Um mundo à parte | Capítulo 1

Decoração charmosa em uma casa alugada

Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio.

Aos poucos os prédios têm dominado a paisagem do bairro de Perdizes, em São Paulo, porém alguns quarteirões ainda possuem simpáticas casinhas que resistem bravamente aos avanços do mundo moderno. Uma delas é o endereço de Débora Gotlib, visagista, e Paula Maia, designer e marceneira da marca Casa Júpiter Woodwork. Construído na década de 1930, o imóvel chegou a ser reformado pelos antigos moradores, mas, felizmente, muitos de seus elementos originais foram preservados, como as janelas de madeira, a escada pintada de branco e a porta de entrada.

Débora e Paula vivem nessa casa há dois anos, mas estão juntas há quase uma década. Graças a uma feliz coincidência e a alguns amigos que serviram de cupido, elas se conheceram na Espanha em 2007, quando ambas estavam no país estudando e trabalhando. “Nos conhecemos no mesmo dia em que a Débora chegou à Madrid e foi paixão à primeira vista.”, conta Paula. Nos três anos seguintes o casal compartilhou dois apartamentos na cidade espanhola, sendo um deles uma quitinete de apenas 30 metros quadrados. O retorno ao Brasil aconteceu em 2010, logo que a crise europeia explodiu e elas sentiram que era uma boa hora de voltar para casa e começar uma nova história.

02-decoracao-casa-antiga-sala-estar-sofa-cinza-quadros

03-decoracao-casa-sala-estar-luminaria-casa-jupiter-woodwork

04-decoracao-casa-corredor-entrada-quadros-cacto

05-decoracao-parede-tijolinho-quadros-molduras-madeira-cores

06-decoracao-detalhe-parede-quadros-mini-terrario

07-decoracao-detalhe-parede-cabecao-coelho-porcelana

08-decoracao-casa-parede-quadros-luminaria-casa-jupiter-woodwork

09-decoracao-detalhe-porcelana-buda-estudio-manus

10-decoracao-sala-jantar-integrada-cozinha-banco

11-decoracao-sala-jantar-integrada-cozinha-americana-vermelha

12-decoracao-parede-quadros-flores-secas-carrinho-bar-preto

Quando descobriram a casa de 280 m², as duas perceberam que o lugar tinha potencial para se transformar no que precisavam: uma morada aconchegante e um espaço funcional para o estúdio de beleza de Débora. Na época elas ainda não sabiam que Paula também iria dar um jeito de trabalhar no imóvel – vamos contar mais detalhes dessa história ao longo da semana. Apaixonada por todos os assuntos envolvendo decoração e arte, a visagista se divertiu planejando a disposição dos móveis, o arranjo dos inúmeros quadros e os objetos que seriam usados para compor cada ambiente.

“A gente adora cores neutras, branco, preto e cinza, design industrial e misturar peças novas com antigas, principalmente coisas que tenham um valor especial para nós.”, explicam. A parede principal da sala de estar é prova viva. Além de pôsteres e objetos garimpados em viagens, como o cartaz de luta livre trazido do México ou a raquete comprada em Buenos Aires, o casal expõe cartões-postais da Espanha, itens de cerâmica, quadros de seus filmes preferidos, fotos de família… Emoldurado em uma caixa preta está ‘Véinho’, o urso de pelúcia surradinho que Débora ganhou no dia em que nasceu, e ao lado dele um quadro reúne 14 flores secas colhidas por Dé e Paula em suas viagens, uma de cada cidade.

13-decoracao-sala-jantar-moveis-contemporaneos-cozinha-aberta

14-decoracao-objetos-design-castical-casa-jupiter-woodwork

15-decoracao-cozinha-integrada-aberta-pastilhas-vermelhas

16-decoracao-cozinha-integrada-aberta-retrato-debora-gotlib-paula-maia

17-decoracao-sala-estar-TV-sofa-cinza-casa-antiga

18-decoracao-sala-estar-TV-vigas-madeira-teto

19-decoracao-sala-estar-TV-vigas-madeira-teto

20-decoracao-sala-estar-prateleira-cameras-fotograficas-antigas

21-decoracao-casa-antiga-escada-madeira

22-decoracao-home-office-encaixado-vao-escada-espaco

Acompanhadas dos mascotes Calma e Otto, dois cachorros divertidos que garantem ainda mais alegria à rotina, Débora e Paula trouxeram um sopro de vida nova à antiga casa. Além de criar uma decoração original e despretensiosa usando o que tinha em mãos, o casal traduziu sua trajetória em espaços acolhedores e fiéis à sua essência: “Tudo o que temos em casa tem a ver com as nossas viagens e experiências, são coisas emocionais que têm suas histórias por trás, e não apenas um design bacana.”.

Quer conhecer os outros ambientes dessa linda casinha? É só clicar abaixo para não perder o Capítulo 2.

Continua-final

Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia

Deixe seu comentário 6 Comentários

  1. Difícil não se apaixonar por essa casa e pelos detalhes da história. 🙂

    Responder
  2. Quanta energia boa nessa casa <3

    Responder
  3. Moderna, cálida, acogedora y llena de amor!! Hermosa!

    Responder
  4. A casa é uma delícia ! Já dá pra sentir a atmosfera boa do lugar nas primeiras fotos, mas quando vi o poster do meu filme espanhol favorito “os amantes do circulo polar”… enlouqueci ! Demais! Viva, viva pras meninas!!!

    Responder
  5. Olá! Conseguiriam descobrir de onde é a mesa de jantar (com banco anexo)? Gostei muito dela!
    Obrigada!

    Responder
    • Oi Monique, tudo bom?
      A mesa de jantar foi comprada na Etna, mas já faz uns 4 ou 5 anos, então não sabemos se ainda está em linha. Mas não custa checar, rs.
      Beijos

      Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Histórias

Tags