Last Updated on: 15th abril 2021, 03:49 pm

Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio. 

A multiplicidade de pessoas, histórias e referências foi o que levou o diretor de arte Ricardo e a redatora Ana Maria a morar no centro de São Paulo. “A sensação é a de que aqui a gente vê a vida real acontecendo. Morar no centro é ter a chance de viver em um bairro que tem de tudo, especialmente segredos por descobrir”, eles dizem. O lar do casal, próximo à Praça da República, é um desses segredos – com um terraço acolhedor contornando a sala, o apartamento parece estar no térreo, porém fica no décimo segundo andar. E as surpresas não param por aí…

A princípio Ricardo e Bru estavam procurando um apê menor para servir como uma segunda casa, mas assim que visitaram o imóvel eles se apaixonaram tanto que os planos mudaram. Reformado pelo antigo proprietário, o apartamento tinha detalhes interessantes, como a cozinha integrada e o taco original, porém o casal resolveu mexer em alguns elementos para trazer sua personalidade ao lugar. Colecionadores de ideias e referências, eles sabiam bem o que queriam quando convidaram o arquiteto Tito Ficarelli, do Arkitito, para tocar o projeto. “Para nós o olhar do arquiteto enxerga o espaço como nenhum outro. O Tito já era amigo do Ricardo, então chamá-lo para essa ajuda foi natural e essencial”, Bru conta.

01-decoracao-apartamento-paredes-escuras-marcenaria-estilo-vintage

02-decoracao-hall-entrada-parede-cinza-lambri-madeira

03-decoracao-hall-entrada-parede-porta-cinza

04-decoracao-sala-de-estar-integrada-estilo-industrial-vintage

05-decoracao-sala-de-jantar-integrada-estilo-industrial-vintage

06-decoracao-sala-de-jantar-integrada-cozinha-parede-com-brises

Toda a parte hidráulica e elétrica estava nova, então a obra não precisou ir tão a fundo, mas o casal fez questão de substituir as esquadrias das portas e janelas por modelos mais resistentes na cor preta e de trocar revestimentos. Com base nas inspirações dos moradores, Tito sugeriu soluções impactantes de marcenaria: um lambri de madeira dando a volta na sala, brises emoldurando a cozinha, o buffet que funciona como bancada e uma estante vazada no escritório. Os móveis de metal que acomodam os aparelhos de som e a preciosa coleção de discos de vinil de Ricardo também foram desenhados pelo arquiteto.

O casal tem um lema quando o assunto é mobiliário: “É melhor ficar esperando até encontrar o móvel que a gente quer do que colocar um mais ou menos”, explicam. Por isso todas as peças do apê são especiais, a começar pelo sofá azul, fruto de muito namoro na vitrine de uma loja. A mesa de jantar com pegada industrial é outro achado. “Antes tínhamos uma mesa pequena e íamos fazer um Natal em casa, com vários membros da família. Foi aí que o nosso amigo e dono da loja Verniz ligou avisando que tinha recebido uma mesa grande, no estilo que a gente queria. Ela foi entregue na antevéspera do Natal e salvou a nossa ceia, acomodando bem a todos”.

07-decoracao-sala-de-estar-integrada-paredes-escuras-moderno

08-decoracao-sala-de-estar-integrada-sofa-chesterfield-couro

09-decoracao-sala-de-estar-mesa-centro-colecao-vintage

10-decoracao-sala-de-estar-integrada-paredes-escuras-moderno

11-decoracao-sala-de-estar-estante-divisoria-brises-madeira

12-decoracao-sala-de-estar-estante-divisoria-brises-madeira

13-decoracao-sala-de-estar-integrada-terraco-varanda

14-decoracao-terraco-varanda-de-apartamento-plantas

15-decoracao-terraco-varanda-de-apartamento-fio-luzes

16-decoracao-terraco-varanda-de-apartamento-parede-madeira

17-decoracao-terraco-varanda-de-apartamento-parede-madeira

A grande cristaleira perto da porta de entrada guarda muitas histórias além de sua própria. Construída no começo do século passado, a peça foi um dos presentes de casamento da avó de Bru, a quem ela era muito ligada. Desde que a moradora herdou o móvel, ele aos poucos foi sendo preenchido com outras lembranças de família, como as louças que também foram de sua avó ou as relíquias garimpadas por sua tia. Outro tesouro do apartamento é o quadro de mapa iluminado, que foi idealizado por Bru há quase 15 anos e sofreu pequenas mudanças ao longo desse tempo, como a moldura de vidro, valorizando-o ainda mais.

Sem rodeios, o casal logo assume sua alma colecionadora: “O Ricardo ressaltaria os discos, CDs e DVDs, além da coleção de brinquedos, muitos dos quais ele traz desde a infância. Já eu amo a minha coleção de latinhas, que comecei em uma viagem com a família com uns 12 anos de idade e alimento até hoje com achados que me encantam. Além disso, tenho meus livros, verdadeiros xodós”, a moradora diz.

18-decoracao-sala-estar-parede-cinza-tubulacao-a-mostra

19-decoracao-sala-estar-colecao-discos-de-vinil-movel-metal

22-decoracao-sala-estar-colecao-discos-de-vinil-movel-metal

20-decoracao-apartamento-retrato-ricardo-athayde-ana-maria-bru

21-decoracao-apartamento-retrato-ricardo-athayde-ana-maria-bru

23-decoracao-sala-estar-sofa-azul-claro-lambri-de-madeira

24-decoracao-sala-estar-sofa-azul-parede-escura-muitos-quadros

25-decoracao-sala-estar-sofa-azul-detalhe-mesa-lateral

Conhecer o apartamento de Ricardo e Bru é como imergir no universo que os dois criaram para si. Enquanto a arquitetura delineia os espaços, a decoração desperta a curiosidade com seus mil e um achados – uma maçaneta antiga sobre a mesa de centro, o bule de prata que virou vaso, a ferradura ao lado da porta… tudo diz alguma coisa, basta saber ouvir.

O tour pelo apê do casal continua! Clique abaixo para não perder.

Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia

CONTINUA