Apartamento colorido com ares de loft

Um lar com boas soluções de arquitetura e decoração divertida

“Nada melhor do que chegar em casa e ver um ambiente em harmonia com você”. Foi esse desejo que levou a assessora de imprensa Denise Delalamo e o chef de cozinha Augusto Pinto a reformar seu apartamento alugado em Pinheiros.  Com uma varanda que vai de ponta a ponta da sala, pé-direito duplo na entrada e um mezanino com dois quartos, o imóvel segue o modelo dos lofts contemporâneos: a decoração tem referências de estilo industrial, porém sem abrir mão do acolhimento. As tubulações à mostra e o piso imitando cimento queimado, por exemplo, entram em sintonia com ladrilhos hidráulicos de ar retrô e objetos bem coloridos – uma mistura autêntica que é a cara dos moradores.

O projeto original é de autoria da arquiteta Fernanda Panetta, incluindo a escolha dos revestimentos e o layout inteligente, mas com a ajuda do arquiteto Pedro Bazani em três meses de obra o apartamento ganhou novos ares. A sala foi o espaço que mais se transformou, como Denise conta: “Fizemos um projeto de iluminação, uma pintura especial no teto e na parede de entrada. O Pedro também desenhou a estante, que é o grande chamariz desse ambiente. Consegui colocar tudo o que precisava nela. Não sou de acumular coisas, pelo contrário, mas temos muitos livros, papeladas e objetos de design”. A escolha dos móveis foi feita com muito cuidado, levando em conta as dimensões do apê e o gosto do casal.

A cozinha é o território exclusivo de Augusto e para ele a funcionalidade era muito importante, por isso o projeto ganhou adaptações e soluções bem pensadas para que tudo ficasse a seu alcance. O paneleiro suspenso rente à viga ajuda a organizar o acervo de panelas do chef e o painel aramado na parede serve para pendurar utilitários menores e potes de tempero. “A casa é muito prática, da cozinha os pratos vão direto para a mesa de jantar. Essa integração e a sensação de espaço e amplitude têm a nossa cara”, Denise diz.

Pequenas mudanças no quarto do casal também fizeram parte da reforma. Para deixar a decoração do cômodo mais leve, Pedro sugeriu a criação de uma meia-parede de drywall como complemento ao revestimento existente, que imita tijolinhos. “Trouxemos a cama do nosso antigo apartamento. Fiz questão, porque acho o móvel maravilhoso”. A dose extra de aconchego fica por conta da roupa de cama com tons de cinza e texturas suaves.

3 Ideias preferidas

* Aparador antigo com coleção de plantinhas: “Garimpei muito até encontrar o que queria e tinha que ser exatamente assim. Quando coloco uma coisa na cabeça, ninguém tira”, Denise brinca. O móvel vintage traz personalidade à sala de jantar e de quebra serve de apoio para os vasos menores da moradora.

* Estante multifuncional: Denise é uma pessoa que gosta de praticidade, por isso o projeto do apê prioriza a funcionalidade e o aproveitamento de espaços. A estante da sala, além de ser uma das protagonistas da decoração, também serve como home office, bar, rack… tudo em um só móvel.

* Iluminação escultural: Outro elemento que a assessora adora em seu loft é a iluminação escultural na parede da escada. Feita com conduítes de aço preto e arandelas simples, ela é um belo exemplo de como materiais baratos podem ser usados de forma inovadora para criar grandes efeitos.

Onde encontrar

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Fotos por Alessandro Guimarães

Deixe seu comentário 10 Comentários

  1. Eu adorei a poltrona com aqueles fios coloridos (!)
    Qual é o material ou matéria prima dos fios de revestimento?
    Obrigada!

    Responder
  2. Gente, e essa porta amarela que dá para algum ambiente, parece uns cobogós. Saberiam me dizer qual é o modelo e onde a gente compra? bjos!

    Responder
    • Oi Adriane, tudo bom?
      Super diferente essa porta! Acho que foi feita sob medida, mas vou tentar descobrir pra você. Beijos

      Responder
    • Oi Adriane!
      Conversamos com a arquiteta Fernanda Panetta, responsável pela primeira reforma feita no apê, e ela nos confirmou que a porta foi feita sob medida pelo marceneiro dela. Beijos

      Responder
  3. Muito bom gosto, a porta é incrível. Obrigada pelo retorno, vocês são um docinho!

    Responder
  4. Oie!!!! Onde posso encontrar aquele suporte laranja para colocar lápis, tesouras e objetos de escritório?? Minha filha adorou!!!!

    Responder
  5. Estou muito apaixonada por esse projeto, tudo impecável !!
    Saberia me dizer de onde são as cadeiras e a mesa ?

    Bj
    Fernanda

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Decore

Tags