Felizes acasos | Capítulo 2

Uma casinha de vila que traduz o estilo e a história dos moradores

Uma só casa, muitas histórias. O charmoso sobrado em Pinheiros que Pedro Inoue e Gabriela Barretto chamam de lar é também o endereço onde o designer cresceu ao lado dos irmãos. Com uma energia boa que parece carregar todas as lembranças felizes já vividas ali, o lugar é perfeito para o casal e para a nova geração da família. Para completar, a construção ainda fica em uma vila tranquila e arborizada, com vizinhos que se conhecem há anos. “A parte mais gostosa de morar na vila é ter esse espacinho na frente da casa que é a rua, mas ao mesmo tempo não é. É como viver em uma rua de antigamente, mais social e amena.”, a cozinheira conta. Quem perdeu o Capítulo 1 pode conferir a matéria completa clicando AQUI. 

Nos fundos do terreno fica o jardim e a pequena edícula, sobre a qual os moradores criaram uma horta usando vasos de barro de diferentes tamanhos e alturas. Gabriela mexeu bastante na área externa para deixá-la ainda mais acolhedora e confortável: as antigas paredes brancas receberam um acabamento mais rústico, algumas espécies foram trocadas e novos vasos vieram trazendo suculentas, cactos, agaves… As plantas são essenciais para o casal, um jeito de deixar a casa mais viva.

“Curtimos o jardim em fases. No inverno é gostoso tomar um solzinho de manhã com uma caneca de café fumegante. Eu gosto de mexer nas plantas, mudar de vaso… No verão é bom ficar o dia inteiro mexendo com a terra e depois jogar água em tudo, mas agora com o Lino temos saído mais para a frente da casa, na vila, que é mais movimentada. O Lino gosta de olhar o movimento, é um moleque sociável. Colocamos o banco lá na frente depois que ele nasceu.”, a moradora diz.

24-decoracao-area-externa-jardim-dos-fundos-deck-seixos

25-decoracao-area-externa-jardim-deck-seixos

26-decoracao-area-externa-jardim-deck-poltrona-ferro

27-decoracao-area-externa-jardim-deck-poltronas-ferro-brancas

28-decoracao-area-externa-horta-caseira-com-vasos-barro

29-decoracao-area-externa-horta-caseira-com-vasos-barro

Na hora de montar o quartinho de Lino o casal evitou os clichês e tentou criar um espaço que não tivesse uma cara tão infantil. Foi assim que veio a ideia de apostar em tons neutros e um mix de peças de épocas distintas, como o baú cumprindo a função de mesa, o pufe vintage e o próprio berço de ferro, o mesmo que Gabriela usou quando nasceu. “Não houve muito planejamento. Fui juntando umas coisas, tentando não deixar arrumado demais. Não gosto de ambientes com cara de decorados.”. No quarto de Nicolas, filho do primeiro casamento de Pedro, as cores e estampas trazem um clima descontraído e despretensioso. Pintada até a metade, a parede azul acaba emoldurando a cama e destacando os detalhes.

O quarto do casal foi pintado de cinza num impulso, já que a moradora gosta mesmo é de paredes brancas, mas no fim o tom escurinho deixou o ambiente sóbrio e acolhedor. Texturas naturais, tecidos macios e um mosquiteiro sobre a cama completam a atmosfera bucólica. “Quando aluguei a casa, ela já tinha essas prateleiras nas laterais da janela, então a primeira coisa que pensei foi em enchê-las de livros. Gostamos de ter os livros ali, olhando a gente dormir.”, conta Gabriela. Entre a coleção agora está o Como Cozinhar sua Preguiça, o primeiro livro assinado pela cozinheira, lançado esse ano.

30-decoracao-quarto-bebe-tons-neutros-berco-vintage

31-decoracao-quarto-bebe-tons-neutros-tapete-estampado-pb

32-decoracao-quarto-bebe-tons-neutros-detalhe-madeira-plantas

33-decoracao-quarto-bebe-tons-neutros-bau-como-mesa

34-decoracao-quarto-bebe-manta-tapete-estampado-texturas

35-decoracao-quarto-bebe-comoda-trocador-cama-baixa

36-decoracao-quarto-bebe-cama-baixa-almofadas-estampadas

37-decoracao-quarto-crianca-parede-azul-almofadas-estampadas

38-decoracao-quarto-crianca-parede-azul-almofadas-estampadas

39-decoracao-quarto-casal-parede-cinza-mosquiteiro-cama

40-decoracao-quarto-casal-parede-cinza-poltrona-fibra

41-decoracao-quarto-casal-estante-livros-nicho-alvenaria

42-decoracao-quarto-casal-estante-livros-nicho-alvenaria

Em todos os cantos da casa as personalidades de Pedro e Gabriela se cruzam e se completam. Ele gosta muito de preto, ela adora o branco e os tons neutros; ambos curtem móveis de madeira e itens com história; e a família toda gosta das plantas, até os gatinhos, que cismam em bagunçar a horta. “A casa parece com a gente porque é feita das coisas que mais gostamos: meu amor por tudo o que é antigo, nossa paixão por livros e natureza, a beleza em pequenas doses e por todos os lados. Gostamos de coisas belas, mas ao mesmo tempo não sentimos absolutamente nenhuma vontade de ter peças caras, de design.”. Descomplicada e afetuosa em cada detalhe, a decoração feita pelo casal é um poço de inspirações.

fim-final

Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia

Deixe seu comentário 4 Comentários

  1. Ter uma casa repleta de personalidade nos dias atuai e um luxo.Hoje as pessoas so querem saber de decoradores e com isto perdem sua identidade.

    Responder
  2. Super linda! amei cada cantinho, tem muita personalidade! 😉

    Responder
  3. Que lindeza de berço é essa? Linda também a história do casal e o jeito clean deles decorarem.

    Responder
    • Muito legal o berço (e a casa toda) né???. Por isso vale a pena guardar os móveis de família… esse berço é o mesmo que a moradora usou quando era bebê! Muito amor 🙂

      Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Histórias

Tags