Eterno navegante | Capítulo 1

Decoração que une duas paixões: o mar e os móveis vintage

Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio. 

Cidade ou praia? Quem entra pela primeira vez no apartamento do publicitário Sérgio Godoy costuma se fazer essa mesma pergunta. Em uma rua charmosa nos Jardins, em São Paulo, o apê alugado tem uma decoração leve, com muito branco e várias referências ao mar, uma das maiores paixões do morador. O mais impressionante é que antes da mudança o imóvel estava bastante diferente: “Quando meu irmão e minha mãe vieram conhecer o lugar, disseram que eu estava louco de alugar um apê naquele estado, mas eu via muito potencial. Bastava a proprietária aceitar uma negociação legal para a reforma, por sorte ela topou”, ele conta.

O apartamento já trazia algumas alterações na planta feitas pelo locatário anterior, como a abertura da cozinha para a sala e mudanças no banheiro, porém os acabamentos estavam mal feitos e pouco conservados. Sérgio sabia que precisava de uma força para resolver a obra e todos os detalhes envolvidos nela, então ele procurou as irmãs Erica Mare e Fabiola Galeazzo, sócias no D2N Arquitetura. “As meninas têm escritório no mesmo prédio da minha agência. Sempre tínhamos conversas de elevador, até que um dia resolvi chamá-las para me ajudar na reforma. Hoje somos muito amigos e já fizemos outras obras juntos”.

01-decoracao-sala-tijolinho-branco-moveis-vintage-praia

02-decoracao-sala-tijolinho-branco-sofa-sob-janela

03-decoracao-sala-sofa-sob-janela-tons-neutros

04-decoracao-sala-tijolinho-branco-moveis-rusticos-madeira

05-decoracao-sala-tijolinho-branco-poltronas-vintage-restauradas

06-decoracao-mesa-de-centro-detalhes-como-decorar

07-decoracao-sala-estar-integrada-estante-estreita

08-decoracao-sala-estar-estante-estreita-branca

11-decoracao-sala-estar-poltronas-vintage-restauradas

09-decoracao-sala-estar-estante-publicitario-sergio-godoy

10-decoracao-sala-estar-estante-publicitario-sergio-godoy

As mudanças foram simples, mas de grande impacto na atmosfera dos espaços. Com alguns acabamentos novos, luminárias mais bacanas, mobiliário de época e muitos objetos queridos do morador, o imóvel está irreconhecível. “Acho que a proprietária nem acreditaria se visse o apê hoje”, brinca Sérgio. Sua maior dificuldade era distribuir no novo endereço os móveis vintage que coleciona há anos – seu antigo apartamento, em um prédio icônico no bairro Higienópolis, tem o dobro do tamanho do atual, então não seria tão fácil assim encaixar todas as peças no quebra-cabeça. Foi aí que Erica e Fabiola entraram em ação.

Com novas funções e complementos diferentes, os mesmos móveis de antes agora parecem mais modernos. “Quem esteve nesses dois endereços diz reconhecer os objetos, mas também percebem que os apartamentos têm outro clima na decoração”, ele diz. Sérgio pegou o gosto pelo garimpo e pelos tesouros vintage por influência de seu padrasto, que o levava em diversas feiras e lojas de itens usados. Com o tempo, o publicitário virou figurinha carimbada nesses lugares: “Quando montei meu primeiro apê garimpei ao ponto de alguns lojistas acharem que eu iria revender os móveis. Algumas peças, como as poltronas verdes da sala, estavam em estado terminal, mas restaurei a madeira e reestofei”, explica.

12-decoracao-sala-jantar-moveis-vintage-madeira-canto-bar

13-decoracao-corredor-apartamento-teto-pintado-preto

14-decoracao-sala-jantar-integrada-apartamento-estreito

15-decoracao-sala-jantar-frigobar-movel-vintage-bar

16-decoracao-sala-jantar-frigobar-movel-vintage-bar

17-decoracao-sala-jantar-frigobar-movel-vintage-bar

18-decoracao-lavabo-apartamento-alugado-quadros-detalhes

Além do mobiliário, o olhar garimpeiro de Sérgio foi atraído pela arte popular brasileira. Aos poucos sua coleção de bonecos e animais de madeira foi tomando conta de todos os espaços, trazendo cor e poesia à decoração. “Muita gente não dá o devido valor à arte popular, mas é um universo muito grande e com obras maravilhosas. Eu sempre digo que o garimpo é o dom de ver algo bacana onde muitos não enxergam nada”. Desbravador de feiras e lojas com corredores repletos de itens empoeirados, mas recheados de histórias, o publicitário conseguiu criar um novo lar unindo tudo o que mais gosta.

Para conhecer os outros espaços e se inspirar muito, veja o Capítulo 2 clicando abaixo.

Continua-final

Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia

Deixe seu comentário 6 Comentários

  1. Que linda essa planta no móvel do bar! Qual tipo é?

    Responder
    • Oi Thiago, tudo bom?
      Bem legal a planta né? Parece uma árvorezinha. Não temos certeza sobre o nome da espécie, mas achamos que é a Crassula Ovata. Depois dá uma pesquisada.
      Beijos

      Responder
  2. ola meninas, tudo bem? houve algum problema com o blog? nao estou atualizando. aguardo retorno. obrigada meninas. bjs

    Responder
    • Oi, tudo bem e você?
      Hoje de manhã o site realmente estava com problema. 🙁 Mas agora conseguimos resolver e para nós está normalizado. Você nos avisa se ainda estiver com problemas pra acessar?
      Obrigada pelo toque!!! Beijos

      Responder
  3. Que lar mais lindo! Encantada com os bichinhos do Oziel Coutinho e com a disposição deles pela casa!

    Responder
    • Oi Ana!
      Nós adoramos a coleção de animais do morador. Eles são o xodó da casa e realmente trazem uma boa dose de afeto. Amamos quando cruzamos com detalhes assim!
      Beijos,

      Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Histórias

Tags