Last Updated on: 4th maio 2021, 02:00 pm
Esse post faz parte de uma série de matérias produzidas em parceria com a BOOBAM para comemorar a entrada de novas lojas na categoria ‘Objetos de decoração’ do site. A Boobam é um lugar para descobrir, comprar e vender peças de design contemporâneo brasileiro. Ao longo da semana vamos contar mais, então fiquem de olho…
Decoração com afeto. Não existe definição melhor para descrever a atmosfera aconchegante e despreocupada do apartamento de Nathalia, do Vitrô Arquitetura. A reforma foi o primeiro passo para transformar o imóvel antigo em um refúgio cheio de detalhes especiais, mas a verdade é que a moradora nunca deixa de experimentar novas ideias – o sofá troca de lugar, as peças artesanais passeiam pelos cômodos, o quarto muda de tempos em tempos… Se você ainda não leu o Capítulo 1 dessa história, vem conferir tudo AQUI.
Desde a primeira vez em que esteve no apê a arquiteta percebeu que a iluminação natural invadia a sala sem cerimônia, tingindo todo o espaço. “Adoro a claridade durante o dia e a luz do pôr do sol. É uma sensação deliciosa chegar em casa com a sala toda amarelinha. Acredito que abrir a cozinha e colocar o piso de granilite branco foram escolhas-chave para amplificar essa claridade que tanto valorizo hoje”, ela diz.
Durante a demolição da cozinha veio a grande surpresa: as paredes internas do apartamento são de tijolos. Sem pensar duas vezes, Nathalia aproveitou a deixa para descascar algumas delas e trazer texturas acolhedoras aos ambientes – inclusive ao quarto. “Eu gosto dessa imperfeição que encontramos tanto na construção civil quanto no artesanato, acho que são marcas de coisas feitas por alguém. Quando comecei a demolir, tiramos os azulejos e encontramos os tijolos. Depois disso, deixamos o pilar e as vigas de concreto também aparentes”, explica.
O olhar sensível da moradora sempre foi atraído pelos objetos feitos à mão – e a decoração da cozinha é prova viva dessa paixão. Vasos, bowls, pratos e copos de cerâmica ou porcelana enfeitam as prateleiras e a bancada de aço inox, criando um contraste interessante. “Acho que aprendemos a ver que existe alguém por trás das peças, alguém que pensou, executou e de certa maneira deixou uma marca”. Não é à toa que a arquiteta começou a se aventurar pelo mundo da cerâmica há alguns anos: “Essa vontade veio por eu gostar de trabalhar com as mãos, além da possibilidade de desenvolver uma peça do começo ao fim”, Nathalia completa.
Em seu quarto a moradora novamente juntou arquitetura, design e artesanato, compondo um espaço que abraça e convida a relaxar. A parede de cabeceira é a grande estrela, emoldurando itens queridos, como o criado-mudo com ar vintage presenteado pelo marceneiro da arquiteta ou a cadeira antiguinha servindo de apoio a livros. Outros destaques são o mancebo inclinado, uma criação do Decarvalho Atelier, e as almofadas de tricô da Srta. Galante.
Por conta do clima descontraído, o apartamento de Nathalia se tornou o ponto de encontro dos amigos: “Minha casa tem esse ar receptivo, mais informal, então sempre acabamos aqui”, ela brinca. Com vocação para fazer as pessoas se sentirem bem, o apê é fluido, aberto a possibilidades e releituras – tal qual sua dona, sempre disposta a explorar o novo.
Ei, essa série de matérias ainda não acabou! Amanhã tem mais conteúdo bacana por aqui.
Fotos por Gisele Rampazzo | Agradecimentos: Arranjo Estúdio Seiva, tapete Square Foot & mesa Marcenaria Baraúna
Que casa maravilhosa! Adoro esses tijolinho aparentes. Eu e meu marido acabamos de de comprar uma casa da década de 30 e ao descascar a parede percebemos que o cimento entre os tijolos está esfarelando, que acredito ser normal pela idade da casa. Vc sabe me dizer se é possível fazer algo, como reforçar esse cimento, por exemplo, para que pudéssemos manter os tijolos a vista? A parede que queremos descascar é de sustentação e nossa preocupação é que sem o reboco a estrutura da casa fique comprometida.
Se puder nos ajudar ficaríamos muito gratos!
Parabéns pelo trabalho incrível!
Oi Bárbara, tudo bom?
Super linda a casa, né? Legal que gostou.
Puts, não sabemos te dar essa informação mais técnica sobre a parede. Talvez você tenha que passar alguma seladora, mas como estão preocupados com a estrutura da casa, seria mais seguro fazer uma consultoria com um arquiteto ou engenheiro mesmo.
Beijos
pessoal, sabem quem é o forncedor do armário da cozinha? thanks!
Oi Nadja, tudo bom?
A moradora nos contou que o marceneiro que executou a cozinha se chama Mauro. Segue o contato dele: [email protected]
Beijos
Eu achei lindo, amor essas coisas
Amo este apê, já tinha visto no Referans. Mesmo assim olhei de novo.
Oi Reilany, tudo bom?
Que legal que você reconheceu o apê!! De lá pra cá bastante coisa mudou na decoração, então achamos interessante mostrar essa nova ‘fase’, rs.
Beijos!
Lindo e acolhedor!
Amei!
Elegância, simplicidade, paz….. simplesmente apaixonada