Last Updated on: 13th maio 2021, 03:47 pm

Quem chega ao apartamento da arquiteta Daniele e do administrador Bruno  é logo recebido com um sorriso no rosto e uma decoração que encanta os olhos. De uma só vez, o espaço integrado da sala e da cozinha se revela sem cerimônia, mostrando que nessa casa a interação com as pessoas vem em primeiro lugar. Antes da reforma que deu origem a esse ambiente multifuncional e repleto de detalhes especiais, o apê de 95m² era muito diferente, com cômodos bem apertados e escuros, por isso as mudanças realizadas por Dani e Beatriz Ottaiano, sua sócia no escritório Doob Arquitetura, foram essenciais.

“Muitas paredes foram abaixo e a integração dos ambientes trouxe uma amplitude ao apartamento e definitivamente uma outra dinâmica no dia a dia da casa. Não importa o que cada um esteja fazendo: cozinhando, vendo tv, sentado na sala de jantar… agora é possível interagir e conversar de todos os espaços, assim a família fica mais unida e ninguém fica de fora”, Dani explica. Um dos principais desejos da arquiteta para seu novo endereço era ter uma cozinha que fosse vista como o coração da casa, então ela não poderia ser apenas funcional, mas também aconchegante e muito convidativa.

Dani queria que em sua casa o ato de cozinhar realmente fosse um evento que unisse as pessoas, e ela conseguiu. A grande bancada em U dá o apoio necessário ao ‘chef da vez’, além de permitir que os amigos e familiares fiquem ali por perto batendo papo ou dando seus pitacos nas receitas. “A decisão de roubar um espaço do antigo dormitório de serviços para embutir a geladeira também foi muito assertiva e liberou uma circulação mais livre na cozinha. De quebra, ainda conseguimos colocar o nosso barzinho e a cristaleira na área que sobrou e hoje fica virada para a sala”, ela fala.

Um lugar para receber

Um lugar para receber

Um lugar para receber

Um lugar para receber

Um lugar para receber

Um lugar para receber

A reforma também englobou a troca dos revestimentos de todo o apê, então a moradora pôde começar praticamente do zero, escolhendo materiais que faziam seu coração bater mais forte. “Sou muito fã do trabalho do Athos Bulcão e aquele azul e branco sempre me chamou a atenção, além de amar arte concretista brasileira. Quando vi o azulejo da Lurca nesses tons, foi amor à primeira vista. Sabia que todas as outras escolhas seriam secundárias e que ele seria o painel de entrada da cozinha”. De fato, é impossível entrar no apartamento e não notar a estampa divertida dos azulejos.

Apesar de estarem no apê há apenas 2 anos, Dani e Bruno já possuem uma coleção de histórias legais para contar sobre seu lar – e muitas vezes elas ganham vida por meio de objetos e quadros, como a gravura de Hércules Barsotti na sala de jantar. A obra foi um presente de casamento dos pais da moradora e traz uma linda dedicatória no verso da moldura. Na sala, a estante com nichos vazados também está cheia de lembranças: um vaso feito à mão pelo avô de Dani, fotografias de família, itens garimpados em viagens… “O quadro da sala retrata as Ramblas de Barcelona e compramos este pôster lá, cidade onde nos conhecemos. Olhar para ele faz a gente lembrar de onde tudo começou”.

Um lugar para receber

Um lugar para receber

Um lugar para receber

Um lugar para receber

Um lugar para receber

Um lugar para receber

Descomplicado e prático, sim, mas sem perder a poesia. Assim é o lar de Dani, Bruno e Gabriel, o filhinho do casal – e também não dá para deixar de fora Manuela, a gatinha e xodó da casa. “Nossa cozinha funciona do jeitinho que imaginávamos. É onde depois do trabalho falamos sobre o nosso dia, onde trocamos confidências. Agora com o mais novo integrante da família, o Gabriel, já tenho memórias de cozinhar e vê-lo puxando a barra da minha calça, ou brincando ao meu lado no chão. Quando recebemos a família, todos se juntam ao redor da bancada da cozinha, ela é realmente o coração da nossa casa”.

Agora que você já conheceu o apartamento da Dani, que tal acompanhar a receita de drink que ela preparou para nós? A bebidinha é um Mocktail, que na verdade é como um Cocktail, só que sem o álcool. Uma alternativa legal para quem está grávida ou amamentando – aliás, foi assim que a Dani descobriu esse tipo de drink. Veja o passo a passo do preparo e confira os ingredientes após as fotos.

Um lugar para receber

Um lugar para receber

Um lugar para receber

Um lugar para receber

Um lugar para receber

Um lugar para receber

Um lugar para receber

Um lugar para receber

Um lugar para receber

Mocktail de verão: drink sem álcool

Ingredientes:

• 1 medida de Switchel (Kiro)
• 1 medida de água com gás
• 2 morangos fatiados
• 3 fatias de limão siciliano
• folhas de hortelã
• 1 colher de mel
• muito gelo

Observações da Dani: Switchel é uma categoria de bebida ainda pouco conhecida por aqui. É uma combinação de água, gengibre, mel e vinagre de maçã que resulta em uma bebida adocicada, mas com acidez equilibrada e um punch de gengibre. É uma bebida versátil e pode ser tomada em diversos momentos do dia, dá para inventar bastante coisa ou até tomar pura. Esta é a minha versão para os dias quentes!

Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia