De dentro pra fora | Capítulo 2

Uma cobertura onde a área externa é a grande protagonista

O apartamento da arquiteta Debora Racy e de seu marido, o publicitário Coca, tem muitos elementos incríveis: pé-direito duplo na sala, cores alegres, uma estante que a moradora desenhou, a parede de cobogós no home office… mas, segundo ela, o espaço mais especial da casa é a área externa na cobertura. E não é para menos. Basta dar uma olhada na ‘sala ao livre’ e no deck cheio de plantas para entender porque a família curte tanto seu delicioso refúgio suspenso sobre a cidade. * Para não perder nenhum detalhe da história, veja também o Capítulo 1.

Quando o casal comprou o apê, esse terraço era completamente diferente, como Debora conta: “Mudamos tudo na área externa. Era um ambiente segmentado em 3 partes. Uma delas era coberta com vidro e toda fechada, com lareira e piso de mármore. A segunda parte era uma piscina redonda enorme. E a terceira era uma churrasqueira de alvenaria bem feia. Na reforma derrubamos absolutamente tudo, fizemos a impermeabilização da laje e no começo deixamos o espaço inteiro livre e aberto. Daí aos poucos fomos montando. Primeiro o deck, depois a cobertura de vidro com os bambus e por fim o jardim e a horta”.

Sempre que o tempo está bom, a família se reúne no andar de cima para aproveitar o dia – nos finais de semana, as refeições também são feitas lá. As filhas de Debora adoram tudo, mas principalmente o balanço. Já ela e o marido gostam mesmo é da cobertura de bambu, que corta o calor e faz uma sombra bonita sobre o sofá e a rede. Isso sem falar nas plantas, é claro, essenciais para a sensação de bem-estar na casa.

Home office com Escrivaninha Loft, do Fernando Jaeger Pronto pra Levar!

Desde que sua segunda filha, Alice, nasceu, a moradora passou a trabalhar de casa, por isso a antiga sala de TV que não tinha muita utilidade foi transformada em um home office confortável e bem iluminado. “Eu amo trabalhar aqui, porque assim fico perto do jardim. Fora que também é um espaço grande que acomoda as peças da minha marca infantil”, ela explica. Debora e sua sócia, Nicole, comandam o escritório Arquitetura Paralela há 10 anos, mas mais recentemente elas criaram uma marca de itens artesanais para crianças, a Cuna Bebê. “Nós tivemos filhos mais ou menos ao mesmo tempo, e foi por isso que o universo infantil entrou em nossas vidas”.

Inclusive as filhas da arquiteta ganharam atenção especial na reforma do apê. Além dos dois quartinhos com decoração simples, porém acolhedora, Chloé e Alice foram presenteadas com uma brinquedoteca na varanda. Como o terraço da cobertura já é grande o suficiente, o casal decidiu deixar esse segundo espaço apenas para o uso das crianças. Os quartos das meninas têm acesso direto à varanda, então a posição do canto de brincadeiras não poderia ser melhor.

De forma instintiva, sem pressa e muito guiada pelo próprio dia a dia na casa, Debora construiu um lar que tem tudo o que ela e sua família precisam: aconchego, diversão, conforto… e muita autenticidade, é claro. “Não dá nem para comparar com o estado do apartamento antes de nos mudarmos. Era praticamente outra casa”.

Onde encontrar

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Fotos por Alessandro Guimarães

Deixe seu comentário 21 Comentários

  1. Amei a área externa…perfeito!

    Responder
  2. Lindo apê! Vocês sabem me dizer de onde são as lâmpadas de vidro do quartinho da filha que estão penduradas?

    Responder
  3. adorei a área externa. ideias mil pra uma reforma aqui em casa.
    pergunto: a parte coberta não molha quando chove mais forte?

    Responder
    • Oi Giselle, tudo bom?
      Sonho de consumo esse terraço né? Não chegamos a perguntar para a Debora como funciona nos dias de muita chuva, mas imaginamos que a cobertura de vidro e bambu seja o suficiente para proteger na maioria dos casos (com exceção daquelas tempestades de vento). Uma possibilidade se você quer fazer algo parecido é instalar toldos verticais para fechar o vão. Assim quando chover muito dá para fixá-los no piso e criar uma espécie de ‘parede’. Beijos

      Responder
      • O toldo é sim uma ótima opção, mas como moro em casa preciso pensar na questão “segurança”. Pensei em fazer minha varanda gourmet em projeto estrutural semelhante.
        Porém não sei como fechar esse ambiente. Se tiver alguma idéia, vou amar! beijão

        Responder
  4. Amei demais a matéria, o balanço e a rede, o móvel de madeira próximo a escada e as cores, escolhas delicadas e lindas!!!!Abraço a equipe e aos moradores

    Responder
    • Oi Kátia!!! Que legal que gostou, obrigada. A Debora arrasou mesmo na reforma! Talento nato…

      Responder
  5. Que apartamento inspirador! Adorei o terraço. Estou planejando fazer uma hortinha aqui em casa e adorei o partido dessa horta. Vocês tem maiores detalhes. De onde é? De que material é feito o contenedor de solo. Abraços fraternos

    Responder
    • Oi Naiara, tudo bom?
      A Debora nos contou que a horta é da Noocity. Eles vendem essas caixas que eles chamam de grow beds, que são auto irrigáveis. Dá uma olhadinha aqui: https://noocity.com.br/
      Beijos

      Responder
  6. Lindo projeto! Adorei a escrivaninha e estava procurando por algo assim. Sabe onde comprar?

    Responder
  7. Acho que uma das moradas mais charmosas que já passaram por aqui…Amo apartamentos/casas de arquitetos!

    Responder
  8. Muito legal! Sabem dizer de onde é a mesinha infantil que aparece na foto da varanda?

    Responder
  9. E o tapete chevron tb? Ele é de material impermeável?

    Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Histórias

Tags