Apartamento alugado que virou lar

A decoração colorida e despreocupada de um casal que ama arte

Esse apartamento alugado no bairro Sumaré é o terceiro endereço da designer e ilustradora Bel Andrade Lima e do publicitário Daniel Zago desde que se casaram, há quatro anos. Nesse meio tempo eles moraram no Itaim, no Recife e também passaram uma temporada em Miami, até que decidiram fincar raízes em São Paulo mais uma vez. Ao invés de começar uma decoração do zero, o casal conseguiu aproveitar tudo o que já tinha para criar seu novo lar: “Demos muita sorte, porque nossas coisas serviram bem nesse apê. Parecia até que tínhamos comprado tudo pensando nele. Não foi necessário comprar nem se livrar de móvel nenhum”, Bel explica.

Segundo ela, a decoração aconteceu de forma natural, sem muita preocupação se as coisas iriam combinar entre si – no fim das contas, não é que o conjunto faz todo o sentido? “Simplesmente vou juntando as peças que amo e que acho que vão compor com as que já tenho”, diz. Bel adora colecionar referências e depois levar essas inspirações para dentro de casa. Além disso, ela dá muito valor aos objetos com história, como a duplinha de cadeiras de madeira vinda de um antigo cinema de Recife e que hoje virou namoradeira.

Sofá Nino, da marca Fernando Jaeger Atelier

O casal lembra que não foi preciso reformar nadinha, pois o apartamento estava muito bem conservado quando eles o alugaram, com piso revitalizado pelo proprietário e paredes pintadas de branco. As paredes, aliás, são a grande atração na morada de Bel e Daniel: repletas de quadros e gravuras com valor sentimental, elas foram pensadas nos mínimos detalhes para que as obras ganhassem o merecido destaque. Quem idealizou a disposição das molduras foi o arquiteto Eduardo Lira, de Recife. Bel conta que fotografou e mediu todos os quadros, fez um esboço da planta do apê e mandou as informações para o amigo para que ele os ajudasse à distância. Deu certo!

O acervo composto por obras de todos os tipos é o maior xodó da moradora – e em casa de ilustradora não poderia ser diferente. Sobre o sofá ficam reunidos os quadros com figuras femininas, formando a parede batizada carinhosamente de Girl Power, e no restante da sala outras relíquias se espalham. “Tenho quadros do Romero de Andrade Lima, meu tio e grande inspiração; uma serigrafia de Cristina Machado, artista pernambucana massa; uma cigana da sorte pintada pelo artista cubano David Alfonso Suárez, meu grande amigo; uma xilogravura de J. Borges, ídolo de todo pernambucano que se preze; uma obra da minha conterrânea Joana Lira que parece mais um broche na parede… tenho até um quadro feito com um tecido da marca Marimekko, que eu e meu marido emolduramos”. E a lista não para por aí.

Puff Nino, da marca Fernando Jaeger Atelier

Conjunto de prismas dourados, da loja Muma
Cadeiras Maria, da marca Fernando Jaeger Pronto Pra Levar!

As paredes do quarto de Matias, o filhinho recém-nascido do casal, não ficam atrás. Bel queria fazer algo muito especial para esse espaço, e como a ilustradora adora trabalhar com estampas, a ideia logo veio: ela desenvolveu um papel de parede exclusivo para o pequeno. “Quis fugir das paletas clarinhas e ilustrações miúdas que normalmente vemos nos quartos infantis. No início fiquei com medo da escala grande e dos detalhes em preto pesarem muito, mas achei massa o resultado. A parede por si só já faz a festa”, ela fala.

Com plantinhas espalhadas pela sala, toques de cor na medida certa e muita arte, Bel e Daniel transformaram um apartamento alugado vazio em um lar cheio de vida e lembranças, pronto para receber a nova fase do casal – e o bebê Matias, é claro.

Onde encontrar

PEÇAS INSPIRADAS NESSA HISTÓRIA

Fotos por Gisele Rampazzo

Deixe seu comentário 9 Comentários

  1. Estou apaixonada por esse apartamento!

    Responder
  2. De onde é esse quadro colorido maravilhoso em cima da mesa de jantar?

    Responder
    • Oi Flavia, tudo bom?
      Incrível mesmo né? Na verdade não é bem um quadro. É um pedaço de tecido da marca gringa Marimekko que os moradores trouxeram de viagem e mandaram emoldurar. Não ficou demais?
      Beijos

      Responder
  3. Olá meninas, tudo bem com vcs? Ai que Delicia de apartamento, eta sensibilidade de vcs pra fotografar delicadezas, sutilezas e belezas. Vcs dão comida aos meus olhos. Só senti muita falta da cozinha. Beijos, parabéns, sempre e traga cada vez mais coisas lindas pra gente ver.

    Responder
    • Oiê!! Tudo bom por aqui e você?
      Também nos encantamos com a simplicidade e delicadeza desse apartamento. O que são essas paredes lotadas de quadros? Lindo!
      Dessa vez realmente não fotografamos a cozinha, ficamos devendo! rs… Mas super obrigada e ficamos felizes que tenha gostado dessa casinha também.
      Beijos! Bruna

      Responder
  4. Olá, o apartamento é lindo! Sabem onde eles conseguiram aquelas cadeiras que parecem de auditório?

    Responder
    • Oi Carolina, tudo bom?
      A duplinha de cadeiras é de um antiquário do Recife. Elas foram de um antigo cinema de lá. Demais né?
      Beijos

      Responder
  5. Oi meninas, td bem? De onde é o espelho formato de olho?

    Responder
    • Oi Jamil, tudo bom?
      Foi comprado nos EUA. É da loja Urban Outfitters, mas checamos no site deles e não está mais disponível. Indicamos uma opção linda e parecida na loja Galeria Nacional. Você viu o link? Beijos

      Responder

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Categoria

Decore

Tags