Last Updated on: 17th maio 2021, 12:41 am
Essa história foi produzida em parceria com a HOMETEKA, uma plataforma de arquitetura e design criada para simplificar a vida de quem quer uma casa com mais personalidade. Além de muito conteúdo bacana, o site é um marketplace com centenas de produtos de decoração!
“Eu, particularmente, não gosto das casas perfeitas das revistas, dessas onde não conseguimos descrever quem vive lá. A casa deve refletir o morador, então é preciso criar o elo de relação entre a arquitetura e quem a habita”. É nesse tipo de lar que Julia acredita, por isso seu apartamento está repleto de objetos e lembranças que traduzem sua história de vida. * Para conferir a matéria completa e mais fotos, veja também o Capítulo 1.
Julia lembra que durante sua infância, na época em que ela morava nesse mesmo apê, a decoração era bem interessante e com clima descontraído, porém quando sua família se mudou o imóvel perdeu identidade e assim ficou por uns bons anos. “Ao voltar, encontrei um lugar sem personalidade, com cara de imóvel para alugar, sem charme nenhum. Minha ideia era modernizar o apartamento e recuperar sua essência. Nossa casa vive cheia de amigos, e a reforma trouxe de volta essa atmosfera mais divertida”, ela explica.
Desde o início Julia sabia que iria dividir o apê com o seu amigo Felipe, então ele também palpitou na escolha do imóvel e nas mudanças realizadas durante a obra. Apaixonado por decoração, Felipe ajudou a moradora a definir cada detalhe e a garimpar ideias bacanas. “Dividir a casa com outras pessoas é sempre um desafio, cada um tem seu jeito e suas manias, mas viver com o Fê tem sido uma alegria. Não há regras ou tarefas, cada um sabe o seu papel, então foi natural. A companhia é maravilhosa e nossa amizade só cresceu”.
Um dos espaços mais charmosos do apê é a pequena sala de TV projetada por Julia na área onde antes ficava o dormitório de serviço. A arquiteta abriu uma passagem ligando o cômodo ao corredor dos quartos e fechou o vão da antiga porta com cobogós que trazem ventilação cruzada e deixam a luz natural atravessar o ambiente sem bloqueios – além disso, a solução permite que a gatinha Zara transite livremente entre os quartos e a área de serviço, já que ela consegue passar pelos vãos do acabamento. A escolha da cor azul para o piso foi de Felipe, criando um contraste com o preto usado na sala principal.
Nos dois dormitórios o piso azul aparece novamente, dando ainda mais destaque aos acessórios clarinhos e aos móveis com toque de improviso. Em seu quarto a arquiteta apostou no papel de parede cor-de-rosa e no pisca-pisca de feltro para trazer mais vida à decoração: “Acho que as pequenas transformações fazem toda a diferença. Uma casa sem objetos fica ‘nua’, é preciso vestir os espaços. A personalidade de quem vive está nos detalhes”, ela diz.
O quarto de Felipe tem muitas ideias simples, porém interessantes, como o rack feito com cobogós, uma prancha de madeira e caixotes plásticos ou os ganchos de parede, criados a partir de puxadores. Ele queria muito uma iluminação pendente ao lado da cama, mas como o apê não possui forro a saída foi assumir a tubulação elétrica e transformá-la em parte da decoração.
Despojado e pronto para receber os amigos a qualquer hora do dia, o apartamento de Julia e Felipe deixa todos à vontade. “O apê é uma mistura de nós dois, não imagino ele desta forma se não morássemos juntos. Sem as pessoas que estão sempre por aqui, só teríamos paredes bem decoradas e não um LAR”.
Fotos por Isadora Fabian, do Registro de Dia a Dia
Apê incrível! Qual o modelo dos cobogós do rack?
Oi Diana, tudo bom?
O cobogó é da marca Neorex do Brasil. Se não me engano o modelo chama Muxarabi 61. 🙂
http://www.neorex.com.br/produto/61/
Beijos
Que lindo, Parabéns! Falta convidar a madrinha……….
Olá! Gostaria de saber de onde é o papel de parede do quarto do casal!
Matéria linda como sempre! :*
quarto da Julia* corrigindo heuheueheh
Hehe… Oi Marcela, tudo bem?
Também nos apaixonamos pelo quarto!!! O papel de parede é da marca Branco, com desenho da artista Calu Fontes. Olha o modelo aqui: http://www.brancopapeldeparede.com.br/produto/painel-barroque-goiaba-calu-fontes-63129
Beijos
Olá! Gostaria de saber onde encontro esse pendente de cor cobre usado na cabeceira do quarto de Felipe. Vocês indicariam alguma loja online? Não encontro em lugar nenhum.
Obrigado
Oi Anderson, tudo bom?
Infelizmente não sabemos onde esse pendente cobre foi comprado, mas a Hometeka também tem uma área de iluminação com várias peças lindas. Já viu? Segue o link: http://bit.ly/2nBndZA
Beijos!
manda um email pro [email protected] que ele faz sob medida!
Meninas,
Sabem dizer de onde são os móveis de arame da cozinha?
O carrinho ao lado do fogão e a bancada na entrada da cozinha.
Beijos
Oi Bruna, tudo bom?
Os móveis aramados são da Tok Stok. 🙂
Beijos
Também tenho um móvel aramado. Comprei na Metal Stock (http://www.metalstock.com.br). Preço bacana e eles fazem sob encomenda, com várias opções de tamanho….