços ao apê, porém adicionando um temperinho brasileiro ao mix de paredes claras, peças modernas e base clássica. Para reforçar ainda mais a integração com a área social, o cômodo recebeu o mesmo piso de madeira que a sala possuía quando o casal comprou o imóvel. Já o revestimento da parede da pia, com os famosos azulejos brancos seguindo a paginação de tijolinhos, é uma velha paixão da moradora que acabou complementando o clima vintage da decoração, um desejo de Rene. Participativo, o engenheiro fez questão de opinar em todas as etapas do projeto, dos materiais usados à disposição dos objetos e quadros.

“A escolha do estilo antiguinho foi um pedido do meu marido, que curte muito as referências de cozinhas europeias que vê em blogs e sites. A cor, por outro lado, veio à minha cabeça pois estava enjoada dos tons tradicionais, como madeira, branco ou preto. Confesso que deu um medinho antes de ver pronto, mas hoje acho que esta é a cereja do bolo da nossa cozinha.”. Com tanto carinho envolvido na concepção do ambiente, a execução não poderia deixar a desejar, por isso Gabi recorreu à marcenaria Santíssima Fé, comandada por uma de suas amigas de infância. Especialistas em móveis coloridos, eles seguiram à risca o desenho da arquiteta.

08-decoracao-cozinha-azul-ilha-cooktop

09-decoracao-cozinha-armario-vintage-azul

10-decoracao-cozinha-potes-ceramica-vintage

“Emoção e movimento são dois temperos que não podem faltar na vida, por isso aqui estamos sempre buscando algo diferente. Seja uma viagem, um jantar com amigos ou a maior mudança de todas, a chegada do nosso filho.” Tanto na rotina quanto na própria decoração da casa, a presença de um bebê revoluciona tudo: no apartamento as mesas mais arredondadas entraram em cena, enquanto itens de vidro foram vetados pelos próximos anos – e esses são só alguns exemplos. Completando a turma tem também a cadelinha Nina, uma Jack Russell curiosa que está sempre por perto.

A moradora diz que não é nenhuma especialista na cozinha, mas que gosta de se arriscar sempre que pode.  Além de massas e saladas, ela se empolga com comidas bonitas e bem apresentadas – talvez seja seu instinto de arquiteta falando mais alto. Vinda de uma família onde quase todo mundo adora uma boa receita, Gabi não podia negar suas origens, então ela preparou um delicioso guacamole para ensinar aqui no blog. Confira as etapas após as fotos!

11-receita-culinaria-ingredientes-guacamole

12-receita-guacamole-escumadeira-coentro

13-receita-guacamole-decoracao-faca-colorida-azul

14-receita-guacamole-decoracao-cozinha-linda-vintage

15-receita-guacamole-limao-ingredientes

16-receita-guacamole-abacate-ingredientes

17-receita-guacamole-etapas-culinaria

18-decoracao-cozinha-azul-cachorro

19-receita-guacamole-etapas-culinaria

20-receita-guacamole-cozinha-azul-vintage

21-receita-culinaria-guacamole-entrada-mexicano

Guacamole

Ingredientes:

• 1 abacate
• 1 tomate
• 1/2 cebola
• Suco de 1 limão
• Coentro a gosto
• Sal a gosto

Preparo:

Pique o coentro em pedacinhos. Corte o tomate e a cebola em cubinhos. Descasque o abacate e amasse-o com o auxílio de um garfo. Misture todos os ingredientes e acrescente o suco do limão espremido. Pronto! Rápido, simples e uma delícia para o verão.

Coma com nachos, torradinhas ou mesmo salgadinho Doritos.

.

Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia

Deixe seu comentário 5 Comentários

  1. Realmente inacreditável esse tom de azul! E a cachorrinha também é uma fofa 🙂

    Responder
  2. Love the color pop! Great find!

    Responder
  3. Olha eu aqui de novo atrás de uma banqueta pra minha cozinha. Amei essa! De onde é?
    Muito obrigada!

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Na Cozinha

Tags