Last Updated on: 15th abril 2021, 05:18 pm
Uma casa e todas as memórias que ela guarda não podem ser resumidas de uma vez só, então por aqui fazemos diferente. Ao invés de concentrar todos os detalhes e fotos em uma única matéria, criamos pequenos capítulos para que você possa curtir essa visita durante vários dias. É só acompanhar a ordem pelo título dos posts e apreciar o passeio sem se preocupar com o relógio.
Todos os dias a luz do sol invade os espaços desse apartamento na Santa Cecília, revelando aos poucos os detalhes escolhidos com cuidado pelos moradores, a diretora criativa Karen e seu marido. O universo particular do casal, junto há dezesseis anos, fica ainda mais completo com a presença das filhas, que ajudam a deixar a rotina mais divertida. O branco predominante, as plantas tropicais e um pézinho no estilo industrial criam uma atmosfera descontraída que tem tudo a ver com o espírito leve da família.
A primeira coisa que fez Karen e o marido se encantarem pelo imóvel antigo foi a varandinha estreita contornando todo o apê, porém o bairro também pesou na decisão. “Sempre morei na Santa Cecilia. Quando fazia faculdade eu vivia nesta mesma rua, no prédio em frente. Acredito que nada acontece por acaso, então voltar ao endereço de antes me trouxe a felicidade de reencontrar esse lugar. Quando entrei aqui senti algo assim: É esse! ”, a moradora diz. Apesar de estar conservado, o apartamento trazia elementos que não agradavam tanto, como os acabamentos do banheiro e da cozinha, então o casal decidiu fazer uma grande reforma.
Sem tempo para acompanhar uma obra de perto e sem experiência com projeto, os moradores logo perceberam que precisariam de ajuda na reforma, por isso procuraram o arquiteto Tito Ficarelli, do escritório Arkitito, que haviam conhecido por meio de uma amiga em comum. “Por ser um prédio de 1946, precisávamos de alguém que entendesse muito bem o que poderia ou não ser mexido. Curtimos de cara as ideias do Tito quando ele veio conferir o apartamento”, Karen lembra. A principal delas foi remover todas as paredes da sala, criando um grande ambiente com múltiplas funções: receber, trabalhar, descansar, festejar…
Quando chegou a hora de mobiliar os espaços, o casal se deu conta de que a maioria dos móveis de seu antigo endereço não poderia ser aproveitada – muitos deles tinham riscos de canetinha ou outras peripécias que as filhas aprontaram quando eram menores. Uma mesa de madeira, a cama de Karen e duas máquinas de lavar foi tudo o que restou. Começando a decoração praticamente do zero, os moradores deram prioridade a peças confortáveis, como os sofás que abraçam a todos. “Também resolvemos manter uma estante do ex-proprietário. Ela deu um charme à sala porque lembra uma farmácia antiga, de madeira e vidro, e ocupa a parede inteira. Além disso, a iluminação adequada valorizou mais ainda sua beleza”.
Karen sempre gostou de tudo o que está ligado à criação, então era natural que a casa refletisse essa vocação. Além de tocar uma loja online, ela está com projetos paralelos, como seus experimentos com tear criando woven wall art. Essas peças de tecido para pendurar na parede são feitas com lã trazida do Rio Grande do Sul e decoram diversos trechos do apê: o lavabo, o home office, a porta de entrada… A estilista também coleciona pedras e cristais coloridos.
As referências ao mundo da arte estão naturalmente inseridas no apartamento, assim como as plantas, que se penduram pelo teto, se camuflam atrás dos sofás e se reúnem em conjuntos exuberantes com muitos vasos. Karen conta que esse jardim foi 100% criado pelo marido: “Quando nos mudamos, quase todos os dias ele trazia alguma planta. Hoje o apê transmite essa energia da natureza e, somando as influências mais urbanas, acredito que traduz muito a nossa personalidade. Tenho amigos que entram aqui e se sentem em uma casa na Califórnia”.
Cheio de vida (e de tesouros), o apartamento da família mostra um jeito diferente de morar – uma ocupação sensível de cada espaço, de cada trecho de parede e de cada móvel. Sem medo de misturar ou arriscar, os moradores montaram seu lar da forma mais autêntica possível.
Ficou com vontade de conferir outros espaços do apê? Clique abaixo e veja a continuação!
Fotos por Alessandro Guimarães
Amé todo!
Por favor, sabem onde posso encontrar essa mão tatuada de porcelana branca?
Oi Cassia, tudo bom?
Essa mão linda é da marca gringa Urban Outfitters (eles entregam no Brasil), mas infelizmente saiu de linha. Ela se chamava Palmistry (eu, Bruna, tenho uma igual, acredita?). Como alternativa, tem também as peças da Evelyn Tannus, conhece? Também são muito legais: http://www.evelyntannus.com.br/mao-espalmada
Beijos
Quanto amor! Quanto verde! Quanta vida! Imaginei Sophia e Sarah crescendo no meio de toda essa atmosfera… Que delícia!
Ai como eu adoro este blog!!!! E esta casa, cheia de personalidade e de plantas???? Pura inspiração. Amei!
Oi Melissa!!! Ownnn, obrigada… nós ficamos tão felizes quando encontramos casas assim tão únicas. Bom saber que vcs curtem também! Beijao
Adoro casas decoradas com personalidade…Adorei as plantinhas !!!
Esperando o resto amanhã …rsrs