Recanto à beira-mar | Capítulo 1

Decoração com lembranças de viagem e móveis rústicos

Para comemorar uma das estações mais aguardadas do ano, começamos 2017 com uma série especial mostrando casas de praia. Leves, descontraídos e com estilos diferentes, esses espaços certamente serão um sopro de inspiração! Bem-vindos às ‘Histórias de Verão’.

Materiais rústicos, estampas coloridas e muitas lembranças de viagens. Essa é a receita da decoração criada pela arquiteta Sara Oleiro em sua casa de praia em Ilhabela. Destino garantido da família nos finais de semana há quase quinze anos, o lugar esbanja aconchego com seus espaços integrados, móveis de diferentes estilos e áreas externas feitas para receber os amigos. “A casa tem personalidade porque foi sendo composta aos poucos, com nossas experiências de vida. Assim sua alma foi nascendo”, explica a moradora.

Frequentadores da ilha desde 1994, Sara e seu marido, o engenheiro Vânio Oleiro, se apaixonaram pela natureza deslumbrante logo na primeira viagem. Com o passar dos anos, o desejo de ter uma casinha na praia foi ficando cada vez mais forte, então eles começaram uma busca pelo local perfeito. A princípio o plano do casal era comprar um terreno para construir de acordo com suas necessidades, porém isso levaria muito tempo e seus filhos adolescentes já estavam ansiosos para curtir longas férias com o pé na areia. A solução foi encontrada em um condomínio de frente para a praia, com sobrados de três quartos e ambientes espaçosos.

Apesar da estrutura interessante e da boa metragem, suficiente para acomodar a família e os amigos com conforto, a casa não atendia completamente às expectativas do casal. Seu grande sonho era ter uma área ao ar livre para aproveitar os dias ensolarados, por isso Sara se encarregou de criar dois ambientes externos: um deles é a churrasqueira, complementando a cozinha nos fundos do terreno, e o outro é um deck de madeira em frente à fachada, equipado com espreguiçadeiras coloridas e outros detalhes charmosos.

“Sentia falta de uma varanda, afinal elas são o ponto alto das casas de praia. Agora, com o deck, é aqui que descansamos, lemos e ficamos juntos quando voltamos do mar”, Sara diz. As plantas na entrada trazem privacidade a esses momentos, mas sem isolar totalmente a rua, como se fossem uma continuação do paisagismo exuberante do condomínio. “É uma privacidade parcial, porque gosto de ver quem passa e de ter uma relação com as pessoas”, ela completa.

A parte interna da construção também ganhou melhorias nos últimos anos. Reformado de ponta a ponta, o andar de baixo teve o lavabo deslocado e perdeu algumas paredes para que a cozinha recebesse mais iluminação natural. “Nossa ideia sempre foi ter uma cozinha integrada, pois enxergamos a casa como um ponto de encontro da família”. Ao invés de armários convencionais, a arquiteta planejou uma imensa estante sem portas, onde todas as louças ficam à mão e podem ser localizadas facilmente pelas visitas. Os ladrilhos estampados, que servem de pano de fundo e trazem cor à decoração, são especiais para a moradora, pois foram comprados em uma fábrica do Rio Grande do Sul, sua terra natal.

Na decoração, a grande maioria das peças tem uma história bacana por trás. Os móveis, por exemplo, foram comprados em Ilhabela ou em antiquários, e muitos dos objetos vieram de diferentes países espalhados pelo mundo, como França, Turquia e Espanha. Cestarias artesanais trazidas de uma aldeia de índios do Rio Grande do Sul, remos de madeira e uma parede de pedras atrás do sofá ajudam a compor o mix de texturas naturais dos ambientes. Para completar, a galeria de quadros coloridos sobre a escada junta fotografias de família e dos lugares para onde Sara e Vânio já viajaram. Tudo reunido com calma e carinho para formar uma casa sempre pronta para receber.

Onde encontrar

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Fotos por Alessandro Guimarães

Deixe seu comentário 6 Comentários

  1. Essa casa é um mar de beleza!

    Responder
  2. Amei!Esta casa tem a cara da sua dona.Maravilhosa!!!!

    Responder
  3. Local muito bacana, demonstrando carinho e aconchego nesta decoraçao!

    Responder
  4. ola meninas, tudo bem? que DELICIA de casa, esse lugar merecia 1000 fotos, tudo ë lindo de se ver, amei este post. Parabens, tragam sempre lares assim. Beijos meninas pelo trabalho primoroso, fotos bem tirados, isso se chama talento e amor.

    Responder
    • Oiii! Tudo bom?
      Nós também nos deliciamos com essa casa. A sensação que ela passa é de muito aconchego – uma casa de família e para a família! Ficamos felizes que tenha gostado!!! Como sempre você nos presenteando com lindas palavras!!! Obrigada 🙂

      Responder
  5. Perfeita! Parabens!

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Histórias

Tags