Liberdade de estilos | Capítulo 2

Um apartamento que mistura o boho, o vintage e o industrial

É fácil se apaixonar pelo apartamento de Karen e seu marido. Além da arquitetura com inspiração industrial, o lugar preserva elementos da construção original que trazem ainda mais charme à decoração, como as portas antigas e o piso da varanda. Isso sem falar nos objetos criativos colecionados pelos moradores: redomas de vidro, cristais de diversos tamanhos, obras de arte, almofadas de crochê, bandeirolas… coroando tudo estão as plantas, uma paixão difícil de conter. Perdeu o começo da história e quer conferir mais fotos? Então veja primeiro o Capítulo 1.

Integrada à sala durante a reforma projetada pelo escritório Arkitito, a cozinha modernizou-se completamente, ganhando amplitude e iluminação natural onde antes não havia nem uma coisa nem outra. “Quebrar as paredes da sala e da cozinha foi o mais impactante da obra. Quando entramos no apê, temos uma sensação de algo espaçoso e aconchegante ao mesmo tempo”, revela a moradora. Como o casal não abre mão de receber os amigos e inventar novas receitas para brindar esses encontros, era essencial que o ambiente fosse prático e confortável, sem muita complicação.

A bancada de refeições está voltada para a área que concentra as principais funcionalidades da cozinha – geladeira, pia e fogão. Nessa mesma parede, revestida até a metade com azulejos imitando tijolinhos, ficam os armários abertos com estrutura metálica e prateleiras de madeira. A combinação de cores neutras e materiais crus reforça a vocação industrial do cômodo, com direito a piso de cimento queimado, tubulação aparente no teto, duto da coifa à mostra e acessórios pretos, como banquetas, puxadores e luminárias.

29-decoracao-apartamento-antigo-reforma-tacos-cimento-queimado

30-decoracao-cozinha-integrada-industrial-cimento-queimado

31-decoracao-cozinha-integrada-estante-industrial-subway-tiles

32-decoracao-cozinha-integrada-industrial-subway-tiles

33-decoracao-cozinha-integrada-piso-cimento-queimado

34-decoracao-cozinha-integrada-bancada-granito-preto

35-decoracao-cozinha-integrada-piso-cimento-queimado

36-decoracao-cozinha-integrada-plantas-pendentes-piso-tacos

37-decoracao-cozinha-integrada-armario-prateleiras-abertas

A decoração do quarto das filhas do casal, com 15 e 10 anos, teve um ponto de partida inusitado: “Eu estava com a ideia fixa de usar camas antigas de hospital ou camas de ferro pretas, então achei uma loja e mandei fazer. No restante as meninas participaram de tudo, deixando o espaço mais agradável e com a cara delas”, explica Karen. Após a chegada dos móveis, as irmãs deram seu toque pessoal ao quarto, pendurando enfeites nas paredes, pompons coloridos nas cabeceiras, pisca-piscas e recortes que as inspiram. O guarda-roupa de ponta a ponta possui dois nichos onde ficam embutidas as mesas de estudos de cada uma.

38-decoracao-quarto-crianca-camas-de-ferro-pretas

39-decoracao-quarto-crianca-cabideiro-eames-colorido

40-decoracao-quarto-infantil-escrivaninha-embutida-no-armario

41-decoracao-quarto-infantil-escrivaninha-embutida-no-armario

42-decoracao-quarto-crianca-camas-de-ferro-pretas

43-decoracao-quarto-crianca-camas-de-ferro-bandeirolas

44-decoracao-quarto-crianca-camas-de-ferro-bandeirolas

45-decoracao-quarto-crianca-camas-de-ferro-pompom

46-decoracao-quarto-crianca-camas-de-ferro-cores-estante

47-decoracao-quarto-crianca-woven-wall-hanging

Um pouco boho, um pouco industrial, um pouco vintage… mais do que uma divertida mistura de estilos, esse apartamento é uma mistura das vivências de toda a família. Tem natureza, rua, moda, arte, música, estampas e cores, como Karen define: “Eu sabia bem o que queria para o apê: algo simples e confortável, sem frescuras. Acho que a gente tem um gosto parecido na decoração, por isso funciona”.

Fotos por Alessandro Guimarães

Adoramos seus comentários! ❤️ Conte pra gente o que achou:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


COMENTÁRIOS # 12

  1. adorei…. parabéns.

    Responder
  2. lindo! vcs sabem quem fez os armarios de metal e madeira da cozinha??

    Responder
    • Oi Ligia, tudo bom?
      Infelizmente não temos essa informação. Dessa vez vamos ficar devendo. 🙁
      Beijos

      Responder
  3. Adoro o estilo dessa casa e sempre volto para mais uma olhadinha rs… Vocês sabem dizer de onde é o carrinho de apoio da cozinha?

    Responder
  4. Amei tudo… desde o piso de cimento e tacos originais , a forma como preservaram as caracteristicas originais do imovel, os acabamentos com um toque industrial, é uma casa com personalidade…linda!

    Responder
  5. Onde mandou fazer as camas?

    Responder
  6. Oi. Amei os armarios desta cozinha. Pode me mandar as medidas dos armarios? Inclusive daquele pequeno de temperos do lado do fogão?

    Responder
    • Oi Rejane, tudo bom?
      O projeto dessa cozinha foi feito pelo escritório Arkitito. Não temos informações técnicas sobre ele, e de qualquer forma o ideal é sempre pensar em algo sob medida para seu espaço. Bjs

      Responder
  7. Ola, adorei as dicas , mas onde conseguir essas camas lindas?

    Responder

NOS VEMOS NO INSTAGRAM
@historiasdecasa

[instagram-feed]