Last Updated on: 16th maio 2021, 11:48 pm

A miscelânea de ideias, cores e materiais é o que dá personalidade ao apê de Nabila. Com 150m², o imóvel tem espaço de sobra para que a moradora faça experimentos divertidos na arquitetura de interiores e na decoração. Industrial, contemporâneo e ao mesmo tempo retrô, o apartamento não tem um estilo definido – e era justamente essa sensação de liberdade que a arquiteta buscava em seu lar. Para reduzir o tempo da obra e otimizar seus gastos, ela recorreu a algumas soluções práticas e mais econômicas, como a iluminação feita com tubulação à mostra, por exemplo.

Mas as dicas bacanas não param por aí, veja outras delas a seguir:

Forma de expressão | 4 boas ideias

1. Janelas pintadas: Alguns apartamentos antigos não têm janelas muito legais ou, em outros casos, o acabamento original está desgastado pelo tempo. Como nem todo prédio permite que as esquadrias sejam trocadas, uma boa solução é pintá-las com tintas específicas para cada material. Na sala de Nabila a janela foi repaginada com tinta azul similar ao tom do ladrilho hidráulico usado no piso.

2. Cor para emoldurar: Outro jeito criativo de usar as cores é pintar apenas algumas paredes do cômodo a fim de setorizá-lo sem precisar de divisórias. A sala de jantar da moradora, por exemplo, fica integrada ao restante do living, porém as paredes cor-de-rosa ajudaram a delimitar a área de refeições e ainda trouxeram mais vida à decoração.

3. Móveis com dupla função: Seja para simplificar a rotina, otimizar espaços ou simplesmente sair do óbvio, os móveis que trazem mais de uma função vieram para ficar. Ao lado da sócia, Camila Stump, Nabila desenvolve peças assim, como o criado-mudo que também serve de cachepô para plantinhas ou as mesas hexagonais que podem ser usadas em diferentes posições.

4. Iluminação com tubulação à mostra: Como comentamos acima, essa solução evita quebra-quebra na obra, o que acaba simplificando as etapas e, consequentemente, barateando o projeto. Se você quiser reproduzir esse efeito em casa, procure um eletricista acostumado a realizar esse tipo de serviço.

Fotos por Gisele Rampazzo