Last Updated on: 19th abril 2021, 02:06 pm
É fácil perceber o toque pessoal dos moradores em cada detalhe do apartamento de Isabel e Deco. Ela é gerente de criação da grife Paula Raia e ele é artista plástico, então ambos possuem um olhar sensível para compor referências, equilibrar cores e alinhar volumes. Além disso, o casal procurou escolher peças que fazem sentido e despertam sentimentos: móveis e esculturas idealizadas por Deco, fotografias de suas viagens registradas pelas lentes de Bel, lembranças trazidas da Ásia, entre muitos outros tesouros. Para não perder nenhum pedacinho do apê, leia primeiro o Capítulo 1.
Quando Bel e Deco arremataram o imóvel, tanto a sala de estar quanto os quartos estavam bem conservados e não exigiram alterações estruturais, porém a cozinha e o banheiro principal pediam melhorias urgentes. Determinada em criar uma cozinha totalmente branca apesar das contraindicações dos amigos, que afirmavam que os acabamentos claros dariam muito trabalho no dia a dia, a moradora elegeu essa cor para a bancada, para o revestimento que imita tijolinhos e para o piso de cimento queimado. O aconchego é garantido pelo armário com portas de madeira de demolição, desenhado pelo casal, e pela estante de estilo industrial que acomoda o micro-ondas e os temperos.
O quarto do casal aposta nos tons neutros e nas texturas assim como o restante da decoração. Além da parede de cabeceira pintada de cinza, entram em cena cestos de fibra natural, uma cadeira de ferro como criado-mudo e o móvel de madeira cheio de gavetinhas que dá apoio aos equipamentos da televisão. Reformado antes da mudança, o banheiro tem como protagonistas o cimento queimado das paredes e o concreto, material que compõe a bancada das cubas. “Para as questões técnicas contamos com a ajuda da prima do Deco, a arquiteta Sabrina Lapyda, mas foi ele quem acompanhou a obra de perto. Todos os dias ele dava um pulo no apê para ver o andamento.”, lembra Bel.
O casal mora no apartamento há quatro anos, mas só agora terminou de montar o segundo quarto – é ali que funciona o home office, usado com frequência por ambos. “Como transformamos o espaço recentemente, ele virou o canto querido da casa. Passamos vários sábados por aqui, usando o computador e a máquina de escrever ou descansando na rede.”. As paredes são o grande charme do ambiente: de um lado a composição de mapas com alfinetes marcando os lugares visitados por Bel e Deco, do outro, tijolinhos aparentes com pranchetas que exibem recortes, fotografias e outros papéis. Os caixotes customizados pelo morador ocupam o piso em toda a extensão da janela e organizam revistas e discos.
Com um apartamento delicioso como esse, não é de se estranhar que Bel e Deco sejam muito caseiros e adorem receber os amigos. “Somos famosos na turma por abrigar os encontros e as noitadas de vinho. A casa é bem vivida, sempre tem movimento. Além disso, todas as memórias e os pedacinhos de nós mesmos que temos fazem daqui o nosso lar.”.
Fotos por Alessandro Guimarães
Adorei o apartamento inteiro, é uma volta ao mundo. Quanto as capas de almofadas, são linho ou outro tecido que remete a sacaria, porém com melhor qualidade? Qual tecido ou se possível aonde posso encontrar? Obrigada desde já!
Oi, tudo bom?
Esse apartamento é incrível, né??? 🙂
A matéria é um pouquinho antiga já, de 2016, mas sabemos que o Estúdio Avelós vende almofadas e tecidos nesse estilo: https://www.estudioavelos.com.br/
Eu amei, principalmente essa estante de ferro na cozinha. Achei msravilhoso o conceito … vou aderir.
Adoro as matérias que leio aqui!!!
Quando estou estressada a leitura me acalmam, acalenta…. e me faz mergulhar nas pequenas histórias que cada casa conta.
Parabéns.
Que delícia ler isso!!! Ficamos super felizes que o blog possa ser um respiro feliz num dia corrido ou estressante.
Obrigada por acompanhar e por todo esse carinho com o nosso trabalho. 🙂
Gente. Quero tudo!
Oi, vocês sabem dizer de onde são as torneiras do banheiro do casal? Essas em prata meio fosco/antigo. Obrigada!
Oi Fernanda, tudo bom?
Se não me engano, os moradores compraram em uma viagem para o exterior, por isso são diferentes. Beijos
Como eu encontro essa cadeira
Oi Douglas, tudo bem?
De qual cadeira você gostou, essa do escritório? Beijos
Oi! Sabem da onde é a cadeira do escritório?
Oi Dinara, tudo bom?
Sabemos que a loja Carro de Mola vende esse modelo. Olha só: https://www.carrodemola.com.br/produtos/1321/cadeira-escritorio-madeira-c-rodizio-marrom-fullway-86×65-cm
Beijos!
Olá, muito bom gosto! Quanto a essa parede rústica de tijolos no escritório, é passado algum produto para que eles não esfarelem ou soltem algum resíduo? Parecem ser da própria estrutura da parede…
Oi Leandro, tudo bom?
Normalmente, quando os tijolos são mantidos em seu estado natural (sem pintura), o ideal é aplicar diversas demãos de verniz incolor para proteger o material de possíveis desgastes e também para que não fique soltando nenhum tipo de resíduo. Procure um verniz fosco, pois o brilho muda um pouco a característica do tijolo.
Beijos
Bacana! Há algum verniz específico para isso? Sugere algum em especial? Obrigado pela dica! Parabéns pelo site!
Oi Leandro, tudo bem? Normalmente as pessoas usam Verniz Acrílico, mas a maioria deles têm brilho. Demos uma pesquisada por aqui e descobrimos o Suvinil Silicone, que também pode ser usado sobre tijolos e mantém a aparência natural. http://www.suvinil.com.br/pt/produtos/44/suvinil-silicone.aspx De qualquer forma, vale dar uma sondada em uma loja de tintas para falar com um especialista. Beijos!
Que linda essa parede de tijolinho na cozinha!
Alguém sabe qual é o fabricante?
Oi Ana, tudo bom? Você já conhece os azulejos da linha Liverpool, da Portobello? Eles têm esse formato retangular e trazem o efeito de tijolinho também: https://www.portobello.com.br/linhas/liverpool Vamos checar com a moradora a marca do revestimento que ela usou – porque não tem brilho e é um pouco diferente desse que mandamos o link – assim que ela nos responder te avisamos por aqui.
Beijos
ai, amei essa cozinha!
Olá! Adorei a cor do quarto (parede cabeceira cama). Por favor, qual é a marca da tinta e se tiver o código ?
Oi Maurício, tudo bom?
Infelizmente não temos o código da tinta que os moradores usaram, porém podemos indicar uma outra que adoramos e é bem parecida: ela se chama Nevoeiro, da Suvinil. Foi usada nesse projeto aqui: http://historiasdecasa.com.br/2015/11/19/por-ai-estudio-pulpo-decoracao/
Beijos
Estou muito apaixonada por essa casa. Cada detalhe! ♥
Bom gosto e história de vida não têm nada a ver com bolso, ou seja, com o quanto posso pagar. É sim questão de dom, amor pelo nosso lar e personalidade. Com isso a nossa casa reflete nós e a nossa história que vamos construindo ao longo dos anos!
Falou tudo Juliane! 🙂
Concordamos plenamente, rs. Beijão
Pena que as coisas desse apt são tão caras. Fui pesquisar algumas peças e os preços são sempre altíssimos. Não tem nada de “alma viajante”. Os moradores devem ser bem ricos para poderem viajar tanto e adquirir peças caras.
Gostaria de ver aqui lugares mais “reais”, com histórias comuns. Chega desses lugares em que a pessoa mal completou 30 anos e já tem uma casa caríssima.
Oi Julia, tudo bom?
Independente do valor das peças usadas em uma casa, ela sempre pode trazer ideias e inspirações, como uma dica de revestimento, uma solução de layout, enfim… Basta estar aberto para interpretar. Aqui no site fazemos questão de mostrar casas de estilos, tamanhos e orçamentos distintos, então ficamos chateadas com um retorno tão agressivo.
Não sei se você chegou a ler o texto, mas muitos dos móveis desse casal foram dados pela mãe da moradora, que é designer, ou criados pelo morador, que é artista plástico. E quanto às viagens, é uma questão de prioridade, muita gente economiza pensando justamente em viajar.
De qualquer forma, seguem alguns links de matérias que achamos que você pode gostar mais: * http://historiasdecasa.com.br/tag/ninho-em-construcao/ * http://historiasdecasa.com.br/tag/cara-de-praia/ * http://historiasdecasa.com.br/tag/vida-simples/ * http://historiasdecasa.com.br/tag/encontro-de-historias/
Beijos
Todas as casas são sempre lindas, mas essa é especialmente encantadora! Essa parede de mapas no escritório me arrebatou! Gostaria de saber onde os moradores os adquiriram 🙂
Oi Kárita, tudo bom?
A gente também se encantou com os detalhes desse apartamento. Sobre os mapas, você já pensou em procurar no Mercado Livre? Sabemos que lá existem vários modelos, antiguinhos ou não necessariamente. http://lista.mercadolivre.com.br/mapas#D%5BA:mapas%5D
Boa sorte! Beijos,
Lindo!! Super apaixonante.
Onde encontraram essa prateleira de ferro e madeira da cozinha??! Muito linda!
Oi Ana, tudo bom?
A peça foi comprada em uma loja que chama Ethnix, mas que normalmente vende por atacado. De qualquer forma, acho que vale entrar em contato com eles e checar se não possuem a mesma peça em alguma revenda. 🙂
Beijos,
Olá, tmb gostei dessa peça. Ela tem algum nome para eu identifica-la ao perguntar pra loja?
Oi Cindy, tudo bem? Não sabemos dizer o nome da peça, e como essa matéria é mais antiga, talvez não tenha mais na loja. Mas não custa mostrar a foto pra checar. Beijos
Aiiii quero morar aí!
Hahaha, nós também Ariane!!! 🙂