Detalhes que inspiram | Capítulo 1

Apartamento repleto de peças e objetos que transformam a decoração

Essa história foi produzida em parceria com a HOMETEKA, uma plataforma de arquitetura e design criada para simplificar a vida de quem quer uma casa com mais personalidade. Além de muito conteúdo bacana, o site é um marketplace com centenas de produtos de decoração!

Cruzar a porta do apartamento da arquiteta Julia Varon e de seu roommate, Felipe Maestri, é como entrar em um universo particular, onde cores, objetos e plantas se encontram para criar uma decoração autêntica e inspiradora. De fato, cada trechinho do apê traz peças que despertam encantamento: o pisca-pisca na cozinha, o sofá colorido, um coração de porcelana na parede e tantas outras relíquias com a cara da moradora. Emoldurando tudo isso está o piso de epóxi preto – mais uma das escolhas criativas da arquiteta.

Julia e o amigo Felipe se mudaram para o endereço há pouco mais de um ano, mas a história dela com o apartamento vem desde a infância. “Morei nesse apê até os 6 anos com meus pais e minha irmã, então tenho ótimas lembranças daqui. Além das memórias, sou apaixonada pela jardineira e pelas janelas, que dão amplitude e luminosidade aos ambientes”, a arquiteta conta. Nesse intervalo de duas décadas o imóvel teve outros proprietários que o desconfiguraram completamente, por isso quando Julia voltou ela fez questão de reformar alguns cômodos para resgatar a personalidade da decoração.

“As escolhas do apartamento refletem muito o nosso gosto e estilo, além de soluções que utilizo nos dois escritórios de arquitetura dos quais sou sócia, o Forma011 e a Guay”, Julia explica. Sempre em busca de novos materiais e de ideias diferentes, a arquiteta fez de seu apê uma espécie de laboratório onde ela pôde testar técnicas inovadoras – uma delas é o próprio piso de epóxi, um acabamento normalmente usado em garagens ou espaços comerciais. “Não queria que a obra durasse muito tempo, logo esse revestimento foi uma boa opção, pois o instalei sobre o porcelanato antigo, então não precisei fazer todo o quebra-quebra. O preto é minha cor preferida e ele não pesou em nada o ambiente”, ela completa.

Máscara de Coelho de porcelana, da Corporação de Ofícios
Garrafa Ambar Estampa Vagem, da marca Pomelo, e vela Aromas do Vinho, da Rewine

Almofada Bromélia, da Lupi Design

Como não poderia deixar de ser, a decoração e a arquitetura de cada cômodo trazem elementos que a moradora costuma usar em seus projetos, como a estrutura de concreto aparente na sala, a luminária de neon, ideias de faça você mesmo… A prateleira feita com um skate, por exemplo, foi a maneira que Julia encontrou de reaproveitar o item comprado há anos na época em que morou fora do Brasil – de tanto cair, ela resolveu aposentar o skate, mas não quis se desapegar dele totalmente, por isso o transformou em móvel.

“Muito do apartamento foi criado assim: necessidade + inspiração. Quando não tínhamos sofá utilizávamos os pallets, daí eles foram ficando e viraram uma mesa lateral. A bancada, que é multifuncional, é a cara do apê. Queríamos comprar um bar, um banco e uma estante, mas ao final criamos um móvel só com tudo isso junto. Uma solução simples usando blocos de concreto e pranchas OSB – nós dois que fizemos e montamos”.

Almofada Quadrada Monstera, da marca Muug

Vaso Coração, em diferentes estampas, da Corporação de Ofícios

Luminária de mesa Tokinho, da Plug Decor

Julia não teve a pressa de deixar a decoração toda prontinha, mesmo porque o apê está sempre em evolução – novas peças ocupam as paredes e prateleiras de tempos em tempos, e as antigas são redistribuídas pelos cômodos. “Na minha opinião, os objetos refletem a personalidade das pessoas que vivem nos espaços. São tão importantes quanto os móveis, sem contar as histórias que eles carregam”, ela diz. A parede da sala, recheada de quadros, gravuras e itens divertidos, como o chapéu trazido da Tailândia ou a máscara de coelho de porcelana, vive em eterna transformação: “Acho bacana quando as pessoas vêm aqui e reparam nessas pequenas mudanças”.

A arquiteta também adora pesquisar novas lojas e descobrir designers diferentes, e foi em uma dessas buscas que ela encontrou a HOMETEKA. “O site é uma mistura de designers e produtos bacanas, então tenho várias peças deles espalhadas pela casa”.

Onde encontrar

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia

Deixe seu comentário 9 Comentários

  1. Está lindissima esta sala eu gosto muito deste estilo é funcional arejado ..Parabéns á decoradora ….

    Responder
  2. Onde acho esse espelho? Qual o tamanho dele?

    Responder
    • Oi Julia, tudo bom?
      Infelizmente não sabemos onde o espelho foi comprado, porém conseguimos te ajudar com a medida. Ele deve ter entre 1 metro e 1,20 de diâmetro. 🙂
      Beijos

      Responder
      • Obrigada!! Lindo demais o apt! E amo o site de vcs! Parabéns pelo trabalho de curadoria! <3

        Responder
        • Eba!!! Obrigada Julia <3
          Para nós é uma alegria imensa ter esse retorno. Nos dedicamos bastante para que a curadoria seja sempre legal, que bom que você reparou, rs.
          Beijão

          Responder
  3. gente, que apê lindo, moderno e autoral!!! ameiii!!!! vcs saberiam me dizer de onde são as cadeiras e a poltrona?? parabéns hdc por mais essa reportagem linda!!!

    Responder
    • Oi Ariane, tudo bom?
      Realmente o apê da Julia tem muita personalidade, do jeito que a gente gosta, rs. As cadeiras e a poltrona lindinha são da marca Fernando Jaeger, já conhece? http://fernandojaeger.com.br/ Se não me engano essas peças são da loja Pronto Pra Levar.
      Obrigada pelo carinho!!! 🙂 Beijão

      Responder
  4. Que sala linda!!!
    Queria saber de onde é a mesa!

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Histórias

Tags