Last Updated on: 19th abril 2021, 06:35 pm

Esse conteúdo foi produzido em parceria com a BG 27, uma galeria de arte descolada e diferente de todas as outras. Além de vender as obras online, o que é uma facilidade e tanto, a galeria oferece séries limitadas de gravuras, fotografias e ilustrações criadas com exclusividade por artistas convidados. Nada como uma casa com paredes que contam histórias! Acompanhe as matérias e aproveite para se inspirar.

Os irmãos Billy e Gabriel, ambos designers e sócios na BG 27, começaram a gostar de arte e criação desde cedo, mas só foram se dar conta dessa vocação na época da faculdade. A dupla também comanda a agência SMart Design, que aliás foi o ponto de partida para a concepção da galeria online: “Nosso escritório sempre foi decorado com obras de diversos artistas e peças bacanas, como pôsteres, toy arts ou luminárias, e os clientes se interessavam muito pelos itens. De tanto nos perguntarem ‘Onde você comprou esse quadro?’ ou ‘Essa tela está à venda?’, decidimos criar uma galeria que unisse nosso olhar e nossa experiência como designers a uma cuidadosa curadoria.”, explicam.

O nome do novo negócio, que a princípio seria Background27, foi abrasileirado para BG e por coincidência traz as iniciais dos dois irmãos – além dos números da sorte de cada um. Crucial para o sucesso da empreitada, a seleção dos artistas convidados teve o auxílio da ilustradora e designer Ana Strumpf, que prestou consultoria para a dupla durante alguns meses. “Estamos sempre atentos aos novos talentos da área e vários nomes nos chegam por indicação. Em relação à escolha dos trabalhos, combinamos com os artistas o tipo de impressão e a exclusividade da obra, que é muito importante para nós.”.

02-decoracao-galeria-bg27-quadros-parede-preta

03-decoracao-galeria-bg27-quadros-parede-preta

04-decoracao-parede-preta-quadros-molduras

05-decoracao-luminaria-dourada-bg27

06-decoracao-galeria-arte-bg27-escritorio-telhado-madeira

07-decoracao-galeria-arte-bg27-letras-decorativas-industrial

Nos fundos do terreno de uma simpática casinha em Pinheiros, um galpão amplo com telhado de madeira e tubulações à mostra foi o local escolhido por Billy e Gabriel para montar seu escritório. Quando o imóvel foi alugado os espaços já estavam bem resolvidos e com acabamentos interessantes, então os sócios não precisaram fazer muitas alterações estruturais. A decoração, no entanto, repleta de itens pessoais e com toques de cor aqui e ali, desperta a curiosidade e sintetiza o lifestyle da marca justamente por ter sido bolada por eles mesmos. As paredes exibem algumas das obras disponíveis na galeria, porém também servem como pano de fundo para objetos e coleções, como os skates de Gabriel ou a raquete que fica perto da porta de entrada.

Com uma pegada industrial e uma dose de improviso, os móveis refletem o clima despretensioso da BG 27. A mapoteca de metal guarda obras impressas, os caixotes de madeira foram empilhados e viraram uma estante, os tonéis pintados servem como mesas laterais… tudo feito sem muito compromisso, mas com um resultado leve e divertido. Na área externa, que liga a casa principal ao galpão, o pequeno jardim ganhou vida nova com a intervenção de Alex Hanazaki, paisagista e cliente da agência de design dos irmãos. Bambus, pedriscos e um antigo banco de madeira trazem aconchego e estimulam uns minutinhos de descanso do lado de fora.

10-decoracao-galeria-bg27-parede-quadros-gallery-wall

11-decoracao-galeria-bg27-geladeira-antiga-coca-cola

12-decoracao-parede-ganchos-skate-roda-DIY

13-decoracao-galeria-bg27-geladeira-antiga-coca-cola

14-decoracao-galeria-bg27-caneca-lapis

08-decoracao-galeria-arte-bg27-gabriel-saez-billy-saez

09-decoracao-galeria-arte-bg27-certificado-obras

Além de sondarem diferentes artistas, os irmãos também dão sua contribuição para o acervo da galeria. Billy assina a série de retratos de macacos – que já mostramos no Capítulo 1 – e Gabriel possui o projeto Jazz Gigs Prints, que surgiu a partir da vontade de unir duas áreas que o cativam muito: a música e o design minimalista da escola suíça e alemã. “Coleciono discos de jazz e pesquiso o gênero musical há mais de 15 anos. Essa série foi uma forma de combinar essas paixões em gravuras que homenageiam concertos clássicos do passado. Até o momento tenho quatro já impressas e minha intenção é continuar ampliando a coleção. A técnica de impressão usada nesse caso é a serigrafia, acompanhada por mim durante todo o processo.”.

A impressão, aliás, é outro diferencial. Graças ao know-how adquirido durante os 17 anos da agência SMart Design, a dupla consegue eleger a técnica mais apropriada para cada tipo de obra. Para fotografias ou reproduções de desenhos com diversos tons, a melhor opção são as técnicas de Fine Art Prints. Já a serigrafia, que é um tipo de impressão manual feito com uma tela distinta para cada cor, é perfeita para os pôsteres ou trabalhos com menos cores, como as frases em preto e branco do artista Felipe Morozini.

17-decoracao-galeria-bg27-parede-quadros-gallery-wall

18-decoracao-galeria-bg27-parede-quadros-fotografia-emoldurada

15-decoracao-galeria-bg27-escritorio-parede-cinza

16-decoracao-galeria-bg27-escritorio-parede-cinza

19-decoracao-galeria-bg27-jardim-bambu-alex-hanazaki

20-decoracao-jardim-parede-tijolinho-bambu-escada

21-decoracao-jardim-luz-luzinhas-fio-iluminado

Tanto Billy quanto Gabriel assumem que trabalhar ao lado do irmão nem sempre é fácil, pois eles possuem temperamentos e personalidades bem distintas, porém é justamente aí que o negócio ganha força – cada um expressa sua visão e a diferença de opiniões acaba sendo muito produtiva. Criativos e com uma forte veia empreendedora, eles provam que a paixão pela arte está mesmo no sangue!

Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia

bg27_banner_lateral-revisado