Hometeka Autoral | Capítulo 1

Um apartamento incrível todo decorado com peças de design brasileiro

A matéria dessa semana é um pouquinho diferente: ao invés de contar uma única história, vamos contar várias. Já imaginou uma casa toda decorada com móveis e objetos lindos e 100% brasileiros? Pois essa é a proposta do Apartamento Hometeka Autoral, feito para celebrar a nova seção de design autoral do marketplace. Vem com a gente saber mais sobre esse projeto incrível e sobre os criadores das peças. 

É impossível entrar no apartamento e não sentir vontade de espiar cada detalhe com cuidado, tentando desvendar quem criou o que. Para começar, a arquitetura do prédio assinado por Isay Weinfeld dá as boas-vindas a quem chega, enquanto a decoração colorida elaborada pelo Pro.a Arquitetos só reforça ainda mais o jeitão autêntico dos espaços. No entanto, a grande protagonista do apê é a curadoria de produtos autorais desenhados por designers brasileiros que produzem em pequena escala e defendem o consumo consciente.

“Design autoral não segue norma nem tendência. Ele é a manifestação do olhar criativo do designer aliada a soluções de produção e viabilidade que fujam do óbvio”, explica o arquiteto e jornalista Bruno Simões. Segundo ele, a dificuldade de acesso à indústria e ao maquinário levou os designers brasileiros a inventar alternativas pouco convencionais para produzir suas peças, como o upcycling, por exemplo, ou o próprio trabalho artesanal. “Iniciativas como essa fortalecem a figura do autor. É extremamente importante entendermos que por trás de todo e qualquer produto existe um criador, um processo rico e cheio de histórias”, ele diz.

Ao invés de contribuir para o consumismo acelerado, esses empreendedores procuram um caminho mais saudável, que ofereça novas possibilidades de consumo. E é aí que entra a contribuição da Hometeka como ponto de ligação entre essas marcas e o público que ama decoração. Não à toa, o lema do projeto Hometeka Autoral é o seguinte: “Queremos incentivar pessoas que escolheram trabalhar de maneira diferente, mostrando sua visão de mundo e valores por meio de produtos feitos em pequena escala. Por pessoas, para pessoas”.

Sofá A417, de Ale Alvarenga, com almofadas da Señorita Galante

Poltrona A117 por Ale Alvarenga, tapete 3 Listras da Urda e Mesa lateral Palermo da Oslo Design
Mesa Tóia, da Oslo Design
Tapete Mesclado da marca Urda, almofadas artesanais da Señorita Galante e Banco Cross Ripado, da Mube
Porta Bike Velô, da Guará Mobília
Velas Durif da marca Rewine, vasinho de concreto da Tropical Blue e Ladrilho hexagonal da Cobalto

Pronto para descobrir um pouco mais sobre os designers que fazem parte da Hometeka Autoral? Então olha só:

Urda: Hélia Prates é a criadora da marca de almofadas e tapetes artesanais que busca resgatar uma época em que tudo era feito com tempo e carinho. Utilizando técnicas antigas para produzir peças com ar moderninho, ela mantém viva a tradição dos teares e do trabalho manual. “O que eu tento transmitir com o meu processo criativo é um universo feminino e místico, onde a sabedoria das artesãs é valorizada. Porém isso ainda é uma construção”, ela diz.

Oslo Design: “Sempre que fazemos uma peça, pensamos em um propósito. Um propósito de função, de beleza, de consumo e de vida. Nossa inspiração é a reflexão das experiências que vivemos”. É assim que as arquitetas Karin Klassen e Cláudia Guimarães, mãe e filha, explicam o conceito de sua marca de mobiliário, onde ambas têm liberdade total de criação.

Guará Mobília: Na contramão de um mercado cada vez mais rápido e automatizado, Bárbara Vioto e Matheus Martini criaram a Guará Mobília para poderem desacelerar e colocar corpo e alma no que fazem. “Desenvolvemos uma marca que reflete nossa sensibilidade e forma de pensar, assim damos corpo às nossas ideias e as colocamos no mundo. Oferecer produtos feitos com consciência nos faz sentir parte de uma mudança necessária e importante para todos”.

Rewine: Quando Sandro Silva juntou a paixão pelos vinhos com sua consciência pelo reuso de materiais, a marca Rewine nasceu. Ele reaproveita garrafas que seriam descartadas para produzir objetos de decoração funcionais e com um visual único. “Tento enxergar nas garrafas produtos que podem ser úteis nas casas, que possam unir pessoas ou deixar o lar mais aconchegante”.

Luminária Torre, do Gabinete Amarelo, e almofada Tijolo, da Señorita Galante
Cabideiro de madeira e Quadro do Barini Design

Banco Tamandua Urbanus e Vaso Carbono da Plantar Ideias, e floreira Bara da Mube
Casinha de passarinho Rufus Urbanus Cuia, da Plantar Ideias
Mesa lateral Icecream da Mube, bandeja Carbono da Plantar Ideias e cadeira com banco Guma, da Serracopo Oficina

Gabinete Amarelo: Os produtos idealizados por Amarilio Alves Jr. muitas vezes são o resultado de sua experimentação com diferentes matérias-primas e técnicas. “As peças que produzo são resultado de uma sobreposição de 3 aspectos: personalidade, olhar e referências”, diz. Garimpeiro, ele costuma reaproveitar partes e materiais de origens distintas em suas criações.

Plantar Ideias: Luciana Pitombo e Felipe Stracci usam suas peças para disseminar o estilo de vida em que acreditam, onde o contato com a natureza é essencial. “A natureza é nossa inspiração, seu design tem milhares de anos e devemos aprender e respeitar este conhecimento, mas também olhamos para as artes plásticas e a filosofia. Buscamos promover o convívio entre as pessoas com o lado externo”, o casal fala.

SerraCopo Oficina: A marca é fruto do olhar criativo de Henrique Bolognini, que explica que seus produtos se apresentam de forma sincera: “As peças revelam sem receio todos os processos construtivos e técnicas utilizadas em sua construção. Isso aproxima bastante minhas criações da produção modernista de mobiliário, porém ao mesmo tempo elas também espelham o contexto atual em que estou inserido”.

Almofada Horizonte Verde da Opano e mesa de apoio Encaixa Sofá da Modifica
Mesas laterais Garapa da Oslo Design, vasos de concreto da Tropical Blue e pratinho Sempre-viva do Cerrado de Thaís Mor
Poltrona Gelli Tranças de Regina Misk e Banqueta Roots Redonda da Señorita Galante
Revisteiro Urbe da Opano e tapete Listras Mais Triângulos da Urda
Painel com Azulejo Step do Estúdio Mosaico, poltrona A317 de Ale Alvarenga e Rufus Urbanus Triplex da Plantar Ideias
Terrário Plié da marca O Formigueiro
Banco Lapa da marca Fubbá e vela Durif da Rewine
Vaso Orbit Laranja do Mii Atelier

Ale Alvarenga: “O designer precisa ser visto como um médico, um dentista; é um profissional que pode melhorar e transformar as vidas das pessoas para melhor”, define Alessandro Alvarenga. Após anos trabalhando na indústria e colaborando com diferentes marcas, ele lançou recentemente uma coleção de peças que representa sua vontade de criar produtos com os quais as pessoas possam estabelecer elos mais permanentes.

Regina Misk: Estilista e designer, Regina cria peças que unem o moderno e o artesanal. “Trabalhar com técnicas antigas e artesanais sempre foi minha paixão. Fios, tramas e cores fazem parte do meu universo, por esse motivo os itens que crio sempre carregam essas características. É um prazer poder me expressar livremente e produzir coisas que façam as pessoas sentirem emoção”, ela conta.

Estúdio Mosaico: Os azulejos estampados do Estúdio Mosaico contagiam as pessoas com uma explosão de formas, cores e luzes. Segundo o trio, a parte mais prazerosa de ter a própria marca é a liberdade total para emocionar e se comunicar com o observador. “Acreditamos na união da arte com a arquitetura, uma relação simbiótica onde uma complementa a outra”.

OPANO: “Somos os livros que lemos, as músicas que ouvimos, os lugares que visitamos, as pessoas com quem conversamos, a família que temos”, as amigas e sócias Lilian Mendes e Branca Escobar dizem. Foram desses retalhos de pessoas, de sons e de imagens que surgiram os tecidos estampados da marca OPANO, aplicados em almofadas, guardanapos, revisteiros e outras peças lindas.

* Quer conhecer mais ambientes do apartamento e os outros designers que ajudaram a fazer esse projeto acontecer? Então fica de olho aqui no blog porque amanhã tem mais!

Fotos por Gisele Rampazzo

Deixe seu comentário 7 Comentários

  1. Quanta beleza! Encantada!
    Gostaria de saber, por favor, qual a tinta da parede da sala? Muito obrigada!

    Responder
    • Oi Marina!
      Super bonito o apartamento né? Adoramos a seleção de peças. 🙂 A tinta usada na sala se chama Poeira de Sonho e é da Eucatex.
      Beijos

      Responder
  2. Quanta coisa linda! Entre os que eu não conhecia, fiquei apaixonada pelo trabalho da Urda.

    Responder
    • Oi Lisia!
      Também adoramos o trabalho da Urda. Você viu que ela faz uns tapetes mais coloridos também? Bem interessante e com esse toque artesanal que amamos!
      Beijos

      Responder
  3. Inspirador…amei tudo!

    Responder
  4. Olá! Por favor, gostaria de saber de onde são as cadeiras caramelo da mesa de jantar!

    Responder
    • Oi Luci, tudo bom?
      As cadeiras são do Estudiobola. Em breve os produtos deles devem estar na Hometeka também.
      Beijos! 🙂

      Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Histórias

Tags