Um apê alugado cheio de ideias bacanas

Soluções práticas e baratas de decoração para quem mora de aluguel

Quando a fotógrafa Juliana Knobel e o arquiteto Danilo Hideki decidiram morar juntos após um ano de namoro, a primeira coisa que ele fez foi levar suas malas para o apartamento que ela alugava no bairro Santa Cecília, próximo ao centro de São Paulo. O que o casal não imaginava era que em poucos meses teria de entregar as chaves para a proprietária – o contrato de aluguel venceu e o reajuste proposto não valeria a pena. Por sorte, a solução estava bem perto, a apenas alguns andares de distância.

“Acabamos visitando um apê no mesmo prédio, mas nem cogitamos ficar com o lugar já que até então estávamos apenas pesquisando e ele tinha uma cara muito esquisita”, lembram. Apaixonados pela região, os dois procuraram outros imóveis nas redondezas, porém ou os valores eram absurdos ou as condições eram precárias. “Por fim decidimos fazer uma oferta no apartamento, colocando como condição algumas reformas: restaurar o piso de tacos, consertar as persianas de madeira dos quartos e resolver algumas infiltrações pontuais. O proprietário topou e em 3 semanas nós nos mudamos”.

Mesmo com esses ajustes, o apê ainda tinha elementos de gosto duvidoso, como luminárias ornamentadas, uma cortina velha e com ar de escritório na sala e itens do antigo morador. Juliana e Danilo fizeram uma limpa nos ambientes e removeram tudo o que não gostavam. “Reformamos o que deu, sem mexer nem gastar muito. Além disso, a gente precisou se desfazer de algumas coisas que tínhamos para juntar tudo e resultar em uma casa funcional”, eles dizem.

01-decoracao-apartamento-alugado-ideias-prateleiras-mao-francesa

02-decoracao-apartamento-alugado-ideias-prateleiras-mao-francesa

03-decoracao-apartamento-alugado-painel-madeira-arvore-vaso

04-decoracao-vintage-antiga-funciona-como-bar-reuso

05-decoracao-apartamento-plantas-pequenas-terrario

06-decoracao-apartamento-alugado-estante-pinus-poltrona

07-decoracao-apartamento-alugado-estante-pinus-mao-francesa-preta

08-decoracao-apartamento-arquiteto-danilo-hideki-poltrona-design

7 Ideias ótimas para quem mora de aluguel

* Estante e rack feitos com pranchas de madeira e mãos-francesas: “Nossa ideia era usar prateleiras fixas nas paredes para resolver o mobiliário da sala. A gente comprou dez pranchas de pinus maciço em uma madeireira que fica aqui perto e montamos as prateleiras” o casal explica. A solução é mais barata do que uma marcenaria convencional e a estrutura ainda pode ser retirada e reaproveitada em outro imóvel no futuro.

* Garimpar móveis e objetos na própria família: “Queríamos povoar a casa com objetos que ajudassem a contar um pouco da nossa história. Ambas as nossas famílias são imigrantes e dividem essa herança de guardar muita coisa, então acabamos pegando alguns itens dos nossos pais: o telescópio, o capacete de samurai, potes vindos do Japão, câmeras e óculos antigos e até caixinhas”. Ou seja, vale a pena revirar o acervo da família para encontrar peças que podem ser reutilizadas e de quebra trazem uma sensação de pertencimento – é uma forma de deixar um apê alugado mais pessoal e aconchegante.

* Plantas para trazer aconchego: No apê do casal a janela ocupa uma parede inteira da sala, então existia um problema de como ocupar esse espaço. A solução foi criar uma ‘fileira’ de plantas de ponta a ponta, com vasos e espécies de diferentes portes. Eles começaram com poucas plantas, mas hoje já têm até uma composteira.

* Painel de madeira ressignificado: Um dos elementos mais marcantes da sala é a parede forrada de madeira, que já existia quando eles se mudaram. A princípio nenhum dos dois simpatizou com o detalhe, achavam que ele tinha um aspecto velho e pesado, porém aos poucos o casal foi pegando gosto pelo painel. “A superfície de madeira lisa pede sempre uma intervenção, então ela nos incentivou a procurar quadros e coisas para pendurar. Acabamos enchendo o painel com mais pedaços da nossa história: desenhos de amigos, imagens de satélite, cartazes…” Então fica a sugestão – às vezes é possível dar uma nova cara a uma parede antiga usando quadros e objetos interessantes, que desviam o foco do ‘problema’.

09-decoracao-apartamento-alugado-prateleiras-faca-voce-mesmo

10-decoracao-apartamento-com-plantas-jardim-interno

11-decoracao-apartamento-alugado-lembrancas-familia

12-decoracao-apartamento-antigo-repaginado-painel-madeira-vintage

13-decoracao-apartamento-repaginado-painel-madeira-sala-jantar

14-decoracao-apartamento-sala-jantar-cadeiras-descombinadas-lanterna

* Ponto de luz deslocado: Em apartamentos antigos é comum que a sala tenha apenas um ponto de luz central, porém a maioria das pessoas prefere ter mais de uma opção de iluminação. Para resolver essa questão, Juliana e Danilo decidiram colocar uma lanterna de papel sobre a mesa de jantar, usando um ganchinho no teto para ‘guiar’ o fio e posicionar melhor a luminária. Na parede da TV, com dois pontos de luz existentes, o casal instalou plafons comuns e lâmpadas dimerizáveis. Também é válido recorrer a abajures e luminárias de piso, que ajudam a criar diferentes atmosferas nos espaços.

* Azulejos pintados na cozinha: Quem mora de aluguel sabe que um dos principais dilemas dos imóveis são os revestimentos, que nem sempre agradam. Uma dica infalível é cobrir os azulejos das paredes com tinta epóxi ou tinta acrílica fosca, como Juliana e Danilo fizeram na cozinha. Só é importante checar com o proprietário se ele autoriza esse tipo de alteração, ok?

* Colocar a mão na massa: Que tal criar móveis com as próprias mãos? A empreitada pode não ser a mais simples de todas, porém te ajudaria a economizar um bocado. Comece com algo simples, como uma mesinha lateral, e depois vá experimentando novas ideias. Nesse apê o morador desenhou o armário que armazena temperos e utensílios na cozinha usando materiais baratos e de fácil acesso. A poltrona de madeira da sala também é uma criação de Danilo: “Ela é o resultado do meu trabalho final de pós-graduação e também parte da ideia de usar madeira barata, novamente o pinus, mas projetada de forma a gerar uma geometria”.

15-decoracao-apartamento-alugado-cozinha-azulejos-pintados

16-decoracao-apartamento-alugado-cozinha-piso-azul

17-decoracao-apartamento-alugado-cozinha-armario-compensado

Fotos por Gisele Rampazzo

Deixe seu comentário 4 Comentários

  1. Adorei a matéria. Esse apê é uma graça nem parece alugado. Parabéns! !! Vcs acertaram em cheio, realmente esses são os principais problemas de quem mora em casa alugada. Muitas coisas não dá pra fazer e às vezes o proprietário não está disposto a aceitar as mudanças.
    As dicas são ótimas, já pintei a cozinha com epóxi branca de uma casa alugada e já fiz a estante de pranchas de madeira e mão francesa, as outras dicas também ótimas.

    Responder
    • Oi Bruna!
      Eba, que bom que você gostou do post. Quando visitamos o apê do casal achamos as ideias tão boas que fizemos questão de montar uma matéria mais diferente, com essas dicas pontuais. Mesmo porque quem mora de aluguel sempre precisa de uma ajudinha com inspirações, né? rs 🙂

      Responder
  2. Oi HDC! Eu queria saber de onde é essa mesa de jantar de madeira, vocês sabem? Obrigada!

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Decore

Tags