Hometeka Autoral | Capítulo 2

Um apartamento incrível todo decorado com peças de design brasileiro

A matéria dessa semana é um pouquinho diferente: ao invés de contar uma única história, vamos contar várias. Já imaginou uma casa toda decorada com móveis e objetos lindos e 100% brasileiros? Pois essa é a proposta do Apartamento Hometeka Autoral, feito para celebrar a nova seção de design autoral do marketplace. Vem com a gente saber mais sobre esse projeto incrível e sobre os criadores das peças. 

Com ambientes coloridos, repletos de soluções interessantes e muitas peças assinadas, a Hometeka conseguiu trazer sua curadoria virtual para o mundo real, reunindo e registrando em um mesmo espaço o trabalho de novos profissionais independentes. Arquitetura, design e inspiração se encontram no apartamento, ou seja, uma verdadeira imersão no universo autoral. “Esse projeto tem a força do coletivo, de mostrar pequenos produtores e designers reunidos em um único lugar. É uma vitrine com uma curadoria feita por pessoas curiosas, interessadas em descobrir o que ainda não foi visto. É aquilo: Sozinhos vamos mais rápido. Juntos vamos mais longe”, contam Lilian Mendes e Branca Escobar, da marca Opano.

De fato, o Apartamento Hometeka Autoral é uma chance de conhecer de perto o trabalho de novos talentos da decoração e do design. As criações autorais são complexas, pessoais, cheias de identidade – e é isso o que as torna únicas. São peças que transitam entre a arte e o design, mas com uma preocupação de funcionalidade, acabamento e viabilidade de produção. O emocional e o racional juntos. “O design autoral está em franca expansão. Principalmente porque essa geração entendeu que não precisa mais da figura do editor para aprovar, investir ou produzir seus produtos. Os próprios designers assumem o papel de cuidar de todo o processo. Isso gera uma liberdade de criação e uma gama muito maior de oportunidades para jovens e pequenos produtores”, Bruno Simões explica.

Como se não bastasse a curadoria afiadíssima, o apartamento também traz ideias bacanas de layout ou truques com grandes efeitos visuais. O lavabo, por exemplo, teve paredes e teto revestidos de azulejos com estampas geométricas, e a cozinha se abre para a sala por meio de um grande vão sobre a mesa de jantar.

Luminária Medusa, do estúdio 80e8

Vaso Pinha Branco e vaso garrafa Mar, da Lebú, e vaso Deslocado, da Cobalto
Vaso pendente Pinotage, da marca Rewine
Hangers Cegonha e Maíz, por Julie Fox, e Pôster Mandacaru do Atelier Casulo
Ladrilho da marca Cobalto e Fruteira Wave da Origin
Porta-temperos da Com Pallet, moedores e saleiro Rock Salt da Origin
Apoio para livros Bloco da UZ.1, garrafas decoradas da Pelicano, pôster Casa Cactos da Costuras do Imaginário e sousplats de madeira da Origin
Vasos estampados da Advogada que Virou Vaso
Pôster Alecrim do Atelier Casulo, cerâmicas utilitárias de Thaís Mor e peças de madeira da Origin
Queijeira Sempre-Viva e pratinho Sempre-viva do Cerrado, de Thaís Mor

Pronto para descobrir um pouco mais sobre os designers que fazem parte da Hometeka Autoral? Então olha só:

Lebú: Viviane Tabach escolheu a cerâmica como suporte para seu trabalho pois atribui a ela um valor simbólico ligado à energia da natureza. A cerâmica exige outro tempo e cuidado e isso é uma das coisas que a encantam. “A matéria tem uma importância imensa. Muitos trabalhos nascem no seu processo e a parte mais prazerosa da Lebú é com certeza a criação”, ela fala.

Advogada que Virou Vaso: A carreira de Carla de Melo Brandão começou na advocacia, porém ela se encontrou mesmo quando começou a criar vasos divertidos para decorar a casa. “Acho que minhas criações refletem o que eu gosto. E o meu gosto reflete minhas referências”, explica. Para ela, o maior prazer de ter uma marca própria é poder trabalhar com algo que a inspira.

Pelicano: O reuso de materiais que seriam descartados é o grande mote da Pelicano, marca idealizada por Gabriela Terra Abreu. “A reutilização de materiais abriu um leque enorme de possibilidades para mim. Posso transformar uma garrafa de vidro em um vaso, porta-objeto, vela, luminária… é incrível ter esse poder de ressignificação”.

Luminária Medusa do estúdio 80e8, azulejos São Paulo da Mica, cesto de algodão e rami da Julie Fox e revisteiro Cobre da marca Nim
Espelho ABC por Pedro Braga Design
Móvel multifuncional Hoster, do Estúdio Metta, e vaso Daniela da Advogada que Virou Vaso
Escrivaninha Dona, da Oslo Design
Luminária Esferinhas Pendentes, da Tomada, e vaso Brunello da Rewine
Ganchos de parede Esferas Açucaradas, do estúdio 80e8

Atelier Casulo: Folhagens e plantas delicadas são a maior fonte de inspiração para Elisa Sbardellini, criadora do Atelier Casulo. “Desde criança eu sempre tive uma ligação especial com a natureza. Sendo do interior de São Paulo, no pé da serra da Mantiqueira, eu tenho contato com uma natureza muito rica, tanto em plantas como animais. E isso foi se espelhando em minhas aquarelas inevitavelmente”, Elisa conta.

Thaís Mor Atelier: Impossível não se encantar com as cerâmicas pintadas à mão por Thaís Mor. Ela diz que ama essa liberdade de criar objetos que possam ir além da utilidade ou do decorativo. “Quando alguém entende o processo de um trabalho pensado e que é completamente artesanal, nota-se o valor humano que uma peça carrega. Este é o meu maior prazer”.

Mica Estúdio: “Sou arquiteta e sempre gostei de fazer de cada projeto algo único. Foi a partir dessa busca por personalizar os espaços que surgiu a ideia de criar uma marca de azulejos”, Gabriela Carvalho diz. A proposta do Mica Estúdio é que cada azulejo forme diferentes desenhos dependendo da forma como são aplicados, por isso além de bonitos, eles devem apresentar essa flexibilidade.

Estúdio Metta: Julia Andrade e João Iague desenham peças que transmitem sua visão de mundo – buscam contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas respeitando os recursos, otimizando espaços e apresentando a melhor funcionalidade possível. “Toda vez que criamos um produto nós fazemos a seguinte pergunta: o mundo precisa disso? É dessa provocação que construímos o conceito das peças”, eles falam.

* Quer conhecer mais ambientes do apartamento e os outros designers que ajudaram a fazer esse projeto acontecer? Então fica de olho aqui no blog porque amanhã tem mais!

Fotos por Gisele Rampazzo

Deixe seu comentário 3 Comentários

  1. Gostei demais !!! Cada peça tem seu encanto !!!

    Responder
    • Tudo no apê é super bonito né? Também adoramos essa ideia de valorizar o que é feito no Brasil e por pequenos produtores… esse incentivo faz toda a diferença. Beijos

      Responder
  2. Proposta incrível! Doida para ver as mantas de crochê que produzo para @acrocheteira brilhando no acervo da Hometeka.

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Histórias

Tags