Last Updated on: 16th maio 2021, 11:49 pm

Como reformar de um jeito rápido e, ao mesmo tempo, fazer ambientes pequenos renderem mais? Esses foram os dois desafios que a arquiteta Renata precisou enfrentar antes de se mudar para a casa que tanto quis. Sua melhor estratégia? Apostar em soluções de baixo custo e fáceis de executar para otimizar o tempo, o orçamento e os próprios espaços. Em tempo recorde a moradora transformou o imóvel sem personalidade e com ar comercial em um ninho cheio de aconchego e boas ideias. Veja abaixo 4 dicas bacanas da reforma – e clique AQUI para conferir a matéria completa com mais fotos.

Um sonho possível | 4 boas ideias

1. Home office sob a escada: Como a casa não é muito grande, a maioria das ideias do casal tem o objetivo de driblar a metragem reduzida sem que a decoração saia perdendo. Para aproveitar melhor o vão sob a escada, por exemplo, Renata instalou ali um escritório pequeno, porém funcional – com bancada de trabalho enxuta, gaveteiro e iluminação adequada. A pintura preta deixa o ambiente mais moderno e traz unidade visual.

2. Prateleira estreitinha: Começando perto da porta de entrada e se estendendo até a sala de jantar, a prateleira estreita de marcenaria serve de apoio para itens diversos – quadros, castiçais, vasinhos de plantas… Como a profundidade do móvel é pequena, ele não atrapalha a passagem nem mesmo no corredor.

3. Barra de inox na cozinha: Outra forma de economizar espaço é aproveitar as paredes na hora de armazenar utensílios ou objetos do dia a dia. Para não ocupar a área da bancada da pia com potes de tempero e apetrechos culinários, a moradora os organiza em ganchos presos a uma barra de inox instalada na parede. Além de prática, a peça ainda decora o cômodo.

4. Horta vertical: Para deixar o quintal dos fundos ainda mais agradável e perfumado, o casal criou uma horta vertical em uma das paredes usando vasos de barro em posições alternadas. Além de acomodar temperos e ervas, os vasos também servem como uma instalação decorativa, pois são bonitos até mesmo vazios.

Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia