Last Updated on: 16th maio 2021, 09:35 pm

Nem sempre é preciso fazer uma grande reforma ou colocar todas as paredes abaixo para conseguir ter uma casa acolhedora e criativa. No apartamento que publicamos essa semana, pouca coisa foi mexida na estrutura dos cômodos – na verdade, todos eles mantêm a disposição original dos anos 40, período em que o prédio foi erguido. O casal de moradores, Ricardo e Gerd, aproveitou a amplitude dos ambientes para explorar um estilo que ambos admiram: o minimalismo. Paredes brancas, móveis vintage, espaços vazios e poucas cores resumem a estética escolhida por eles. Veja a seguir outras ideias bacanas do apê:

Só o essencial | 4 boas ideias

1. Teto pintado na cozinha: Como mudar a cara de um espaço sem precisar reformá-lo ou investir muito? Tinta colorida é sempre uma alternativa interessante e de grande efeito, e foi essa solução que os moradores escolheram para a cozinha. Ao invés de pintar a parede, eles cobriram o teto com um tom discreto de azul – e isso deixou o ambiente muito mais legal.

2. Sofá longe da parede: Quem disse que o sofá precisa sempre estar encostadinho na parede? Para deixar o layout da sala mais original, os moradores usam o móvel na diagonal, e o tapete também. Assim o ambiente parece ficar mais convidativo e perfeito para receber os amigos.

3. Paredes escuras em espaços de passagem: Ricardo ama paredes brancas e a luminosidade que elas ajudam a espalhar, porém no hall de entrada e no hall do corredor entre os quartos ele achou que valia a pena investir em tinta colorida novamente. Esses espaços são transitórios, então a cor escura não cansa.

4. Iluminação indireta: O apartamento é bastante iluminado durante o dia por conta da luz natural, mas à noite o casal prefere uma iluminação mais intimista, feita com a ajuda de luminárias de piso e de parede, como as arandelas azuis da sala, que também seguem o estilo retrô.

Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia