Ideias legais em um apê pequenino

Cores vivas, móveis compactos e muitas relíquias pessoais em 35m²

Como fazer uma vida inteira caber em apenas 35m²? A designer de interiores Michelle Gueiros topou o desafio e transformou um apartamento compacto em seu lugar no mundo. “No momento é o tamanho ideal para mim, pois minha demanda é exatamente essa. Eu consigo ser muito feliz em espaços pequenos”, ela conta. Michelle nasceu em Recife, onde seus pais ainda vivem, porém desde cedo sentiu a necessidade de se aventurar por aí – ela já morou em diferentes cidades compartilhando a casa com tios, primos, amigos ou conhecidos… até que encontrou seu apezinho em São Paulo.

“Sempre tentei ser compacta. Parece irônico, porque eu amo coisinhas e fui acumulando bastante ao longo dos anos, mas quando faço uma mudança fico apenas com o essencial e o que tenha valor afetivo. Evitei comprar itens grandes que me impedissem de mudar facilmente”, ela explica. Por conta disso, Michelle precisava alugar um espaço mobiliado e que oferecesse alguma estrutura, como eletrodomésticos, cama, armários… Depois de procurar um pouquinho, ela encontrou a solução perfeita: o HUB 88, uma espécie de coworking residencial – ou melhor, um co-living instalado no prédio de um antigo hotel.

O apartamento veio com uma micro cozinha equipada, uma mesa de jantar redonda com duas cadeiras, a cama e o guarda-roupa. “Eu usei o armário para dividir os ambientes e criar uma salinha, então resolvi comprar um sofá, um rack e uma mesa de centro. Os utensílios de cozinha eu acomodei em uma estante que já tinha porque sempre gostei da ideia de deixá-los expostos”. Outra peça que a moradora fez questão de levar para o apê é o frigobar retrô, um xodó e ao mesmo tempo um quebra-galho, já que ela não possui uma geladeira convencional.

Os móveis estavam definidos e o layout também, mas para realmente deixar o espaço com cara de lar Michelle recorreu às cores e aos inúmeros objetos que coleciona – sejam aqueles trazidos de suas viagens pelo mundo, os presentes de pessoas especiais ou as peças compradas em feirinhas de artesanato pela cidade. “O que eu trouxe para cá é exatamente tudo o que amo. São objetos que têm histórias e muito significado para mim”, ela fala. A designer conta que também adora enquadrar lembranças, como desenhos, recados e postais de amigos, por isso até mesmo as paredes estão carregadas de sentimento.

4 ideias para apartamentos pequenos

* Utensílios de cozinha à mostra: Quem possui poucos armários em casa ou não quer entulhar os cômodos com móveis grandes demais pode usar a mesma solução desse apartamento. A estante com prateleiras abertas não pesa no visual e acaba servindo para expor fofurices em meio às louças coloridas. Assim a moradora pode reservar o espaço dentro dos armários da cozinha para os itens maiores e menos bonitos, como panelas e afins.

* Cor para trazer alegria: Muitas pessoas acreditam que apês pequenos devem ser totalmente brancos ou bem neutros, porém isso não precisa ser uma regra. “Eu sempre gostei muito de tudo o que é colorido. Gosto bastante de candy colors e no fim das contas o azul combinou com o amarelo do acabamento da cozinha, que era padrão do prédio”, a moradora diz.

* Paredes ocupadas: Como o apartamento não consegue acomodar muitos móveis ou peças grandes, a saída de Michelle foi ocupar as paredes com o maior número de coisas ‘penduráveis’. Além dos quadros e ilustrações, ela também pendurou pratinhos de parede, uma mania herdada dos tempos em que ainda morava com os pais.

* Áreas otimizadas: O lugar preferido da designer em todo o apê é a varandinha, decorada com tapete de grama falsa e outros detalhes coloridos. Apesar da metragem reduzida, Michelle conseguiu transformar o ambiente em seu refúgio – com direito a rede de balanço, varal de luzinhas, banco que vira mesa e muitas plantas. Os vasos, pendurados no teto, liberam espaço no piso e não atrapalham o caminho quando a moradora tem visitas.

Onde encontrar

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia

Deixe seu comentário 13 Comentários

  1. Que apto lindo! De onde é esse tapete? Achei fofo!

    Responder
  2. O ap perfeito, para uma garota perfeita!!! Parabens michelle, ap perfeito

    Responder
  3. Lindo demais! E o criado-mudo de macramê, sabem de onde foi?

    Responder
  4. Ai meu Deus! Quanta fofura num lugar só!
    Amo candy colors. Pena que com o marido tem que mesclar com outras coisas pra não ficar tão feminino. rsrs
    Adorei cada cantinho! Vcs sempre arrasam meninas. bjs

    Responder
    • Hahaha, verdade! Quem mora com o marido tem que ceder um pouco para chegar num equilíbrio na decoração. Mas bem que a gente adoraria uma casinha assim bem açucarada, rs. Beijos…

      Responder
  5. Que lindo!!!! Amei a estante e os objetos. E a rede? lindas cores. De onde é a rede?

    Responder
    • Oi Marcela, tudo bom?
      Demais essa rede mesmo. A moradora comprou em uma lojinha no Brás, em SP, mas ela infelizmente não lembra o nome da loja. 🙁
      Beijos

      Responder
  6. Amei..adoro ambientes pequenos também.

    Responder
  7. Amei! De onde é o sofá:?

    Responder
  8. Adorei as dicas, alugar um apartamento pequeno é sempre uma ótima opção.

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Decore

Tags