Inspiração industrial

Materiais industriais com uma pitada de romantismo

Antes de dar início a uma grande reforma em seu novo apartamento, o advogado André Wakimoto e a consultora de moda Natasha Kunert Wakimoto decidiram fazer um teste: “Nossa ideia era morar no apê durante um ano antes da obra para conhecê-lo bem e entender as necessidades de cada espaço. Assim poderíamos aproveitá-los da melhor forma possível.”, explica a moradora. Quando esse período de experiência acabou, o casal foi em busca de um escritório de arquitetura que pudesse tirar seus planos do papel – e olha que não eram poucos. Quem ficou encarregado da missão foram os arquitetos do FGMF, estúdio que atraiu a atenção de Natasha com seus projetos modernos e livres de modismos.

Objetivo, o casal tinha uma noção bem clara do que queria. A funcionalidade dos ambientes encabeçava a lista, porém também era importante valorizar a entrada de luz natural, favorecer o convívio da família e incorporar peças de design que fossem únicas, como o painel de madeira contornando todo o living ou as estantes da cozinha com estrutura de canos de cobre – desenvolvidas em parceria com o Estúdio Prole. “Gostamos de lugares amplos, sem muitos móveis e objetos para não atrapalhar a função de cada cômodo. Para nós não faria sentido ter um espaço bonito, mas que não servisse a um propósito.”, resume Natasha.

A cozinha foi o primeiro ambiente do apartamento a ser finalizado e logo se transformou no playground da moradora. O projeto teve como ponto de partida o estilo industrial, porém os arquitetos procuraram suavizar o aspecto bruto de certos materiais com elementos mais nobres e delicados, criando contrastes interessantes. Um bom exemplo são os armários no tom verde-água e a coleção de louças exposta nas prateleiras abertas. Durante a reforma o antigo forro de gesso foi removido, deixando à mostra a laje de concreto – para complementar o efeito, uma tela metálica suspensa e vazada funciona como um novo forro.

02-decoracao-cozinha-parede-preta-estante-canos-cobre

03-decoracao-cozinha-estante-canos-cobre-estilo-industrial

06-decoracao-cozinha-industrial-FGMF-forro-tela-metalica

04-decoracao-cozinha-detalhe-estante-canos-cobre-madeira

04-decoracao-cozinha-detalhe-estante-canos-cobre-copos-cores

07-decoracao-cozinha-industrial-FGMF-bancada-branca-armarios-menta

08-decoracao-cozinha-industrial-bolo-caseiro-receita-pao

A relação de Natasha com a gastronomia começou ainda na infância, quando passava horas observando sua mãe preparar o almoço ou o jantar da família. Seu paladar aguçado também serviu como professor, principalmente na época em que fez um intercâmbio em Londres e precisava cozinhar todos os dias. No entanto, o grande desafio para seus dotes culinários foi o nascimento de sua filha, Maia. “Nos primeiros meses descobrimos que ela tinha alergia alimentar e por conta da amamentação precisei retirar uma série de itens da minha alimentação, entre eles soja, ovos, leite e derivados. Comer em restaurantes e comprar produtos industrializados se tornou mais difícil, então percebi que o melhor caminho seria produzir nossa própria comida.”.

A moradora conseguiu fazer do limão uma limonada: todas essas restrições alimentares a estimularam a testar receitas, descobrir ingredientes diferentes e misturar sabores. “Tenho curtido preparar pratos deliciosos sem esses ingredientes com os quais estamos tão acostumados. Fazer um pão sem farinha de trigo, um brigadeiro sem leite condensado, um bolo fofinho sem leite… Tem sido uma aventura incrível.”. Tanto é que sua produção de pães e bolos sem glúten e lactose já está despertando a atenção dos amigos e conhecidos, que tentam convencer a consultora de moda a abraçar essa nova profissão. Quem sabe a ‘aspirante a padeira’ não começa um negócio a partir do hobby? Estamos torcendo aqui!

Quer aprender a preparar o seu próprio pão sem glúten? Natasha passa a receita após as fotos.

10-decoracao-cozinha-receita-pao-sem-gluten-lactose-ingredientes

11-decoracao-cozinha-receita-pao-sem-gluten-lactose-ingredientes

12-decoracao-cozinha-receita-pao-sem-gluten-lactose

13-decoracao-cozinha-receita-pao-sem-gluten-lactose

14-decoracao-cozinha-receita-pao-sem-gluten-lactose

Pão sem glúten e sem lactose

Ingredientes:

• 10g fermento biológico seco
• 20 g de açúcar demerara
• 120g de água morna
• 200g farinha de arroz integral
• 80g farinha de linhaça
• 75g fécula de batata
• 40g polvilho doce
• 40g farinha de grão de bico
• 15g sementes de girassol
• 20g goma xantana
• 5g sal
• 120g leite de arroz
• 10g vinagre de maçã
• 30g óleo vegetal
• 2 ovos
• 2 claras

Modo de preparo:

Misturar a água, o açúcar e o fermento e deixar descansar até formar uma espuma. Misturar os ingredientes secos e os líquidos separadamente. Acrescentar a mistura de fermento aos ingredientes líquidos. Juntar devagar os ingredientes secos e os líquidos, misturando bem com as mãos. Deixar descansar por 30-40 minutos em local seco. Por fim, pré-aquecer o forno a 180 graus e colocar o pão para assar por aproximadamente 35 minutos. Prontinho!

.

Fotos por Michelle Gueiros

Deixe seu comentário 7 Comentários

  1. Muito incrível essa cozinha! 🙂

    Responder
  2. Adoraria saber qual a cor desses armários!

    Responder
    • Oi Alyne, tudo bom?
      Infelizmente não temos o código de referência da cor, mas de repente você pode mostrar a foto para o marceneiro e ver se ele sugere algo.
      Boa sorte. Beijos

      Responder
  3. Maravilhosa essa cozinha! Essas fotos estão a coisa mais linda!

    Responder
    • Que bom que gostou Camilla! Também nos apaixonamos por essa cozinha super original. 🙂

      Responder
  4. Como sempre arrasou, genteee e esse pãozinho com uma manteiga..mmm 🙂

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Na Cozinha

Tags