Coleção de histórias | Capítulo 2

Decoração descolada no apartamento da criadora da Collector

Essa matéria foi criada em parceria com a COLLECTOR, a loja que é sinônimo de decoração descolada e com personalidade. Se você procura inspiração e peças muito originais, vale a pena conhecer! Agora vem com a gente saber um pouco mais sobre essa história…

Fabiana Falcão é carioca, designer gráfica e também a responsável pela curadoria apaixonante da loja Collector. Com jogo de cintura e uma coleção de peças bacanas que a acompanha há anos, ela conseguiu traduzir todo esse talento na decoração de seu apartamento alugado em São Paulo. E o melhor: sem precisar gastar muito com reformas. “Minha dica é investir em plantas, luminárias, objetos e pintura – tanto nas paredes, quanto nas portas e janelas. Pintei as janelas do banheiro e da cozinha de preto e fez muita diferença”, ela fala.

* Clique AQUI para ler o Capítulo 1 e ver mais fotos do apê. 

A cozinha, normalmente um dos cômodos mais difíceis de resolver sem obra, ganhou soluções econômicas para se tornar mais agradável. Para disfarçar o piso sem graça Fafá usou um tapete colorido; para aumentar a luminosidade e deixar o espaço mais atual, a saída foi pintar os azulejos de branco; para incrementar a iluminação ela usou um pendente descolado e um fio de luzinhas ao redor da janela; e para completar, louças coloridas, utensílios divertidos e mais plantas. Repaginado, mas não por completo, o ambiente tem uma aura aconchegante que lembra as casinhas de antigamente.

Luminária pendente Valen, da Collector
Cordão de luz com bolas, Caneca de cerâmica Sun BrancaCopo de porcelana Bic, Tábua de Pinus, Copo de vidro CoqueirosConjunto de bowls Merlin, Prato raso EW Verde e Prato fundo EW Branco, tudo da Collector
Pôster rosa Kitchen, Cadeira de ferro Shazan, Chaleira EW Verde, Caneca de porcelana Cogumelo e Almofada Melina Laranja

Centro de mesa Stripes, Conjunto de bowls Mixed, Conjunto de bowls Merlin, Canecas EW e Prato Costela de Adão, da Collector
Cesto Amélia, da Collector
Quadrinho Pintura em tela Plant Position, da Collector
Pôster Yoga Cheers, da Collector

Pôster Sex With Mosquitos e Porta Bijou de vidro Adrian, da Collector

Por incrível que pareça, quando Fafá se mudou para o apartamento até mesmo o quarto tinha paredes e armários pintados de bege. Na época ela não conseguiu bancar a pintura completa do imóvel, então o bege foi ficando e está lá até hoje. Para compensar a cor que não lhe agrada, a moradora fez de tudo para deixar o espaço mais acolhedor, e uma de suas estratégias foi usar pouca informação na decoração. “Para mim, o grande destaque do quarto é a janela. Acabei decidindo deixar a cama no chão por causa dela (e também porque a cama que eu queria estava muito cara, hehe). Mas acho legal esse casamento de colchão no chão com tapete e prateleira fazendo a função da cabeceira”.

No banheiro antigo a paixão pelas plantas fala ainda mais alto. A designer distribuiu vasos até nos lugares mais inusitados, como a banheira ou o bidê. “Eu já virei ‘a louca das plantas’ entre os meus amigos. Acho que tenho essa necessidade por ser do Rio e morar em São Paulo. Preciso muito ver o verde e tê-lo em minha vida”, ela conta. Além das folhagens, outro charme do ambiente são os detalhes – quadrinhos, espelhos, velas, bandejas e pôsteres provam que o banheiro também merece uma decoração legal.

Cordão de luz e Almofada Crochet Milla, da Collector
Escultura de cerâmica Flamingo e Cachepot Flores Azuis, da Collector

Cesto Tristan Branco e Cadeira de ferro Tarson, da Collector

Fafá trabalha home office e considera que o apartamento seja um dos melhores investimentos para o seu bem-estar – afinal, quanto mais gostosa a casa, mais feliz a vida. “Adoro receber meus amigos ou fazer ‘pré-festa’ aqui no apê. Amo ter uma rede no meio da sala e muita planta ao redor. Sou solar, gosto que os espaços tenham luz e janelões. Também não tenho TV e não sinto nenhuma falta, eu leio mais e escuto música. Acho que essas são as maneiras que encontrei de aproveitar melhor a casa”.

Onde encontrar

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Fotos por Alessandro Guimarães

Deixe seu comentário 11 Comentários

  1. Simplesmente apaixonada !!!

    Responder
  2. O apartamento tem tantos elementos que vou olhar cada detalhe novamente !!!

    Responder
    • Hahaha, boa Rosangela!
      Esse apê é cheio de ideias legais mesmo, e o melhor: simples! Não conseguimos parar de olhar pra ele, rs.

      Responder
  3. Casa adorável, muita inspiração pro meu lar, tem como informar de onde é essa gatinha charmosa de cerâmica?
    Obrigada.

    Responder
  4. Quero morar nessa casinha <3

    Responder
  5. que lindezaaa!
    quantos metros tem essa casinha?

    Responder
    • Oi Ariane!
      Sabe que a moradora não tem certeza da metragem? Tem um quarto só, mas é antigo, então os cômodos são amplos. Chutando um pouco pelo que vimos no dia das fotos, deve ter uns 90 m2.
      Bjos!!!

      Responder
  6. Eu amo casas com essa pegada do banheiro e da cozinha.Ah,essa frase no espelho…rs!

    Responder
  7. Que casa linda!! Já quero saber o nome das plantas 🙂

    Responder
    • Oi!!! Tudo bom? Realmente incrível esse apê…
      Bom, vamos lá. Na cozinha a moradora tem: cactos na janela, hera e jiboia (plantas pendentes) e samambaia. No banheiro tem uma infinidade de plantas, mas algumas são: samambaias, ripsális (no vasinho no piso), peperômia (pendurada sobre o vaso sanitário), e no varal de plantas tem columeia, chifre-de-veado e outras. As do quarto não sabemos com tanta precisão, mas acho que a do cesto é uma filodendro. Ufa!!! Muita coisa né? Beijos

      Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Histórias

Tags